Tutoriais

Tutorial: modificar a tabela de partição do disco rígido do windows

Anonim

Olá pessoal, hoje apresento um pequeno tutorial no qual explicarei de maneira simples e muito gráfica como editar a tabela de partição de um disco rígido a partir da ferramenta que o Windows incorpora para esse fim. Diga que o tutorial que preparei no Windows 7, mas a ferramenta é a mesma no Windows XP, Vista, 7 e 8. Antes de começar a tarefa, vou explicar algumas coisas básicas e as precauções a serem tomadas. Você está pronto e pronto? Então vamos começar.

O que é uma partição do disco rígido?

Uma partição de disco é o nome genérico para cada partição presente em uma única unidade de armazenamento físico de dados. Toda partição possui seu próprio sistema de arquivos (formato); Geralmente, quase todo sistema operacional interpreta, usa e manipula cada partição como um disco físico separado, mesmo que essas partições estejam em um único disco físico.

Em outras palavras, se dividirmos um disco rígido em várias partições, o sistema operacional tratará cada uma como se fosse um disco rígido separado. A vantagem disso é que podemos ter nossos dados mais organizados e, mais importante, separá-los do sistema operacional, para que, se precisarmos reinstalá-lo, possamos fazê-lo sem perder nossas informações valiosas, podemos formatar a partição em que o sistema operacional está e reinstale-o sem alterar a partição ou partições onde armazenamos nossos dados valiosos.

Precauções antes de modificar a tabela de partições do nosso disco rígido

Geralmente, a modificação da tabela de partição do disco rígido é uma operação segura e não há contratempos (nunca tive problemas), apesar disso, recomendo fazer o backup de dados importantes do disco rígido para um disco externo. Também aviso que o disco rígido pode sofrer danos irreversíveis se não for feito corretamente ou se houver um problema durante o processo, como uma falta de energia, por exemplo. Dito tudo isso, não sou responsável por nenhuma perda de informações ou danos ao disco rígido, se alguém decidir seguir o tutorial, é de sua responsabilidade.

Finalmente, recomendo ver o tutorial inteiro e fazer qualquer pergunta antes de fazer qualquer coisa.

Explicação do processo

Antes de tudo, quero mostrar os discos rígidos que tenho no meu PC, como você pode ver na captura de tela a seguir. Eu tenho duas unidades, um HD de 500 GB (465 GB reais) e outro de 200 GB (186 GB reais). São dois discos rígidos independentes, com uma única partição disponível em cada um deles.

O primeiro passo para modificar a tabela de partições é clicar no botão Iniciar e escrever a palavra "partições", como pode ser visto na imagem a seguir. Em seguida, clicamos em "criar e formatar partições do disco rígido"

Vemos a seguinte janela mostrando nossos discos rígidos e as partições de cada um deles. No meu caso, tenho a unidade D: (Disco 0) com uma única partição completamente vazia e a unidade C: (Disco 1) com uma partição de 465, 66 GB com 90% de espaço disponível e outra partição que diz "reservado para o sistema". Esta segunda partição da unidade C: contém o setor de inicialização do Windows e não está acessível ao usuário; portanto, na imagem anterior, apenas dois discos rígidos apareceram para mim, essa partição não deve ser formatada ou excluída porque o Windows não inicializava e você deve reinstalá-lo ou reparar a inicialização.

No meu caso, vou criar uma segunda partição na unidade D: 186 GB, para isso devemos primeiro reduzir o tamanho da partição existente para criar espaço para criar uma segunda partição. Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse na partição existente e selecione "reduzir volume".

A janela a seguir aparece mostrando o espaço disponível para redução e indicamos a quantidade de espaço em MB que queremos reduzir; no meu caso, liberarei aproximadamente 120 GB de espaço para que eu tenha uma partição de 66 GB e outra de 120 GB aproximadamente. Para isso, faço um cálculo mental rápido de 1 GB = 1000 MB, com o qual devo reduzir 120.000 MB para liberar aproximadamente 120 GB (20 GB x 1000 MB = 120.2000 MB), é um cálculo rápido e não é exato, para torná-lo mais exato 1 GB = 1024 MB e a calculadora:). Clicamos em "Reduzir".

Esperamos que a operação termine e vemos que liberamos 117, 19 GB de espaço (daí a imprecisão, não é de 120 GB) e a partição existente foi finalmente deixada em 69, 12 GB.

Para criar uma nova partição, clique com o botão direito do mouse no espaço vazio (não atribuído) e clique com o botão direito do mouse em "Novo volume simples".

Vamos ver o próximo assistente, clique em "Avançar".

Vemos a janela a seguir mostrando o espaço em disco disponível (espaço máximo em disco em MB) e devemos indicar o espaço a ser usado na nova partição em que diz "Tamanho simples do volume em MB". No meu caso, seleciono todo o volume disponível porque desejo criar uma única partição; se queremos criar mais de uma, devemos distribuir o espaço como queremos e repetir o processo de criação de "Novo volume simples". Clicamos em Avançar ”.

RECOMENDAMOS VOCÊ Como desinstalar o Microsoft Teams

Parece que a janela a seguir para atribuir uma letra à nova unidade, podemos deixá-la como está ou alterar a letra, exibindo as opções clicando no triângulo ao lado da letra, neste caso o "J". Clicamos em "Próximo"

Vemos a janela a seguir, onde devemos selecionar a opção para formatar a nova partição e o sistema de arquivos a usar, recomendo o NTFS. Também podemos dar um nome à nova partição, no meu caso "DATA". Por fim, garantimos que a opção "Formatar rapidamente" esteja marcada e clique em "Avançar".

Uma janela de resumo do processo é exibida, clicamos em "Avançar" e aguardamos a conclusão da operação.

A janela Gerenciamento de disco aparece novamente e já nos mostra a nova partição.

Vamos para "Computador" e vemos que agora temos 3 discos rígidos, incluindo a nova partição "DATA"

Aqui termina a operação de criação de uma nova partição no disco rígido, no entanto, também mostrarei como podemos excluir uma partição do disco rígido; obviamente, perderemos todos os dados que estão na partição, portanto, devemos remover o informações importantes que temos.

Retornamos à ferramenta "Gerenciamento de disco", clicamos com o botão direito do mouse na partição a ser excluída (neste caso, DATA) e selecionamos "Excluir volume".

Ele nos pedirá confirmação, avisando que vamos perder todos os dados que estão na partição a serem excluídos, clique em "Sim".

Abaixo está o espaço não alocado no disco rígido.

Clique com o botão direito do mouse na partição para estender, neste caso D: e clique em "Estender volume".

O assistente aparece, clique em "Avançar".

Vemos a janela a seguir mostrando o espaço disponível "Espaço máximo disponível" e precisamos selecionar a quantidade de espaço a ser usada "Selecionar a quantidade de espaço em MB". Selecionamos todo o espaço disponível e clique em "Avançar"

Novamente uma janela de resumo, clique em "Avançar".

Aguardamos a conclusão da operação e já temos nosso disco rígido com uma única partição com todo o espaço.

Aqui termina o tutorial de hoje, eu sei que é muito básico, mas eu fiz isso pensando em usuários que não têm conhecimento sobre o assunto e queriam torná-lo o mais simples possível. Provavelmente, no futuro, faça uma mais completa com ferramentas mais avançadas, como o GParted, que permitem criar e modificar partições para outros sistemas operacionais, como o GNU / Linux. Lembro-lhe mais uma vez para fazer qualquer pergunta antes de fazer qualquer coisa.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button