Tutoriais

Thermal Pasta térmica de metal líquido: prós e contras

Índice:

Anonim

Não é nenhum mistério que os metais tenham excelentes propriedades térmicas, o que significa que eles podem conduzir o calor com muita eficiência. Isso levou ao surgimento de pastas térmicas de metais líquidos, que oferecem a melhor condutividade térmica do mercado.

Índice de conteúdo

O que é pasta térmica de metal líquido

Você não precisa olhar muito longe para ver evidências dos benefícios do metal na condução de calor, pois o cobre e o alumínio são os elementos primários na maioria das soluções de dissipação de calor, os conhecidos dissipadores de calor. No entanto, os dissipadores de calor por si só nunca foram eficazes sem uma interface entre eles e o componente a ser resfriado para maximizar a transferência de calor.

Recomendamos a leitura do nosso artigo sobre Melhores dissipadores de calor, ventiladores e refrigeração líquida para PC

Os compostos térmicos desempenham esse papel há muito tempo, com a função de preencher qualquer lacuna na interface e, na maioria das vezes, são feitos de cerâmica ou silicone. Também existem compostos térmicos líquidos à base de metal, que eram muito populares no passado por sua alta condutividade térmica, mas esses compostos à base de metal têm uma grande desvantagem inerente, a condutividade elétrica.

O Coollaboratory é um dos fabricantes mais comprometidos com o uso de metais líquidos. A Coollaboratory se afastou um pouco da convenção e criou uma solução de metal líquido, aparentemente eliminando a condutividade elétrica da equação, o que significa que mantém todas as vantagens do metal, mas minimiza sua principal desvantagem. O composto térmico de metal líquido da Coollaboratory consiste apenas de uma liga de metal líquido e adesivos não metálicos, como silicone e óxidos, prometendo oferecer a melhor condutividade térmica possível. Obviamente, isso pode representar um risco devido à sua condutividade elétrica, mas a crença é que, através de uma aplicação cuidadosa, isso não será um problema.

A Coollaboratory é uma empresa jovem e inovadora, estabelecida na Saxônia-Anhalt (Alemanha). A solução de problemas termodinâmicos ocupa um lugar central na filosofia corporativa, bem como o desenvolvimento dos produtos correspondentes, que limitam ou resolvem problemas. Em vez disso, a Coollaboratory se concentra na variedade de ligas metálicas líquidas e no desenvolvimento de conceitos de resfriamento novos ou revisados.

No segundo trimestre de 2005, a Coollaboratory lançou como o primeiro produto, a primeira pasta de condução de calor à base de composição de metais líquidos do mundo, sob o nome "Coollaboratory Liquid Pro". Essa foi uma grande mudança em relação às pastas de referência até agora conhecidas, baseadas em óxido de metal e outros materiais não metálicos, e claramente apontadas para o futuro. O departamento de desenvolvimento da empresa Coollaboratory investiga em diferentes faixas e tem como objetivo solucionar os problemas, em parte graves, na termodinâmica com produtos novos e inovadores. O Coollaboratory possui um produto de nicho destinado a um grande mercado. Esse tipo de risco é o que abre caminho para a inovação e o sucesso.

Vantagens da pasta térmica de metal líquido

A principal vantagem da pasta térmica de metal líquido é que sua condutividade é muito maior do que outros compostos térmicos, razão pela qual é a escolha ao excluir processadores, ou seja, o processo de remoção do IHS, limpeza do A pasta térmica é padrão, e o metal líquido Coollaboratory Liquid Pro é instalado.Este processo ajuda a diminuir a temperatura nos processadores em até 20ºC, abrindo portas para níveis mais altos de overclock e reduzindo o desgaste dos componentes devido ao superaquecimento.

Desvantagens da pasta térmica de metal líquido

Entre as desvantagens do metal líquido, encontramos sua condutividade elétrica. Embora o Coollaboratory tenha trabalhado duro para minimizá-lo, ele ainda existe, portanto a aplicação do Coollaboratory Liquid Pro deve ser muito cuidadosa. Esse composto térmico deve se espalhar muito bem, formando uma película muito fina na matriz do processador, para que, ao substituir o IHS, ele não derrame pelos lados. Se algum metal líquido cair onde não deveria, pode causar um curto-circuito que arruinará o processador.

Outra desvantagem do metal líquido é que ele não pode ser usado com dissipadores de calor à base de cobre ou níquel, pois uma solda é formada com essas superfícies e o dissipador de calor não pode ser facilmente removido. Portanto, deve-se ter cuidado e apenas metal líquido deve ser usado com dissipadores de calor com uma base de cobre puro.

Isso termina nosso artigo sobre Pasta térmica de metal líquido: prós e contras. Lembre-se de que a aplicação desse tipo de composto tem muitas vantagens, mas também é um processo que deve ser realizado com muito cuidado; portanto, é melhor pedir a alguém com experiência para usá-lo.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button