Zen será a nova microarquitetura da amd
Há rumores há muito tempo e agora foi confirmado pela AMD que o Excavator será a última microarquitetura baseada na arquitetura modular Bulldozer, para que eles não lançem nenhum produto x86 de alto desempenho até 2016, quando uma microarquitetura completamente nova chegará com o nome AMD Zen.
O novo AMD Zen será usado tanto em processadores de desktop de alto desempenho quanto em APUs futuras que a AMD prometeu que serão 25 vezes mais eficientes em termos de energia até 2020, portanto, espera-se que o Zen seja caracterizado precisamente por um grande passo à frente. em termos de eficiência. A AMD trabalha em várias tecnologias para atingir seu objetivo de oferecer APUs e processadores mais eficientes com o uso de eletricidade, entre eles o controle de energia entre quadros, a tensão adaptativa por peça e o estado ocioso da energia ultra baixa.
A nova arquitetura AMD Zen será otimizada para futuros processos de fabricação FinFET com transistores tridimensionais, portanto, espera-se que os novos processadores cheguem com um processo litográfico de 16 nm, além disso, a AMD já está trabalhando nas arquiteturas que seguirão o Zen, baseadas em processos fabricação em 14 e 10 nanômetros.
Lembre-se de que a nova AMD é esperada para 2016, pelo menos, e teremos que esperar um pouco para ter mais dados sobre ela.
Fonte: wccftech
Não haverá nova microarquitetura amd em 2015
A AMD não apresentará uma nova microarquitetura de CPU em 2015, portanto os produtos que lançar serão baseados nos atuais
Primeiros detalhes da microarquitetura amd zen
Informações filtradas sobre a microarquitetura AMD Zen mostrando o design de núcleo completo focado em melhorar o desempenho
Zen 3: amd apresentará microarquitetura na ces 2020
O CES 2020 será o palco para a AMD revelar sua nova arquitetura de processador Zen 3.