A HTC está perdendo interesse no Windows Phone?
O pessoal do Digitimes publicou um artigo que me deu um clique na cabeça, pois disseram que a empresa HTC estaria perdendo o interesse pelo Windows Phone Fazendo um pouco de memória sobre as notícias, me fez pensar que, talvez, eles não estejam tão errados.
Digitimes diz que devido à força que a Nokia coloca no sistema operacional, com cerca de 80% do mercado, a HTC pode parar de colocar esforços no Windows Phone para foco ao voltar à quadra do Android com o HTC One. para a faixa baixa-média da qual nada mais se sabia, eles cancelaram seu lançamento?Também se falou na possibilidade da HTC lançar uma versão do HTC One com Windows Phone, juntamente com a versão GDR3 do mesmo e a mais recente foi o HTC 8XT, uma versão exclusiva para Sprint.
HTC na época, com o Windows Phone 7, tinha um bom controle do – pequeno – mercado de sistemas operacionais. Aí veio a Nokia e começou a fazer muito barulho com seus terminais, mas não desistiu e lançou, com todo o hype e címbalos, o HTC 8X e 8S.
Pessoalmente, gostei muito destes terminais, principalmente do design, que me agrada mais que os da Nokia. Por alguns meses parecia que nós finalmente tínhamos um rival interessante para a Nokia; alguém para lhe dizer “Está tudo muito bom senhor, mas aqui você não vai fazer o que quer”, total, no final os beneficiados com isso são sempre os usuários.
Os meses se passaram e a HTC não havia se esforçado tanto quanto a Nokia para se destacar; sem novos terminais ou aplicativos exclusivos, a coisa parecia estar focada no HTC One e no sistema operacional Android. Mas ninguém pode culpá-los por se esforçarem naquele terminal e sistema (não foi ruim para eles), afinal, aquele cartucho de balas taiwanesas está vacilando, e eles devem cuidar de cada um que gastam.
E agora essa coisa parece que poderia jogar a toalha no Windows Phone, o que é uma pena, porque eles pareciam mostrar um desejo renovado e um enorme potencialAlém disso, se a HTC deixar o sistema operacional, quem vai competir com a Nokia? Precisamos de alguém que exerça força do outro lado para que a Nokia não se deixe levar, para que ela não pense que por ter liderança pode começar a deixar os usuários de lado. Talvez a Samsung, para competir com a Nokia, trabalhe mais no Windows Phone... mas não vejo isso como viável.
Vamos ter que esperar até setembro para ver se a HTC lança uma nova leva de produtos Windows Phone para 2014. Se isso não acontecer, acho que a decisão da empresa está bem clara. Pessoalmente, espero que não seja esse o caso; Gosto dos terminais desta empresa, e com certeza eles devem ter muitas ideias arquivadas em algum banco de dados, o que seria uma pena se fossem desperdiçadas.
O tempo dirá…