Notícia

Primeiros detalhes da microarquitetura amd zen

Índice:

Anonim

Todos sabemos que a AMD não está passando pelo seu melhor momento, principalmente no mercado de CPUs, onde está muito atrás da sua grande rival Intel. Desde a chegada dos primeiros processadores AMD FX baseados na microarquitetura Bulldozer, ele deixou um gosto agridoce, já que suas CPUs foram amplamente superadas pelas soluções Intel, especialmente em termos de eficiência energética e desempenho em aplicações de fio único. Em aplicativos que fazem uso intensivo de múltiplos núcleos, os processadores AMD mostram um desempenho muito mais próximo do oferecido pela Intel, embora ao custo de um consumo de energia significativamente maior.

Há alguns meses, sabemos que a AMD está trabalhando em uma nova microarquitetura de CPU x86 que sucederá ao Bulldozer e que deve oferecer desempenho e eficiência energética muito mais altos. Até agora, a única coisa que sabemos é que a nova microarquitetura AMD será chamada de "Zen" e abandonará a tecnologia CMT usada no Bulldozer e que não deu os resultados esperados.

Detalhes do AMD Zen Core

Houve um vazamento de informações que confirma que o AMD Zen não utilizará a tecnologia CMT; portanto, seus núcleos estarão completos parecendo muito mais com os usados ​​nos antigos processadores AMD Phenom do que o atual AMD FX.

As informações vazadas mostram o diagrama do núcleo Zen em comparação com o núcleo da escavadeira, a mais recente evolução da microarquitetura Bulldozer. A primeira coisa que apreciamos ao olhar para a imagem é que a AMD abandonou a tecnologia CMT em favor do uso de núcleos completos, como dissemos anteriormente.

Os núcleos AMD Zen têm seu próprio carregador e decodificador de instruções (busca e decodificação), diferentemente do Excavator, onde cada módulo de dois pseudocores possui um único carregador para dois decodificadores. Outra diferença fundamental é que cada núcleo AMD Zen tem uma unidade inteira e uma unidade de ponto flutuante. Lembre-se de que cada módulo Bulldozer em qualquer uma de suas iterações possui uma única unidade de ponto flutuante e duas unidades inteiras.

Se focarmos em mais detalhes, veremos como a unidade inteira no Zen possui seis pipelines, ao contrário do Bulldozer, que possui apenas quatro pipelines. Na unidade de ponto flutuante, vemos ainda mais diferenças: o AMD Zen possui dois FMAC (256-fusão-multiplicar-acumular), enquanto o Excavator possui duas unidades de 128 bits.

Na memória cache, encontramos outras diferenças importantes, pois cada núcleo AMD Zen terá 512 KB de L2 em comparação com 2 MB de L2 presentes no Excavator. A redução na quantidade de cache L2 sugere que sua latência será menor e que os núcleos Zen serão muito mais rápidos que as Escavadoras, portanto, eles precisarão de menos cache, como é o caso da Intel Haswell, que possui apenas 256 KB de cache L2..

Todas essas alterações em comparação com o Bulldozer devem melhorar muito o IPC e, portanto, o desempenho por núcleo, o calcanhar de Aquiles do Bulldozer.

Os primeiros processadores AMD Zen seriam quad-core

Outra imagem vazada nos mostra como poderiam ser os primeiros processadores baseados na microarquitetura AMD Zen. Esses processadores serão baseados em unidades formadas por quatro núcleos Zen que compartilharão o cache L3 entre eles, especificamente uma quantidade de 8 MB para cada uma dessas unidades. quad core e é a mesma quantidade que a Intel usa em seu Core i7 LGA 1150. A diferença com a Intel é que cada unidade quad core Zen possui seu próprio cache L3 individual, enquanto em Haswell o cache L3 é compartilhado por todos os núcleos, sejam processadores de dois ou oito núcleos e até dezesseis nos servidores.

RECOMENDAMOS A AMD apresentar o AMD Radeon Software Adrenalin Edition 19.1.1

Os processadores AMD Zen seriam fabricados pela GlobalFoundries / Samsung em um processo FinFET de 14nm e deverão chegar ao lado de uma nova plataforma com suporte a memória DDR4 e muitas linhas PCI-Express 3.0.

Sem dúvida, a AMD apresenta um design muito diferente do dos processadores Bulldozer e eles virão com tecnologias muito mais recentes, como memória DDR4 e um processo de fabricação muito mais avançado, mas ainda teremos que esperar para saber o que realmente nos interessa, seu desempenho comparado ao Processadores Intel e, se for capaz de oferecer concorrência no médio e no alto, algo que certamente beneficiaria nossos bolsos com uma guerra de preços.

Fonte: techpowerup I e II

Notícia

Escolha dos editores

Back to top button