Windows 10 - todas as informações que você precisa saber e dicas
Índice:
- Windows: o sistema operacional do PC
- Breve visão geral da história
- Requisitos técnicos do Windows 10
- Funções e análises mais importantes
- Edições do Windows 10 existentes
- Política de atualizações e versões
- Esta é a coisa básica que você deve saber como fazer
- Defesa e segurança do Windows
- Onde comprar o Windows 10
- Vamos instalar o Windows 10 ... ou melhor, dois
- Gerenciamento de usuários
- Redes e internet no Windows
- Guia de personalização
- Você realmente sabe como se mover no Windows? Vamos ver
- Tarefas de manutenção, modo de segurança e configuração
- Investigando o sistema
- Erros mais comuns no Windows 10
- Crie partições, formate e recupere arquivos
- Instale ou desinstale os recursos do sistema
- Truques úteis para o Windows 10
- Programas ou processos internos avançados que devemos conhecer
- A lista de comandos no Windows 10
- O que você acha do Windows 10?
O Windows 10 é o mais recente sistema operacional lançado pela Microsoft para computadores pessoais. De fato, foi o sistema que deu aos computadores domésticos o nome de PC. Após 5 longos anos de uso, queríamos criar este super artigo, onde explicamos por excelência as chaves mais importantes do sistema operacional de desktop.
E não é tudo, porque faremos uma seleção dos tutoriais mais interessantes que abrangem a maioria dos problemas, características e peculiaridades do sistema operacional da janela, para que você não perca nada a partir de agora. Vamos começar agora, porque há muito tecido para cortar.
Índice de conteúdo
Windows: o sistema operacional do PC
Windows é o nome dado pela empresa Microsoft, com sede em Redmond (EUA), ao seu pacote de software para computadores pessoais, smartphones e servidores. De fato, falamos de um pacote de software, embora normalmente o chamemos de sistema operacional, tecnicamente não é.
Os sistemas de desktop Windows são montados no núcleo chamado Windows NT; seria o mesmo que o Kernel Unix / Linux. Nele, um grande ecossistema de programas é executado, fornecendo todas as funcionalidades ao usuário.
Breve visão geral da história
A jornada da Microsoft não começa diretamente do Windows, mas foi o antecessor do emblemático sistema MS-DOS lançado em 1982, operando diretamente em um console de comando com os primeiros processadores Intel.
O MS-DOS tornou-se Windows em 1985, graças à adição de uma interface gráfica do usuário (GUI) baseada em janela. Essa primeira extensão gráfica foi chamada Windows 1.0 e a verdade é que suas funções eram uma mera versão gráfica do MS-DOS. Em 1987, o Windows 2.0 foi lançado e, na versão 2.03, o sistema permitiu que o Windows se sobrepusesse. Imagine como tudo era básico naquela época, que a Apple denunciou a Microsoft por plagiar esse sistema de janelas sobrepostas. O primeiro estágio termina com o Windows 3.0 e sua atualização para 3.1 em 1992, onde já se tornou um sistema multitarefa e também foi distribuído ao público em geral.
A nova era do sistema geral de consumidores começou em 1995 com a chegada do Windows 95. Nela não apenas a interface gráfica foi aprimorada, mas o atual kernel e sistema operacional altamente modificado foram implementados no Windows NT. Esse sistema tornou-se 32 bits com multitarefa preventiva em vez de 16 bits e multitarefa cooperativa do MS-DOS. Este sistema implementou uma barra de tarefas, botão Iniciar e Plug and Play, algo novo para a época.
O Windows 98 foi o próximo, é claro lançado em 1998. Era um sistema concebido pior que o 95, razão pela qual muitos usuários o criticaram duramente. Dois anos depois, foi lançado o Windows ME, a versão para consumidor do Windows 2000, orientada ao servidor, um sistema que melhorava em todos os aspectos para 98.
Chegamos à era do Windows XP em 2001, um sistema construído no Windows NT com duas versões, Home e Professional, que era muito mais seguro. A usabilidade foi semelhante à dos sistemas anteriores, embora tenha sido bastante aprimorada na seção multimídia. O Windows Vista foi o sucessor de 2007, um sistema muito diferente na aparência e com versões em 32 e 64 bits, disse a nova era presente. Ele implementou muitas melhorias em sua usabilidade, embora também tenha sido amplamente criticado por seu número de erros, instabilidade e baixa compatibilidade com os programas XP. Muitos não deram esse passo, deixando o Windows XP em sua versão de 64 bits.
O Windows 7 veio em socorro, um sistema que eu gostei muito mais. Mais uma vez, tivemos ampla compatibilidade de aplicativos, com muitas funções novas, como suporte a vários toques ou o novo gerenciamento de contas de usuário de rede com o Grupo Doméstico, que foi mantido até recentemente. Era muito mais rápido e consumia menos recursos que o Vista, sendo um sucessor digno do Windows XP.
E o Windows 8 e 8.1? Ainda é amplamente utilizado, embora muitos de nós não gostemos dessa ótima orientação para tablets e dispositivos de toque. Perdemos aquele bom menu inicial clássico para um que ocupava a tela inteira, embora a arquitetura de 64 bits fosse praticamente a predominante. Na versão 8.1, os usuários mais puristas ficaram satisfeitos ao retornar o botão Iniciar.
É assim que chegamos ao Windows 10, lançado em 29 de julho de 2015. O menu Iniciar retornou e uma nova política de atualização para se tornar o sistema mais estável e seguro já criado pela Microsoft (sério). Novos aplicativos multimídia e o navegador Microsoft Edge foram criados. Junto com eles, o assistente de voz Cortana, o que nunca usamos na vida e a possibilidade de os usuários atualizarem gratuitamente do Windows 7 e Windows 8.1 para o Windows 10.
Requisitos técnicos do Windows 10
Como qualquer outro sistema ou programa, o Windows possui alguns requisitos de hardware a serem instalados. De fato, este sistema é menos exigente que os sistemas antecessores, devido ao seu menor consumo de recursos e ao ser mais leve. Isso é útil para equipamentos mais antigos e limitados.
Os requisitos mínimos são:
- Processador: frequência de 1 GHz. Suporte SSE2, PAE e NX. Memória RAM: 1 GB para versões de 32 bits e 2 GB para versões de 64 bits. Espaço no disco rígido: pelo menos 16 GB para a versão de 32 bits e 20 GB para a versão de 64 bits. Placa gráfica: suporte Microsoft DirectX 9 ou superior com driver WDDM 1.0 Resolução da tela: 800 x 600 pixels.
Os requisitos recomendados são:
- Processador: Dual Core 2 GHz, suportando SSE3 ou superior. Memória RAM: 4 GB ou superior para versões de 32 bits e 64 bits. Espaço no disco rígido: 50 GB ou mais, para instalação e atualizações de aplicativos. Placa gráfica: Microsoft DirectX 10 ou superior. Para jogos, é recomendável ter uma placa gráfica dedicada, como Nvidia GTX / RTX ou AMD RX, com resolução de tela de 1024 x 768 pixels.
Funções e análises mais importantes
Esta versão foi a aposta final da Microsoft para seu sistema geral de desktops para consumidores. Um sistema que retornou à área de trabalho clássica a partir de versões anteriores, mantendo todas as funcionalidades do sistema de blocos e uma versão de menu completa para "Modo Tablet". A interface é muito mais minimalista e mais simples que os sistemas anteriores, portanto, o consumo de recursos será consideravelmente menor.
O Centro de atividades do sistema foi aprimorado com atualizações sucessivas, bem como a integração de Cortana, o assistente de voz. Agora, eles são elementos muito mais completos e melhor implementados, com uma função de pesquisa separada do assistente. Da mesma forma, aplicativos como o reprodutor de vídeo, a calculadora e o Paint passaram por uma profunda reforma, incluindo o navegador Windows Edge, mantendo o Explorer como segunda opção. A Microsoft Store permaneceu quase inalterada, embora cada vez mais completa. Ele também fez uma integração completa com o Xbox Live, o ecossistema do seu console que teremos agora também em nosso Windows.
A configuração do sistema também sofreu alterações, instalando um novo aplicativo do tipo Smartphone, onde a maioria das opções míticas do Painel de Controle estão incluídas, o que obviamente ainda está disponível. Uma coisa positiva é que os comandos permaneceram inalterados nesta versão, adicionando o novo Power Shell. É uma versão de linha de comando mais avançada que o CMD, com muito mais funções e semelhante ao terminal Linux.
Em relação à segurança, temos um Windows Defender muito mais eficiente e poderoso que foi atualizado de uma maneira muito correta e que, atualmente, não há necessidade de instalar antivírus independentes. O sistema também foi adaptado aos novos sistemas de autenticação biométrica com o Windows Hello, com reconhecimento facial ou sensor de impressão digital.
No que diz respeito à virtualização, também temos sorte, porque o Hypervisor Hyper-V está presente não apenas nos Windows Servers, mas também no Windows 10 Pro e Enterprise, para poder criar e executar máquinas virtuais. De fato, na última atualização, um Windows já foi virtualizado no sistema principal, chamado SandBox, e podemos ativá-lo nas versões Pro e Enterprise.
Ainda há muito mais para se ver, embora o desenvolvamos nas próximas seções.
Edições do Windows 10 existentes
No total, temos 12 edições impressionantes do Windows 10 disponíveis para o usuário, todas com licenças independentes, embora muitas com funcionalidades semelhantes. São as seguintes:
- Home Pro Pro para estação de trabalho Enterprise Mobile Enterprise Enterprise LTSC Mobile Windows 10 S Team Pro Education Versões IoT da NN e KN
É a versão básica do Windows, com as funções mais relevantes para um usuário normal.
Nesta versão, mais funcionalidades, como virtualização, Bitlocket, gerenciamento de políticas de grupo ou Área de Trabalho Remota, são implementadas. É destinado a empresas, programadores e usuários mais avançados.
É uma versão Pro voltada para servidores com o sistema de arquivos ReFS e maior capacidade de CPU e RAM para grandes cargas de trabalho.
A versão Enterprise é voltada para empresas de tecnologia de TI. Também possui sistema de arquivos ReFS e proteção extra para aplicativos e para conexões com o Direct Access, um aplicativo de acesso à rede VPN.
Digamos que seja uma versão mais leve e otimizada para tablets e smartphones comerciais.
Esta versão é a mais segura e estável para as empresas, até desejada pela comunidade de jogadores. É caracterizado por não oferecer atualizações de recursos, com muitos deles removidos para otimizar o desempenho.
O que é o Windows Enterprise LTSC
É uma versão Enterprise, mas vitaminado com proteção e ferramentas extras, como AppLocker, DirectAccess ou Device Guard. O olho não é para estudantes, mas para plataformas educacionais.
Uma versão pro da anterior, com o aplicativo SetUp School PCs para replicar o sistema via USB em ambientes educacionais.
É uma versão leve do Windows para dispositivos móveis. O Continuum implementa uma versão de toque do Office, embora a verdade seja que ela não teve muito sucesso.
É considerado o sucessor do Windows RT, portanto, permite apenas instalar aplicativos da Microsoft Store. Esta edição não é muito apetitosa devido à sua limitação, embora tenha sido lançada com dispositivos como o Microsoft Surface Laptop. Digamos que é um tipo de Chrome OS salvando as distâncias.
Versão orientada para computadores comerciais do Surface Hub que são usados em salas de reunião, por exemplo. Implante um aplicativo de quadro branco e o Skype for Business. Também pertence ao ramo Enterprise.
É um sistema semelhante ao Windows Embedded para dispositivos programáveis como Raspberry e, em geral, dispositivos compatíveis com a Internet das Coisas.
As versões N e KN são basicamente distribuições para a União Européia e Coréia do Sul que vêm sem aplicativos multimídia. Bobagem vamos lá.
O que é o Windows 10 N e KN
Política de atualizações e versões
Existem dois métodos de atualização para o sistema. A ramificação de visualização é para membros do Windows Insider, em que novas versões do Windows alcançam assinantes beta para os primeiros testes. Aqui podemos escolher o toque rápido ou o toque lento, para ter essa versão beta antes ou depois.
A segunda maneira é a ramificação normal ou atual para usuários normais através do Windows Update ou com o aplicativo Ferramenta de Atualização. Este método possui vários tipos de atualizações:
- Atualizações de recursos: elas aparecem a cada seis meses e é um pacote que modifica profundamente a operação do sistema. Adicione ou remova recursos e revise a segurança do sistema. Atualizações de qualidade - Essas são as atualizações e patches normais lançados a qualquer momento. Atualizações de produto e driver: Os programas de armazenamento, escritório e driver de dispositivo também podem ser atualizados pelo Windows Update.
Após esses 5 anos de uso do Windows 10, o sistema passou por versões diferentes, não confundindo com edições. Eles correspondem a todas as atualizações de recursos lançadas. São 1507, 1511, 1607, 1703, 1703, 1709, 1803, 1809 e 1903.
Esta é a coisa básica que você deve saber como fazer
Para as noções básicas do sistema, vamos nos aprofundar um pouco mais nos aspectos essenciais do sistema operacional, como o gerenciamento de sua instalação, segurança ou gerenciamento de usuários.
Defesa e segurança do Windows
Uma das melhorias mais importantes que esta versão do Windows trouxe e que vem evoluindo é o Windows Defender. É o software de sistema nativo para detecção de vírus, spyware e agora ramsonware e OneDrive na nuvem.
Aqui deixamos tutoriais muito interessantes para desativá-lo, atualizá-lo, como funciona e muito mais.
Onde comprar o Windows 10
Vimos que o Windows está disponível em muitas distribuições, embora para a maioria dos usuários seja reduzido para dois: o Home e o Pro, o primeiro mais barato e o segundo mais caro. Assim que tivermos curiosidade e quiser obter um extra, recomendamos a versão Pro.
Na rede, existem muitos lugares para comprar licenças baratas do Windows 10. Lembre-se de que um Windows sem licença será limitado apenas na personalização do seu tema visual. Absolutamente tudo o mais estará disponível.
Vamos instalar o Windows 10… ou melhor, dois
Não precisamos de um cientista da computação para instalar o Windows 10 no nosso PC, pois o sistema nos fornece todas as ferramentas necessárias para isso. Precisamos apenas de uma unidade flash de mais de 8 GB, da Internet e de nossos tutoriais.
Atualmente, sempre recomendamos a instalação do Windows com unidades GPT, embora os SSDs SATA e M.2 já estejam pré-configurados com este sistema de partição. Um erro frequente é o que tratamos no tutorial a seguir:
Além disso, podemos adicionar um segundo ou terceiro Windows ao nosso PC em um novo disco rígido ou partição. Só precisamos garantir que ele apareça durante a inicialização para usá-lo.
Gerenciamento de usuários
O gerenciamento de usuários do sistema também faz parte de nossas tarefas básicas. Não se trata apenas de criar uma conta e nada mais, sugerimos que você saiba como gerenciar credenciais de usuário e como gerenciar o controle dos pais do sistema com sua conta de email.
Obviamente, nunca estamos isentos de erros, então aqui está a solução para alguns dos mais comuns relacionados aos usuários.
Redes e internet no Windows
Embora seja um terreno pantanoso para muitos, o controle de todos os problemas relacionados à rede no Windows nos ajudará muito quando se trata de navegar com segurança e rapidez. E não se preocupe, porque alterar o endereço IP, ativar o Bluetooth ou usar o SSH e o Telnet não é complicado se você souber fazer o certo.
Também podemos compartilhar recursos pela rede, por exemplo, arquivos, impressões ou até a tela do computador com o Miracast.
Guia de personalização
É importante personalizar o nosso ambiente de trabalho para se sentir confortável com o sistema e passar melhor todas as horas em que ficaremos à frente dele. Aqui, fornecemos um guia de personalização com as opções do próprio sistema e outros aplicativos interessantes, os quais, cuidado, não são prejudiciais ao sistema.
Você realmente sabe como se mover no Windows? Vamos ver
Se você acha que só pode se mover no Windows com um mouse clicando, está longe de saber qual é a verdadeira potência do sistema. Truques ou não, comandos e combinações de teclas são uma parte importante do sistema, então confira estes tutoriais.
Tarefas de manutenção, modo de segurança e configuração
Como qualquer outra coisa, um sistema operacional também precisa de alguma manutenção, e devemos executá-lo para que tudo funcione perfeitamente. Dessa forma, você 100% evitará a formatação e possíveis problemas.
E aqui deixamos os tutoriais de configuração mais procurados pelos usuários:
Investigando o sistema
Além das tarefas básicas vistas acima, ainda podemos ir além, algo que todas as pessoas curiosas podem fazer com os tutoriais que estamos preparando durante esse período. Falamos sobre questões de instalação de recursos, correções de bugs, melhorias de desempenho, gerenciamento de armazenamento etc.
Erros mais comuns no Windows 10
Como todos os sistemas operacionais, o Windows não deixa de ter seus erros e problemas que podem surgir a qualquer momento. Você já se deparou com algum desses?
Crie partições, formate e recupere arquivos
Tudo isso podemos fazer a partir do próprio sistema operacional, seja com a interface gráfica ou com o console de comando, graças a um programa tão poderoso quanto o Diskpart. Vamos dar um passo além do gerenciamento simples com esses tutoriais.
Tudo isso podemos fazer com os discos rígidos e os flash drives de armazenamento. Às vezes, a unidade tende a apresentar erros quando formatada, mas também temos a solução para isso.
Instale ou desinstale os recursos do sistema
Você é purista e precisa do Movie Maker em sua vida? Nesta seção, veremos como recuperar os programas esquecidos pelo Windows e outros que serão muito úteis para trabalhar nele.
Truques úteis para o Windows 10
Aqui veremos ações que, ao não focarmos em nenhum tópico específico, podemos dizer que são pequenos truques sobre o sistema. Pelo menos eles nos ajudarão a conhecer um pouco mais sobre como o Windows funciona.
Programas ou processos internos avançados que devemos conhecer
Você já sabe que o Windows é um enorme ecossistema de programas que funcionam no núcleo do Windows NT. Nele, existem muitos aplicativos internos que trabalham em segundo plano no computador para gerenciar nosso hardware.
Muitos deles estarão acessíveis através de comandos com a ferramenta de execução (Windows + R) ou diretamente no prompt de comando. Vamos ver os mais importantes.
A lista de comandos no Windows 10
Fizemos o possível para coletar todos os comandos mais úteis deste sistema operacional, juntamente com uma explicação do que eles fazem em nosso sistema.
O que você acha do Windows 10?
Para nós, é o sistema definitivo da Microsoft, devemos reconhecer que sua estabilidade, funções e aplicativos melhoraram bastante desde as versões anteriores. A nova política de atualização está funcionando bem, exceto a própria atualização, que geralmente não ocorre sem erros.
Por enquanto, o suporte que a Microsoft oferece para o Windows tem um limite em 2025, pelo menos essas são as informações que ela fornece atualmente. Ele também diz que será o último sistema. De qualquer forma, não sabemos se tudo isso será cumprido ou não, já sabemos como são da Microsoft.
Qual sistema operacional é o seu favorito? E qual você acha que é o melhor Windows de todos os tempos?
O que é um nas e para que serve? tudo o que você precisa saber
Muitos usuários ouviram a palavra NAS, mas realmente não sabem o que significa ou para que serve. Neste artigo, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o Network Attached Storage (por que é tão importante em casa ou nos negócios). Não o perca!
Memória RAM - tudo o que você precisa saber [informações técnicas]
Se você deseja obter informações sobre RAM, neste artigo, mostramos todas as chaves a serem lembradas ao comprá-las
Você deve comprar uma cadeira de jogos? tudo o que você precisa saber
Ao comprar uma nova cadeira, muitos usuários se perguntam se devem comprar uma cadeira de jogos. A resposta é sim, e estas são as razões