Hardware

Almofada térmica vs pasta térmica, qual é a melhor opção? ?

Índice:

Anonim

Enfrentamos o bloco térmico vs pasta térmica Quem você acha que vencerá esse duelo? Dentro, nosso veredicto.

Já faz algum tempo que a aparência das almofadas térmicas faz com que muitas pessoas pensem no que é melhor, seja uma almofada de aquecimento ou uma pasta térmica convencional. O mesmo aconteceu conosco, por isso pensamos em enfrentar os dois para ver o que é melhor.

Voce esta pronto

Índice de conteúdo

Pasta térmica

Durante todos esses anos, a pasta térmica foi o melhor aliado dos processadores porque conseguiu transmitir calor do processador para o dissipador de calor, expelindo-o pelos ventiladores. Foi o melhor "driver" até agora e, ainda assim, os usuários ainda o preferem.

Existem vários tipos de pastas térmicas: cerâmica, metal ou com uma composição à base de carbono. Todos eles são perfeitos para libertar nosso processador do inferno. Dito isto, você precisa saber como escolher uma boa pasta térmica, porque a diferença é perceptível, muito. De fato, pode haver mais de 5 graus de diferença.

Um aspecto positivo na pasta térmica é a variedade de tipos, marcas e benefícios. No caso de pasta metálica, é a que apresenta melhor desempenho em relação à temperatura do processador. Ele consegue transmitir mais calor, deixando o processador mais frio. No entanto, não recomendamos para o usuário médio, porque não é essencial e geralmente é um pouco mais caro.

O único aspecto negativo da pasta térmica é sua aplicação. Não existe uma lei escrita que diga como deve ser aplicada. Segundo a experiência, o melhor método é o método "ervilha".

Alguns são um pouco estranhos, o que causa quando o dissipador de calor é instalado, a pasta térmica sai nas extremidades. No entanto, não há dificuldade e qualquer um pode fazê-lo perfeitamente. Além disso, ao substituí-lo, é mais trabalhoso porque o processador deve ser bem limpo para remover os restos da pasta.

A pasta térmica de metal líquido consome o alumínio, tendo muito cuidado ao montá-lo. É muito comum elide o processador e aplicá-lo entre o DIE e o IHS.

Por outro lado, a pasta de cerâmica tem uma condutividade térmica mais baixa, mas cumpre perfeitamente sua finalidade, liberando o processador de calor. Pode-se dizer que eles são um tipo de faixa inferior às pastas térmicas de metal, mas que funcionam perfeitamente.

Pessoalmente, uso pasta térmica de cerâmica e, na minha experiência, o dissipador de calor faz a diferença. É verdade que, se eu aplicar pasta de metal, tornarei meu processador mais frio, mas para dar uma idéia como exemplo:

  • AMD Ryzen 1600 3.8 GHz (OC). Dissipador de calor Cooler Master Hyper 212 Turbo. Pasta térmica cerâmica Cooler Master Temperatura ambiente: 18 graus Temperatura ociosa do processador: 25 graus Temperatura máxima do Cinebench: 65 graus Temperatura do videogame: 40-55 graus.

Como você pode ver, não é necessário ter a melhor pasta térmica do mercado para obter um bom desempenho.

Marcas de pasta térmica recomendadas

Quanto às marcas que encontramos neste tipo de produto, devemos dizer que recomendamos o seguinte:

  • Noctua. Cooler Master. Artic. Urso Termal.

Pode haver mais, mas recomendamos como os que se comportam melhor.

Almofada térmica

É um produto mais recente e está voltado para a pasta térmica. A placa de aquecimento é, como o nome sugere, uma placa de aquecimento de grafite que é colocada entre o processador e o dissipador de calor. Sua condutividade térmica é ótima e pode ser melhor que a pasta térmica de cerâmica.

Quanto ao seu preço, geralmente é colocado ao mesmo preço que a pasta térmica comum, sem faixas altas. A longo prazo, pode ser mais barato comprar almofadas térmicas do que massas, porque alguns fabricantes vendem folhas inteiras, o que nos dá um conjunto para futuras substituições.

Existem outros fabricantes que os vendem cortados e prontos para colocar. No entanto, nem todas as almofadas são iguais e existem peculiaridades:

  • Espuma. Não recomendamos o uso de almofadas de espuma padrão, porque o ar é um meio muito ruim para a transferência de calor, o que é prejudicial à condutividade térmica. Portanto, procure almofadas com espessura e qualidade suficientes. Espessura Tenha muito cuidado com isso, porque estamos interessados ​​no dissipador de calor entrando em contato com a almofada. Existem diferentes tipos de espessura, portanto, você deve encontrar o caminho intermediário entre muita espessura e pouca espessura. Pressão. Verifique se há pressão mínima ao instalar o dissipador de calor na parte superior.

As melhores almofadas térmicas são mais que suficientes para obter um bom desempenho.

O aspecto positivo dessas almofadas térmicas é que não há complicações ao instalá-las, nem são mais caras que as pastas térmicas. Por outro lado, sua substituição é muito limpa, rápida e fácil em comparação com a pasta térmica.

RECOMENDAMOS VOCÊ Como gravar a tela do seu iPhone ou iPad

Seu aspecto negativo está na má escolha de uma almofada térmica, o que pode causar problemas na dissipação de calor. Para escolher corretamente um, devemos levar em conta os três pontos que coletamos acima. Também deve ser dito que é menos seguro que a pasta térmica convencional.

Cuidado ao remover o dissipador de calor: os fabricantes recomendam remover a almofada e substituí-la para aumentar a segurança.

Marcas recomendadas de almofadas térmicas

Não encontramos tantas marcas quanto em pastas térmicas, mas encontramos o suficiente para escolher entre diferentes opções:

  • Artic. Refrigeração de inovação. Grizzly térmico (altamente recomendado). Gelid. AAB.

Almofada térmica vs pasta térmica

Com base nas experiências e nos benchmarks ocasionais , temos que dizer que: se você deseja que o seu processador seja o mais frio possível, compre uma pasta térmica de metal ou uma almofada térmica. Dito isto, a pasta térmica de metal é a mais legal que o processador deixa.

Por outro lado, a almofada térmica é apenas 1 grau a mais no processador, ao contrário da pasta de metal. Achamos que é um resultado incrível, porque as pastas de cerâmica ficam muito atrás no desempenho. Obviamente, estamos falando da melhor almofada de aquecimento de todas, não de uma genérica.

Fonte: Hardware de Tom

Portanto, o pódio ficaria assim:

  1. Pasta térmica de metal. Almofada térmica. Pasta térmica de cerâmica.

Há pessoas que cometem o erro de colocar pasta térmica em cima de uma almofada térmica. Se, por outro lado, você colocar a pasta térmica sobre a almofada, também não será recomendado, pois reduz a possibilidade de o calor ser direcionado ao dissipador de calor.

Além disso, não coloque vários blocos empilhados para que haja contato entre o dissipador de calor e a CPU. Isso pode nos levar a ficar sem processador. Sem mencionar a reutilização de almofadas usadas.

No final, as almofadas térmicas podem não ser o que você está procurando, porque elas não conseguem se adaptar ao processador e liberá-lo do calor em muitas ocasiões. Isso pode causar congelamentos ou reinicializações e reduzir a vida útil da nossa CPU. Acreditamos que a pasta térmica é a mais testada e segura do mercado no momento.

DICA FINAL: Sempre que você aplica uma pasta térmica ou coloca uma almofada térmica, você deve monitorar as temperaturas do processador ou da placa de vídeo (GPU) para verificar se elas fazem seu trabalho.

Recomendamos as melhores pastas térmicas do mercado

O que você acha do confronto entre almofada térmica e pasta térmica? Você compraria um? Você teve algum problema com a pasta térmica?

Fonte de hardware do Tom

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button