Processadores

Zen considerado compatível com as instruções fma4

Índice:

Anonim

Com o advento da bem-sucedida microarquitetura “Zen”, a AMD removeu o suporte ao conjunto de instruções FMA4, pelo menos no papel. A Level1Techs descobriu que as CPUs baseadas em Zen suportam instruções FMA4, apenas o conjunto de instruções não é exposto ao sistema operacional.

A arquitetura Zen é realmente compatível com o FMA4

FMA é uma maneira eficiente de calcular álgebra linear. FMA3 e FMA4 não são gerações do conjunto de instruções, mas o dígito indica o número de operandos por instrução. A AMD introduziu o suporte ao FMA3 em 2012 com seus processadores da série FX, enquanto a Intel adicionou o suporte ao FMA3 em 2013 com Haswell. As razões exatas pela qual a AMD desativou o FMA4 com ”Zen são desconhecidas, mas alguns desenvolvedores especulam que isso ocorre porque a implementação do FMA4 da AMD é falha, embora seja mais eficiente com 33% a mais de desempenho. A adoção do FMA3 pela Intel o tornou mais popular e, portanto, mais estável ao longo dos anos.

Recomendamos ler nosso post sobre a AMD Ryzen 7 2700X Review em espanhol

A Level1Techs usou um programa de teste OpenBLAS FMA4 para confirmar que alimentar os processadores Zen com instruções FMA4 não apenas retornará um erro de "instrução ilegal", mas o processador também prosseguirá e concluirá a operação. Isso é interessante porque o FMA4 não está exposto como um bit CPUID e o sistema operacional não faz ideia de que o processador suporta a instrução. Para álgebra linear, o FMA4 provou ser mais eficiente que o AVX em precisão única e dupla.

Estaremos aguardando novas informações sobre a decisão da AMD de desativar o suporte ao FMA4 em processadores baseados em Zen, com certeza. O que você acha dessa decisão da AMD?

Fonte Techpowerup

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button