Ssd m.2: o que é, uso, prós e contras e modelos recomendados
Índice:
- O que é um SSD e como ele é diferente de um HDD
- Tecnologia SSD
- Por que SSD e não HDD
- M.2 como interface do presente e do futuro
- Evolução da conexão SSD
- Mas então veio o M.2: tão rápido e menor
- PCIe + NVMe a combinação vencedora
- Tipos de SSDs M.2
- Vantagens e desvantagens de um SSD M.2
- Usos recomendados para SSDs M.2
- Modelos SSD M.2 recomendados
- Samsung 970 Pro
- Samsung 970 EVO
- Corsair MP510
- ADATA XPG GAMMIX S11 Pro
- Corsair MP300
- Conclusão sobre SSDs M.2
Se há um componente de hardware que teve uma evolução espetacular, foram os SSDs M.2. Sem dúvida, essas unidades de armazenamento de estado sólido são o presente e o futuro do armazenamento em massa para nossos computadores pessoais, embora sejam igualmente boas para o ambiente do servidor?
Índice de conteúdo
Neste artigo, veremos em detalhes o que essa tecnologia M.2 SSD consiste nos usos atuais e quais prós e contras essas unidades nos fornecem. Além disso, deixaremos uma pequena lista de SSDs M.2 de alto desempenho para elevar seu PC a um novo nível.
O que é um SSD e como ele é diferente de um HDD
Para começar, vamos conhecer com mais detalhes o que é um SSD e por que ele é chamado precisamente de SSD.
Tecnologia SSD
Estrutura de uma célula de memória
SSD significa " Solid State Drive " para se referir a um dispositivo usado para armazenamento em massa de dados permanentemente. As unidades SSD são baseadas no uso de memória semicondutora não volátil, que chamaremos de flash, e essa é precisamente a enorme diferença que existe entre essas unidades de armazenamento e os discos rígidos tradicionais.
Mas em que consiste essa tecnologia de memória flash? Bem, uma memória flash é basicamente um chip com um circuito integrado dentro. Mas neste circuito integrado não temos os núcleos típicos, como acontece na CPU, trata-se apenas de criar um sistema de células de memória com base em portas lógicas NAND (negadas) e com a capacidade que elas têm, e isso é reter o Último estado armazenado neles, o que significa poder manter os dados armazenados mesmo quando a unidade está desligada.
Essa também é a grande diferença entre um SSD e uma memória RAM, pois o último precisa sempre ter um sinal de atualização através de um capacitor em cada célula da memória, para que os dados não sejam apagados.
Para obter informações mais completas sobre o que é um SSD, visite este tutorial:
O que é um SSD, como funciona e para que serve?
Por que SSD e não HDD
Já mencionamos que a maior diferença está no sistema de armazenamento, enquanto um SSD é assistido por eletrônicos baseados em transistor para armazenar, um HDD " Hard Disk Drive " é baseado em tecnologia magnética. Eles possuem uma série de discos de metal que giram em alta velocidade com um motor e são magnetizados por uma agulha localizada em cada lado deles.
A vantagem de um SSD sobre um HDD é mais do que evidente, a redução de espaço e a eliminação de elementos mecânicos são essenciais para ganhar velocidade na escrita e na leitura. Lembre-se de que, em um PC, tudo é eletrônico, exceto os HDDs, e isso gera um grande gargalo na transferência de dados.
Portanto, a razão pela qual não faz sentido chamar um disco de SSD é óbvia; fisicamente, ele não possui nenhum disco; portanto, simplesmente o chamaremos de unidade de armazenamento.
M.2 como interface do presente e do futuro
Já vimos o que é um SSD e como ele armazena dados; agora, vamos ver como ele se conecta ao PC.
Evolução da conexão SSD
Parece incrível que o tempo passe tão rápido, mas poucos de nós já se lembram do tempo em que os discos rígidos foram conectados à placa-mãe com aqueles preciosos cabos IDE que ocupavam a própria vida.
SATA
Os IDEs foram substituídos por uma interface serial de transferência de dados, a SATA, que ainda temos entre nós e que nos fornece velocidades de transferência de arquivos de até 600 MB / s (6 Gbps) em sua versão SATA III. Qual era o problema? Bem, que uma unidade de disco rígido mecânico só foi capaz de atingir 150-160 MB / s, hoje ridícula.
Foi o momento perfeito para apresentar os novos SSDs baseados em chip flash que poderiam atingir os prometidos 600MB / s, ou pelo menos permanecer por perto. Eles apareceram como unidades de tamanho de 2, 5 polegadas, algo como 6, 8 cm x 10 cm x 7 mm de espessura.
PCI-Express
Porém, em pouco tempo, também não aceitamos 600 MB / s; portanto, as unidades PCIe foram inventadas , que eram basicamente SSDs conectados aos slots PCIe de nossa placa-mãe, primeiro no PCIe 3.0 x1 e depois no PCIe 3.0. x4. Lembre-se de que uma pista PCIe 3.0 possui 1 GB / s direcional e 2 GB / s bidirecional, portanto, 4 pistas nos darão a possibilidade de obter transferências de até 4.000 MB / s em uma direção, deixando a interface SATA em fraldas.
Havia outra vantagem óbvia, que essas unidades tinham comunicação direta com a CPU, pois essas faixas vão diretamente para o processador.
Mas então veio o M.2: tão rápido e menor
O problema com esses SSDs era, além do preço extremamente caro que eles tinham, o lugar que ocupavam, já que ter uma placa de expansão dedicada a um SSD não é exatamente o melhor.
Foi assim que o conector M.2 apareceu, que nada mais é do que um slot localizado fisicamente na placa-mãe em que um SSD preso por um parafuso é colocado horizontalmente. As vantagens eram óbvias: tamanho muito menor, ocupando menos espaço no PC e eliminando os conectores de alimentação da SATA. Um SSD M.2 não é maior que um módulo de memória RAM.
Além disso, o M.2 continua a tendência do PCIe enviando suas quatro faixas de dados diretamente para o processador, atingindo velocidades teóricas desses 4.000 MB / s. E não é tudo, porque também tem compatibilidade com a interface SATA, algo que não era possível com slots PCIe normais. Além disso, acrescentamos que o preço caiu um pouco e agora temos realmente boas ofertas com SSDs muito poderosos.
PCIe + NVMe a combinação vencedora
As unidades conectadas a um slot M.2 podem funcionar de três maneiras diferentes, ou melhor, suportam três modos diferentes de transferência de dados:
- Com o protocolo AHCI usado pela SATA: para conectar-se às unidades SSD normais M.2 que funcionarão a 600 MB / s. Essas foram as versões mais antigas do M.2 e, mesmo nos chipsets menos potentes das placas-mãe, temos pelo menos um drive M.2 limitado apenas a essa velocidade. Não devemos esquecer que o barramento M.2 SATA quase sempre será compartilhado com alguns dos conectores SATA normais. Usando uma interface PCIe com o protocolo AHCI: neste caso , estamos usando as LANES PCIe que vão para o processador, mas através do protocolo AHCI normal. Isso nos permitirá alcançar taxas de transferência mais altas, mas ainda não no próximo nível. Interface PCIe através do protocolo NVMe: é o protocolo de comunicação criado especialmente para unidades de armazenamento de estado sólido. A grande vantagem desse protocolo é que ele é capaz de usar a capacidade multitarefa das interfaces de CPU e SSD para processar várias instruções ao mesmo tempo, algo que o AHCI não é capaz. É assim que a capacidade total das 4 LANs PCIe que atingem a CPU é usada. Sem dúvida, as unidades que temos que comprar serão o NVMe.
Tipos de SSDs M.2
Tendo também visto a interface, agora é hora de citar certas diferenças ou, melhor dizendo, certos tipos de unidades SSD M.2 que encontraremos no mercado. Isso será importante sobre a compatibilidade entre a unidade que compramos e a que suporta a placa-mãe.
Normalmente , é apenas uma questão de tamanho, embora seja verdade que, em maior extensão, também teremos unidades SSD de capacidade mais rápida e mais alta, simplesmente aproveitando o espaço. Outro motivo para diferenciação é o tipo de conexão usada.
Tipos em termos de tamanho (aparece em suas especificações):
- 2230: Oferece medidas de 22 mm de largura e 30 de comprimento e é normalmente usado para conectar placas Wi-Fi e Bluetooth a laptops e desktops. Use a interface SATA ou PCIe x2. 2242: As medições têm 22 x 42 mm de comprimento e é um formato comum para SSDs usados em mini-PCs e laptops com interface SATA e PCIe x2. 2260: aumentamos para 22 x 60 mm para ser usado nas interfaces PCIe x4 e para unidades de maior velocidade e capacidade. 2280: Era e é o tamanho mais comum até o 22110 aparecer com 22 x 80 mm. É mais comum encontrá-lo nas placas-mãe ATX para PCs desktop, embora elas também sejam vistas em laptops. 22110: para finalizar, temos as maiores unidades e quase sempre as mais rápidas e caras. Usado para placas ATX onde o espaço não é um problema com medições de 22 x 110 mm de comprimento.
Tipos de conexão:
- Tecla B: baseia-se em um conector com uma linha de 6 contatos à direita e um mais amplo, ambos separados por um slot à direita. É usado normalmente em conexões PCIe x2. Tecla M: neste caso, a pequena linha de 5 contatos está localizada à esquerda, separada por um slot de um mais amplo entre 59 e 66 contatos. Isso é usado na interface PCIe x4. Tecla B & M: agora teremos os dois juntos acima, 5 contatos na extremidade esquerda, 6 na extremidade direita e duas ranhuras que separam a área central. Desta forma, é compatível com os tipos B e M simultaneamente. Essa conexão é a usada atualmente.
Vantagens e desvantagens de um SSD M.2
Com as informações que temos, não é difícil adivinhar quais serão as vantagens e desvantagens de um SSD M.2.
Vantagens:
- Velocidade de leitura / gravação: Atualmente, encontramos no mercado modelos SSD M.2 com velocidades de até 3.500 MB / s de leitura e gravação, o que é quase o máximo da capacidade do barramento. Tamanho: por razões óbvias e já explicadas, um SSD é muito menor que um HDD. Menos consumo e menos calor: sendo tão pequeno e sem a necessidade de elementos mecânicos em altas RPM, o consumo é muito menor, pois eles operam em voltagem muito baixa. Isso também ajuda a ter temperaturas mais baixas. Ambiente de hardware mais limpo: não é o mesmo que ter que puxar dois cabos para um HDD ou SSD Sata do que conectá-lo diretamente à sua placa-mãe e esquecer. Taxa de falhas e segurança: mesmo se o SSD estiver cheio, a velocidade de leitura e gravação será a mesma e também foi verificado que a taxa de falhas na transferência é muito menor.
Desvantagens:
- Menor tempo de vida: Uma grande desvantagem do uso de SSDs em ambientes de servidor é que as células de memória têm gravação limitada e apagam vidas. Algo que, diante de um usuário normal, não afeta muito, uma vez que é estimada uma vida útil de cerca de 8 ou 10 anos. Custo por GB: ainda hoje é muito maior do que um HDD, portanto, em um PC para jogos, um HDD de 2 ou 4 TB é praticamente obrigatório. Falhas não alertam: os discos rígidos mecânicos estão se degradando com o tempo devido à sua natureza, mas os SSDs param de funcionar diretamente sem abuso anterior e, em seguida, teremos mais problemas para recuperar dados.
Usos recomendados para SSDs M.2
Em vista dessas vantagens e desvantagens, é justo dizer que as unidades SSD M.2 devem ser usadas por computadores pessoais e não por estações de trabalho ou equipamentos orientados a servidor, uma vez que o volume de gravações e exclusões diárias pode fazer com que a vida útil de uma unidade é reduzida para apenas alguns meses ou semanas. E por causa do custo, é inadmissível, Por outro lado, uma unidade SSD será um grande investimento para um PC doméstico, e não precisamos de mais de 256 GB para poder instalar nossos programas mais freqüentes e nosso sistema operacional. Eles certamente são caros, mas seu preço vale a pena e teremos uma facilidade no equipamento nunca antes visto.
Finalmente, outro uso muito frequente é em laptops, especialmente em ultrabooks, onde o espaço é muito limitado e as capacidades fornecidas pelos SSDs M.2 já ultrapassam 1024 GB. Além disso, quase todos os laptops possuem dois slots M.2, portanto, mesmo se não tivermos um HD, as possibilidades de armazenamento são altas.
Modelos SSD M.2 recomendados
Sem mais delongas, vamos ver os modelos SSD M.2 mais recomendados hoje. São unidades que oferecem os melhores benefícios em comparação ao preço, portanto, há algo para todos.
Samsung 970 Pro
Samsung 970 Pro, Memória Ssd, 1, 512 GB, Preto- Velocidade de transferência excepcional e muita capacidade Tecnologia Smart Turbowrite Confiabilidade excepcional
A Samsung é uma das marcas que mais apostou nos SSDs desde que apareceram no mercado, e a verdade é que eles são praticamente imbatíveis em termos de qualidade e desempenho. Esta versão Pro oferece uma velocidade de leitura / gravação de 3.500 / 2.300 MB / s, e são oferecidas versões em 512 GB e 1 TB a um preço bastante competitivo. Ele usa memórias do tipo MLC.
Samsung 970 Pro - Disco rígido sólido de 1 TB, preto EUR 280, 93Samsung 970 EVO
Samsung 970 EVO - Disco rígido sólido de 500 GB- Velocidade ssd de nível seguinte / tecnologia samsung v-nand / desempenho de leitura / gravação seqüencial de até 3, 500/2, 500 mb / s / desempenho aleatório de até 500, 000/480, 000 iops Confiabilidade incomparável - resistência excepcional com até Flexibilidade de design do sistema - ampla gama de opções de capacidade 250 gb, 500 gb, 1 tb, 2 tb / alta eficiência de energia e velocidades excepcionais / Nota: a compatibilidade com o SSD 970 não é garantida EVO com modelos MacBook. Os modelos MacBook de 2013 têm seu próprio formato M.2. Portanto, o Samsung SSD 970 EVO só pode ser usado com modelos MacBook em combinação com um adaptador adequado.
Os Samsung EVO são certamente os SSDs da gama mais famosa e conhecida do fabricante coreano. Eles apresentam uma excelente relação desempenho / preço, embora suas taxas de transferência caiam um pouco para 3 .400 / 2.300 MB / s. Ele usa memórias do tipo TLC 3D e está disponível nas capacidades de 250 GB, 500 GB e 1 TB.
Samsung 970 EVO - Disco rígido sólido de 250 GB Criptografia de 256 bits: mecanismo de criptografia AES de hardware de 256 bits 119, 99 EUR Samsung 970 EVO, disco rígido sólido, tecnologia de 1TB Smart turbowrite; Desempenho superior; Criptografia de dados avançada EUR 218, 93Corsair MP510
Corsair Force MP510 - Unidade de estado sólido, SSD de 240 GB, NVMe PCIe Gen3 x4 M.2-SSD, até 3.480 MB / s- Interface Nvme 1.3.de: até quatro vezes mais leitura e gravação como no sata 3.0. (6.gbit / s, 600.mb / s) Ssd de m.2..2280: as unidades ssd m.2 permitem um novo Nível de potência em capacidade em um formato compacto Erros adicionais de bit de correção e retenção e suporte aprimorados da memória de última geração e Coleta de lixo avançada: suporte para excesso de provisionamento, limpeza segura, clonagem de disco e atualizações de firmware Compatível com caixa de ferramentas ssd corsair: monitor smart; atributos e integridade geral da sua unidade de armazenamento ssd
A Corsair também tem muito a dizer no domínio SSD, e a nova adição à linha MP510 é considerada uma das melhores hoje, com taxas de transferência de 3.480 / 3.000 MB / s. Está disponível nos tamanhos de 240, 480, 960 e 1920 GB, quase nada de amigos.
Corsair MP510, velocidade de leitura de até 3.480 MB / s, 480 GB, preto Compatível com: chipsets Intel 100, 200, 300, X99, X299, plataforma AMD Socket AM4, X399 109.97 EUR Velocidade de leitura da Corsair MP510 até 3.480 MB / s, 960 GB, preto EUR 183, 88 Corsair Force MP510 - Solid State Drive, SSD de 1920 GB, NVMe PCIe Gen3 x4 M.2-SSD, velocidade de leitura de até 3.480 MB / s EUR 372, 92ADATA XPG GAMMIX S11 Pro
Unidade de estado sólido XPG GAMMIX S11 Pro M.2 512 GB PCI Express 3.0 3D TLC NVMe - Disco rígido sólido (512 GB, M.2, 3350 MB / s) 118.82 EUR Compre na AmazonEsse SSD é uma das melhores opções que a marca possui em termos de desempenho, com registros de 3.500 / 3.000 MB / s com memórias TLC 3D como nos casos anteriores e um dissipador de calor já incorporado em uma configuração 2280 compatível com praticamente qualquer prato. As capacidades disponíveis são 250 GB, 512 GB e 1 TB.
Unidade de estado sólido ADATA XPG GAMMIX S11 Pro M.2 256 GB PCI Express 3.0 3D TLC NVMe - Disco rígido sólido (256 GB, M.2, 3350 MB / s) EUR 75, 98 Unidade de estado sólido ADATA XPG GAMMIX S11 Pro M.2 1000 GB PCI Express 3.0 3D TLC NVMe - Disco rígido (1000 GB, M.2, 3350 MB / s) Unidade SData Adata Xpg Gammix S11 Pro 1Tb EUR 209, 23Corsair MP300
Corsair Force MP300 - Unidade de estado sólido, 480 GB SSD, M.2 PCIe Gen. 3 x2 NVMe-SSD, Velocidade de leitura de até 1.600 MB / s- Interface NVMe PCI Express Gen 3 x2 de alta velocidade que atinge velocidades de até 1600 MB / s. e até três vezes mais rápido que o SATA 6Gbps Usa a moderna tecnologia 3D TLC NAND de alta densidade para obter uma combinação perfeita de desempenho, durabilidade e valor Compatível com Microsoft Windows 10, Mac OS e Linux, sem a necessidade de driver ou direitos de gerenciamento específicos A Caixa de ferramentas SSD da CORSAIR permite controlar ainda mais a unidade a partir da área de trabalho. Por exemplo, você pode apagar e atualizar com segurança o firmware Correção de erros e durabilidade aprimoradas garantem a integridade dos dados e a confiabilidade da unidade
E para finalizar, temos outro Corsair um pouco mais acessível, embora também com um pouco menos de desempenho, para os usuários que são um pouco mais justos por dinheiro. Nesse caso, teremos 2.300 / 1.500 MB / s, que ainda é muito mais que um SSD SATA e a um preço quase risível pelo que temos em nossas mãos. Está disponível nas capacidades de 120 GB, 240 GB, 480 GB e 960 TB.
Corsair Force MP300 - Unidade de estado sólido, SSD de 120 GB, M.2 PCIe Gen. 3 x2 NVMe-SSD, Velocidade de leitura até 1.520 MB / s EUR 38, 87 Corsair Force MP300 - Unidade de estado sólido, 240 SSD GB, M.2 PCIe Gen. 3 x2 NVMe-SSD, Velocidade de leitura de até 1.580 MB / s EUR 117, 35 Corsair Force MP300 - Solid State Drive, SSD de 960 GB, M.2 PCIe Gen. 3 x2 NVMe- SSD, velocidade de leitura de até 1.600 MB / sConclusão sobre SSDs M.2
Este é o fim de nosso artigo sobre SSDs M.2 e suas principais características, tipos e o uso que vemos mais recomendado. Além disso, você tem alguns SSDs que são os melhores do mercado atualmente. Agora deixamos alguns outros links de interesse de tutoriais e hardware recomendado
Conhece algum SSD M.2 que seja igual ou melhor que os que colocamos aqui e que você recomenda? Obviamente, deixe nos comentários para nos ajudar e ajudar outros usuários.
Pros Prós e contras de ssd externos versus discos rígidos
Apresentamos os principais prós e contras de um SSD externo versus um HDD externo. O custo é possivelmente a seção que nos colocará de volta
→ Tudo em um computador: o que são, prós, contras e modelos?
Os computadores All in One são uma ótima opção para economizar espaço e ter energia suficiente para trabalhar ✅ Prós, contras e vs PC.
Teclado e mouse Bluetooth: modelos recomendados para o uso diário
Em um ambiente digital em que a conectividade sem fio é uma tendência, os periféricos com conexão Bluetooth são um complemento ideal para aqueles