Partition Partição OEM ou partição de recuperação, o que é e para que serve
Índice:
- O que é uma partição OEM ou partição de recuperação
- Como ver a partição OEM do nosso computador
- Partição reservada para o sistema
- Partição de recuperação
- Como mostrar partição OEM no Windows Explorer
- Como ocultar partição OEM no Windows Explorer
Se compramos um computador e abrimos o Gerenciador de disco rígido por curiosidade, veremos que existe uma partição OEM criada em nosso disco rígido. Pode haver até dois. Se você não sabe para que servem essas pequenas partições espaciais, hoje as analisaremos e aprenderemos a criar ou excluí-las, além de explorar o que está dentro delas.
Índice de conteúdo
Estamos acostumados a acessar o gerenciador de arquivos para acessar nossos discos rígidos ou partições de arquivo que possuímos. Podemos ter um ou dois, dependendo dos discos rígidos que instalamos. Atualmente, os notebooks de gama média e alta vêm com um disco rígido SSD de cerca de 150 GB, onde o sistema operacional está instalado, e um maior para nossos arquivos.
Se estivermos um pouco curiosos e tivermos a oportunidade de entrar no gerenciador de disco rígido, veremos que há muito mais partições em nosso disco rígido que nem conhecíamos. O que são realmente essas partições? Eles são bons para alguma coisa?
O que é uma partição OEM ou partição de recuperação
Como regra geral, os computadores que compramos montados na fábrica com todo o hardware e sistema operacional instalados contêm uma, duas ou até três partições chamadas partição OEM ou partição de recuperação.
Essas partições normalmente terão um espaço total entre 450 e 900 MB e serão invisíveis aos nossos olhos se nos dedicarmos apenas ao uso do gerenciador de arquivos do nosso sistema operacional.
O objetivo desta ou dessas partições criadas pelos fabricantes de equipamentos e pelo próprio sistema não é outro senão ter armazenado uma série de arquivos e arquivos para que, quando for feita uma recuperação do sistema operacional, ele possa permanecer como está. foi quando a compramos. Isso significa que não teremos um sistema virgem sem drivers ou instalado, mas também "desfrutaremos" de nossos próprios aplicativos e drivers que o fabricante apresenta ao vender o computador para nós.
Como exemplo, computadores portáteis, muitos deles já vêm com seus próprios programas, como drivers de placas gráficas, Microsoft Office ou qualquer outro. Quando restaurarmos de fábrica o sistema operacional do computador, ele retornará ao mesmo estado em que estava quando o adquirimos. Mesmo se tivermos desinstalado esses aplicativos, eles estarão disponíveis novamente.
Como ver a partição OEM do nosso computador
Bem, agora que sabemos para que serve essa partição, vamos descobrir como vê-la. Aparentemente, não devemos vê-lo em nosso gerenciador de arquivos, pois, por padrão, eles não têm uma letra atribuída, precisamente para mantê-los ocultos da visão do usuário. Mas, graças a ferramentas como o Hard Disk Manager, poderemos vê-lo perfeitamente graficamente.
O que devemos fazer é ir ao menu Iniciar e clicar com o botão direito do mouse no botão. Aparecerá um menu no qual devemos localizar e pressionar a opção " Gerenciamento de discos rígidos ".
Abriremos um aplicativo no qual veremos todas as unidades e partições disponíveis em nosso computador. Poderemos identificar cada disco rígido ou partição na lista superior por nome ou na lista inferior em que cada unidade e suas partições estão representadas graficamente.
Nosso caso é o de um laptop que possui apenas uma partição visível no gerenciador de arquivos, mas possui no mínimo 3 partições extras, além da que temos em outro sistema operacional.
Se agora formos a um computador de mesa, que montamos peça por peça e instalamos o sistema, veremos o seguinte:
Praticamente o mesmo, mas com nomes diferentes, temos certeza de que, ao instalar o sistema operacional, essas duas partições não foram criadas, por isso corroboramos que o próprio sistema as criou.
Que sim, neste caso, temos mais pistas sobre sua utilidade, por um lado, os 450 MB têm o nome " Reservado para o sistema " e o outro " Partição de recuperação ". Qual é a diferença entre esses dois?
Partição reservada para o sistema
Bem, a principal diferença é que o primeiro, 450 MB, é uma partição que armazena a configuração de inicialização do sistema, bem como os arquivos de configuração. Começou no Windows 7 com um tamanho de 100 MB e atualmente é de 450 MB. Esta partição não deve ser apagada, pois perderíamos a inicialização do Windows. Além disso, estando localizado à esquerda das outras partições, não será possível uni-lo, uma vez destruído, ao restante.
Partição de recuperação
Isso tem 850 MB de espaço e também é criado pelo Windows, a partir das versões mais recentes do sistema. Sua função é armazenar arquivos para recuperação do sistema. Se olharmos para ele, ele está localizado no lado direito; portanto, se removê-lo, podemos anexar esse espaço livre a outras partições.
Podemos excluir esta partição, caso não seja um computador comprado assim na fábrica. Uma vez que não haverá nada armazenado nele. Se for um equipamento de fábrica, ele terá arquivos armazenados dentro, exatamente para o que discutimos.
Como mostrar partição OEM no Windows Explorer
Para exibir esta partição no explorador de arquivos, precisaremos atribuir uma letra à unidade. É o único requisito necessário para acessá-lo, mas teremos que fazê-lo usando o terminal de comando do sistema e a ferramenta Diskpart. Vamos ver como.
A primeira coisa a ser aberta é o prompt de comando ou o PowerShell com permissões de administrador. Optaremos pela segunda opção.
Em seguida, abrimos o menu Iniciar novamente com o botão direito e selecionamos " Windows PowerShell (administrador) ". Então, vamos acessá-lo.
Agora colocamos os seguintes comandos e, atrás de cada um, pressionamos Enter:
diskpart
Para executar o programa.
volume da lista
Para exibir discos rígidos.
selecione o volume Para selecionar o volume ao qual queremos atribuir a letra. atribuir carta Para atribuir uma letra à unidade que queremos. Nós executaremos o mesmo procedimento com as duas partições, como visto na imagem a seguir. Agora podemos ver essas unidades no gerenciador de arquivos. Se acessarmos seu interior, não veremos absolutamente nada. De fato, só podemos ver algo se instalarmos, por exemplo, um compressor de arquivos como o 7-Zip ou o WinRAR. Aparecerão duas pastas às quais não teremos acesso; portanto, estaremos praticamente nelas. No entanto, o sistema nos mostra essa partição como quase totalmente ocupada, certamente eles armazenam códigos nucleares ou algo assim… ou não. Bem, uma vez visto por dentro, já podemos ocultá-lo para que não apareça novamente. Nas atualizações do Windows, como 1703, ocorreu um erro e essas partições eram automaticamente visíveis no sistema, algo realmente desconfortável. Usaremos o mesmo procedimento de antes, ou seja, Diskpart. Então escrevemos: diskpart list volume selecione o volume Para terminar, escrevemos " exit ". Dessa forma, se acessarmos o navegador, não veremos mais as partições em nenhum lugar. Em nossa opinião, as partições OEM são válidas e não ocupam um grande espaço de armazenamento; o total não chega a 1, 5 GB; portanto, não recomendamos a exclusão. Não vamos resolver nossas vidas ganhando 1 GB de espaço em nosso disco. Também recomendamos: O que você acha da utilidade dessas partições criadas pelo Windows e pelos fabricantes? Deixe-nos a sua opinião sobre isso.Como ocultar partição OEM no Windows Explorer
▷ Ps / 2 o que é, para que serve e para que serve
Explicamos o que é a porta PS / 2, qual é a sua função e quais são as diferenças com a interface USB ✅ Classic em computadores dos anos 80
ᐅ Evga precision x1: para que serve e para que serve?
O EVGA Precision X1 é um dos aplicativos mais usados por usuários exigentes. É uma ferramenta de gerenciamento para placas gráficas da Nvidia.
Speccy: para que serve esse programa e para que serve?
Aqui, explicaremos algumas informações sobre o programa Speccy, do Piriform, e também como usá-lo para tirar o máximo proveito dele.