Globalfoundries e samsung estão produzindo amd 'polaris 30' silício
Índice:
A GPU AMD RX 590 core é construída em 12 nm, fornecendo aprimoramentos de energia e desempenho que podem fazer com que a placa gráfica supere em muito o padrão RX 580, apesar de usar a mesma arquitetura e design. baseado no Polaris.
AMD RX 590 'Polaris 30' fabricado pela GlobalFoundries e Samsung
Inicialmente, a AMD usaria exclusivamente o nó litográfico de 12 nm da GlobalFoundries, mas é relatado que a empresa também está usando as proezas de fabricação da Samsung.
Para fabricar o RX 590, eles adotaram uma abordagem de design simples, transferindo o Polaris de 14nm para 12nm sem nenhuma alteração no tamanho ou no design da matriz, aproveitando as características de potência e desempenho do novo nó sem a necessidade de investir uma quantidade significativa de tempo de engenharia no desenvolvimento de uma GPU de gama média inteiramente nova.
Com a Globalfoundries licenciando seu nó de processo Samsung de 14nm, faz sentido que os projetos da AMD possam ser fabricados por ambas as empresas, dadas as semelhanças de design de seus nós e derivados de 14nm. Infelizmente, não há como saber se um RX 590 usa ou não um chip Samsung Polaris 30 ou GlobalFoundries, pois ambos estão embalados no mesmo local.
Com a GlobalFoundries abandonando a fabricação de nós de ponta, a AMD ficou em posição de diversificar, com seus produtos de 7 nm já anunciados da TSMC. Com seus designs de CPU "chiplet", a AMD pode misturar e combinar chips de fabricantes concorrentes, possibilitando ver mais recursos de fabricação da AMD na Samsung no futuro.
Quanto ao RX 590, não há como saber se a Samsung ou a Globalfoundries fabricaram silício em placas gráficas específicas, impossibilitando saber se algum dos dois fabricantes produziu um produto final superior em termos de consumo de energia ou overclock. Será curioso ver que alguns RX 590 conseguem atingir frequências mais altas do que outros.
Eles continuam produzindo pixel do google, mas quem os compra?
A produção do Google Pixel não parou, era um boato falso. O Google Pixel continua sendo fabricado, para resolver problemas de estoque.
Amd zen 2 resolverá espectro em nível de silício
Lisa Su aproveitou a oportunidade para lembrar que os processadores AMD verão a vulnerabilidade Spectre corrigida com a chegada do Zen 2 em 2019.
Amd diz que continuaremos a usar chips de silício até 2030
Dizem que o silício não pode ser reduzido além de 3 nanômetros, então os fabricantes veem o grafeno como o substituto ideal.