Hardware

O que é um nas e para que serve? tudo o que você precisa saber

Índice:

Anonim

Na versão mais básica, um NAS é amplamente usado para armazenar e compartilhar arquivos em uma rede, mas dispositivos mais novos podem fazer muito mais. Portanto, na revisão profissional, ajudaremos você a entender o que procurar quando quiser comprar um desses dispositivos maravilhosos.

Um dispositivo de armazenamento conectado à rede é principalmente um repositório de dados centralizado. Difere de um dispositivo de armazenamento conectado direto (DAS), pois, em vez de se conectar diretamente a um computador, ele se conecta a uma rede. A maioria do NAS é usada principalmente para armazenar e compartilhar arquivos em uma rede, mas as versões mais recentes podem fazer muito mais. De fato, eles podem fazer tantas coisas que comprar um pode ser confuso. É isso que você precisa saber ao selecionar o mais adequado de acordo com suas necessidades.

Um NAS é um servidor. A maioria pode ser usada como servidor de mídia, já que a maioria suporta os protocolos UPnP e DLNA. Esses protocolos destinam-se ao compartilhamento e transmissão de arquivos multimídia em tempo real para dispositivos como consoles de jogos, tablets e telefones em uma rede. O NAS também são dispositivos multifacetados que geralmente podem ser configurados como FTP, web, email e servidores de impressão.

Comprar o seu primeiro dispositivo NAS pode ser uma tarefa bastante assustadora. Existem tantos fabricantes e modelos diferentes que podem ser um pouco confusos.

Escolher o dispositivo certo é algo que, sem uma compreensão mais profunda dos diferentes usos de um NAS, pode levar a gastar muito dinheiro ou acabar com um dispositivo NAS que não seja adequado ao seu objetivo.

É por esse motivo que vamos listar alguns fatores e dicas para verificar a compra do NAS certo.

Índice de conteúdo

Capacidade de armazenamento

O principal objetivo de um NAS é fornecer armazenamento centralizado e compartilhado. A maioria dos NAS para consumidores e pequenas empresas é compatível com unidades SATA, mas existem alguns modelos que oferecem suporte a SSDs. Não é incomum ver NAS para usuários domésticos que suportam uma capacidade de armazenamento de até 8 TB. Os gabinetes NAS de classe corporativa tendem a aumentar ainda mais, com alguns oferecendo até petabytes de capacidade.

Os dispositivos NAS destinados a usuários domésticos e de pequenas e médias empresas geralmente têm capacidade expansível através de portas USB às quais os usuários podem conectar dispositivos de armazenamento conectados diretamente ou através do suporte iSCSI. O QNAP TurboNAS TS-470, por exemplo, não apenas possui portas USB para expansão, mas também possui suporte iSCSI integrado para criar unidades virtuais para ainda mais armazenamento.

Uma das primeiras considerações para quem compra um NAS é a capacidade. Não apenas a quantidade de espaço que você precisará, mas também quantos discos rígidos você deve comprar e, se precisar de RAID, quanto espaço você perderá com a redundância. Normalmente, você pode consultar os seguintes números de capacidade versus números de arquivo para obter mais informações. O que pode ser feito com 1 TB:

  • 1 TB = aproximadamente 1 milhão de documentos do Word de 1 MB cada, contendo imagens e tabelas 1 TB = aproximadamente 200.000 músicas 1 TB = aproximadamente 250 filmes de duas horas 1 TB = aproximadamente 300.000 imagens padrão de telefones móveis. No entanto, esse número é mais da metade para fotógrafos profissionais quando algumas fotos podem ter 10 ou 20 MB cada.

Nunca esqueça que depois de instalar um RAID em um dispositivo NAS ou DAS, alguns tipos de RAID reduzirão sua capacidade total. Portanto, sempre lembre-se disso ao comprar os discos rígidos para o seu NAS.

Conectividade de rede

A maioria dos dispositivos NAS atuais possui conectividade com fio Gigabit Ethernet. Muitas ofertas de classe corporativa possuem duas ou mais portas Gigabit para entroncamento de portas, fornecendo redundância de conexão se uma porta falhar. Várias portas Ethernet também podem ser adicionadas, combinando as velocidades de link das portas e, assim, aumentando o desempenho da rede.

Os dispositivos NAS que podem ser acessados sem fio ainda são raros. O melhor que vimos até agora é o QNAP WirelessAP Station. Por enquanto, quando você trabalha com arquivos grandes sem fio, é provável que tenha mais problemas de latência do que o NAS com fio. Ainda assim, mais e mais fornecedores estão começando a oferecer dongles para conexão sem fio.

Medição de desempenho

Como os PCs, as unidades NAS funcionam melhor com processadores aprimorados e memória maior. Da mesma forma, quanto melhor o processador e mais memória instalada, maior o preço. Um dos NAS de melhor desempenho é o FreeNAS Mini da ixSystems. Este dispositivo deve seu desempenho superior ao seu processador Intel Core i3 e 8 GB de RAM.

Se você sabe que o seu NAS manipula muitas operações de E / S (por exemplo, que os usuários salvam e recuperam grandes volumes de dados regularmente), você deve usar um NAS com um processador ágil e maximizar a memória. A maioria dos SMB NAS vem com processadores Atom ou Intel, enquanto dispositivos domésticos mais baratos costumam usar chips Marvell.

Backup e recuperação

Os produtos NAS de última geração costumam ter opções sofisticadas de gerenciamento para configurar a redundância (RAID), bem como alguma forma de sistema de monitoramento integrado que pode alertá-lo sobre falhas iminentes da unidade e outros problemas. Se seus dados são de extrema importância, esses são os tipos de recursos que você deseja escolher.

Outra consideração importante na recuperação de desastres em um NAS são as unidades de hot swap. Muitas unidades mais recentes baseadas em HDD permitem que você troque a quente uma unidade de disco danificada por uma nova unidade, sem precisar desligar o NAS. Muitos dispositivos NAS com esse recurso são direcionados para empresas. O DroboPro FS é um exemplo de um NAS de hot-swap.

Alguns provedores de NAS estão começando a usar a nuvem como uma plataforma de backup para um NAS físico local. Nesse cenário, os dados do NAS são refletidos em um servidor em nuvem. Por sua vez, vários fabricantes de NAS estão em parceria com fornecedores hospedados como o ElephantDrive ou o Amazon S3.

Esse tipo de solução é geralmente chamado de solução de backup híbrido e oferece o melhor dos dois mundos, pois os dados são armazenados em dois locais separados. O fato de os dados residirem na nuvem também fornece uma maneira de executar uma restauração no caso de falha do disco no hardware local.

Os dispositivos NAS também podem fazer backup de suas próprias configurações. Isso é especialmente importante em um ambiente de negócios, onde configurações específicas podem ser necessárias. Se o NAS apresentar falhas, pode ser doloroso ter que recriar todas essas configurações novamente.

Acesso remoto e serviços em nuvem

Os dispositivos NAS também não são apenas para acesso local. Esses dispositivos têm recursos de acesso remoto para gerenciar o dispositivo e acessar os dados que ele contém. Os serviços em nuvem também são úteis para compartilhar conteúdo com amigos e familiares, independentemente de onde eles estejam. O serviço de nuvem pessoal myNQAPCloud é um exemplo. É totalmente gratuito ao comprar um dispositivo QNAP.

Segurança e proteção

A segurança é sempre uma preocupação, seja para hardware doméstico ou redes comerciais. Muitos dos dispositivos NAS no mercado oferecem suporte à criptografia de arquivos. Muitos também oferecem uma variedade de controles de segurança para proteger o NAS contra intrusos com proteção de acesso semelhante a firewall.

Por exemplo, os dispositivos NAS corporativos geralmente têm segurança física, como os Kensington Security Locks (ou K-Slots), que amarram esse PC (afinal de contas, é um computador) a uma parede ou mesa. O QNAP TS-259 é um exemplo disso, pois possui slots K em seu chassi.

Por fim, todos os NAS têm contas de usuário e métodos de autenticação que requerem nome de usuário e senha para acessar o dispositivo.

Quantas pessoas acessarão o NAS

Muitas vezes acontece que quando um NAS está configurado, mais de uma pessoa o acessa. Este dispositivo localizado em casa pode ser acessado por toda a família, enquanto uma empresa pode querer conceder acesso a muitos outros usuários. Portanto, para facilitar, siga estas etapas para escolher um NAS de acordo com o número de pessoas que o usarão:

  • 0-5 usuários = você precisará de um dispositivo NAS de 2 compartimentos, idealmente, uma CPU dual core com frequência de pelo menos 1, 3 GHz e pelo menos 1 GB de RAM. 6-25 usuários = você precisará de um dispositivo NAS sólido de 4-6 compartimentos, CPU Quad Core de pelo menos 1, 5 GHz e 1-2 GB de RAM (de preferência DDR3).26 usuários ou mais = pelo menos um dispositivo de 8 compartimentos, um processador quad-core de 2, 0 GHZ + ou mais ou CPU i3 e 4-8 GB de RAM para que tudo funcione com estabilidade. Nesse caso, já recomendamos computadores com um processador AMD Ryzen, que oferecem um nível de negócios bastante forte.

Para que será usado mais?

Provavelmente, o ponto principal da pesquisa ao escolher o NAS certo para a tarefa que você precisa é selecionar um NAS que possa lidar com o trabalho relacionado à rede que você precisa. Existem literalmente centenas de maneiras pelas quais você pode usá-lo e implementá-lo na casa ou na vida profissional de uma pessoa, mas geralmente pode ser dividido em três tipos: software e máquinas virtuais, distribuição de multimídia e para fins de vigilância.

Essas tarefas podem ser executadas com 3 tipos muito diferentes de NAS e é útil saber qual é o melhor para o trabalho em questão.

Para máquinas virtuais e software: Você precisará de um NAS com pelo menos uma CPU quad core e pelo menos 2-4 GB de RAM. Você também precisará de um bom nível de capacidade em vários compartimentos em um ambiente RAID, pelo menos 4 compartimentos, mas para o uso de máquinas virtuais de médio porte, considere um dispositivo de 8 compartimentos em um RAID 5 ou RAID 6.

Recomendamos a leitura dos melhores SSDs do mercado

Compartilhamento de mídia: Novamente, uma CPU x86 com pelo menos 2 ou 4 núcleos para estar em uma posição muito melhor. Ele pode ter apenas 2 GB de RAM, mas a opção de expandir para 4 ou 8 GB é certamente uma recomendação. A quantidade de armazenamento em termos de compartimentos do disco rígido é realmente sua, mas recomenda-se pelo menos 2 e para testes futuros de pelo menos 4 compartimentos ou a opção de expansão Synology ou QNAP NAS.

Vigilância: Assim como a distribuição multimídia, você deseja ter uma CPU capaz de lidar com arquivos de vídeo no NAS, mas a diferença é que, embora os arquivos multimídia sejam normalmente acessados ​​por leitura intensa dos dados, é por isso que o uso Para vigilância, você precisará de um que possa lidar com muitas operações de gravação.

Para isso, é recomendável uma CPU x86 de núcleo duplo ou quádruplo, mas você pode usar uma CPU ARM v7 se o seu orçamento estiver apertado. Pelo menos 1 GB de RAM para quando o acesso é um pouco mais pesado e pelo menos 2 compartimentos de armazenamento em um ambiente RAID 1. Você pode ficar desapontado por perder metade da sua capacidade em um ambiente RAID 1, mas ficará agradecido quando Seus dados abrangentes de CFTV e vigilância estão protegidos contra falhas no disco rígido.

Qual é o certo para você?

Existem muitas variedades de casos de uso para esses produtos. Felizmente, existe uma grande variedade de dispositivos disponíveis, e muitos deles também são configuráveis, permitindo que você personalize ainda mais uma solução para suas necessidades específicas.

Seja para uso doméstico ou comercial, a segurança, a capacidade, o backup e a compatibilidade de arquivos devem ser fatores essenciais para determinar qual dispositivo NAS escolher. Os outros recursos são principalmente extras, que terão mais ou menos importância, dependendo de suas necessidades particulares.

Modelos Recomendados

Em seguida, deixamos quatro dispositivos de armazenamento de rede super interessantes quando você começa neste mundo. Começamos com um intervalo básico até atingirmos um intervalo médio de uma categoria. Queremos esclarecer que escolhemos todos os dispositivos da marca QNAP, porque é o fabricante que mais trabalhamos no nível de análise e que temos mais experiência em testar seus produtos. Vamos começar!

QNAP TS-128A / TS-228A

Se você quer começar neste mundo e não quer gastar muito. O QNAP TS-128A possui um processador Realtek RTD1295 de quatro núcleos e 1, 4 GHz, 1 GB de RAM, conectividade USB 3.1, uma conexão de rede 10/100/1000 e a capacidade de instalar um disco rígido de 3 5 ou 2, 5 polegadas é uma escolha ideal. Por apenas 30 euros a mais, você tem o QNAP TS-228A, que nos permite instalar alguns discos rígidos e já nos oferece a capacidade de executar RAID.

Servidor de armazenamento branco QNAP TS-128A NAS Mini torre Ethernet - Unidade de ataque (disco rígido, Serial ATA III, 3, 5 ", FAT32, Hfs +, NTFS, ext3, ext4, Realtek, RTD1295). EUR 140, 20 QNAP TS- Servidor de armazenamento branco Ethernet mini torre NAS 228A - Unidade RAID (disco rígido, Serial ATA III, 3, 5 ", FAT32, Hfs +, NTFS, ext 3, ext 4, 1, 4 GHz, Realtek), interfaces de disco de armazenamento suportadas: SATA, Serial ATA II e Serial ATA III; Modelo de processador: RTD1295 EUR 163, 84

É um equipamento simples, que consome pouco e possui seu sistema operacional QTS. Bastante bem protegido contra ameaças e com suporte de atualização muito constante.

QNAP TS-231P2

O QNAP TS-231P2 é um dispositivo com maiores possibilidades do que as oferecidas pela série TS-128A. Possui um processador quad-core de 1, 7 GHz, escolha entre um modelo básico com 1 GB de RAM ou um modelo superior com 4 GB DDR3L. Também nos permite a oportunidade de instalar dois discos rígidos e temos a possibilidade de tirar proveito da tecnologia de agregação de link (dois conectores de rede LAN Gigabit) para obter um plus localmente.

Torre Ethernet branca QNAP TS-231P2 NAS - Raid Drive (disco rígido, SSD, Serial ATA II, Serial ATA III, 2, 5 / 3, 5 ", 0, 1, JBOD, FAT32, HFS +, NTFS, ext3, ext4, Annapurna Labs) Para transferir um grande número de arquivos; Para transmitir multimídia de alta largura de banda € 279, 90

Também podemos encontrar alguns modelos com quatro compartimentos de disco rígido e 1 ou 4 GB de RAM. Sem dúvida, uma opção super interessante com os discos rígidos Hot SWAP.

QNAP TS-328

Em breve você terá online a análise do QNAP TS-328. Este equipamento é super completo para atender às necessidades de qualquer residência e, especialmente, no nível empresarial. Ter 3 compartimentos nos permite montar um RAID 5 de discos rígidos e, assim, ter um sistema de backup muito mais completo.

Torre Ethernet branca QNAP TS-231P2 NAS - Raid Drive (disco rígido, SSD, Serial ATA II, Serial ATA III, 2, 5 / 3, 5 ", 0, 1, JBOD, FAT32, HFS +, NTFS, ext3, ext4, Annapurna Labs) Para transferir um grande número de arquivos; Para transmitir multimídia de alta largura de banda € 279, 90

Também é muito interessante, pois permite decodificar e transcodificar usando os protocolos H.264 e H.265, oferecendo uma melhor experiência de visualização de vídeo em Full HD e 4K. Mas cuidado, ele não possui uma saída HDMI… portanto, não podemos usá-la como um centro multimídia conectado à nossa televisão ou monitor. Mas para isso, temos outros modelos. Preste atenção que em breve teremos a análise completa na web! (Se você ler este artigo algumas semanas depois, recomendamos que faça uma pesquisa rápida na Web para vê-lo.)

QNAP TS453Be

Internamente, ficamos um pouco mais sérios com o novo QNAP TS453Be. É um NAS com processador Intel Celeron J3455 de 4 núcleos, com 4 GB de RAM DDR3L (máximo de 8 GB e expansível), 4 cabines de disco rígido Hot SWAP, dois conectores RJ45 para agregação de links, 5 conexões USB 3.0 e dois conectores HDMI 1.4, ideais para usar o equipamento como um centro multimídia.

Unidade de Raid Preto Ethernet QNAP TS-453BE NAS Mini Tower (disco rígido, SSD, Serial ATA III, 2, 5 / 3, 5 ", 0, 1, 5, 6, 10, JBOD, Intel Celeron, J3455) Tipo de conectividade: Conexão RedeEthernet 503, 35 EUR

Como você pode ver, o time está perto de 500 euros , mas você recebe um time todo-o-terreno. Também é muito bonito visualmente e oferece grandes possibilidades. Pessoalmente, é um dos meus modelos favoritos e não me importaria de analisá-lo em breve.

Com isso, concluímos nosso artigo o que é um NAS e para que serve. O que você acha da função de um NAS? Você acha interessante para o seu negócio ou casa? Se você tiver alguma dúvida ou algo não estiver claro, peça-nos que responderemos o mais breve possível.

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button