Hardware

Comandos Linux para gerenciamento de disco rígido e partição

Índice:

Anonim

Dentro de uma organização, uma das responsabilidades associadas ao departamento de TI é o gerenciamento e administração da infraestrutura. Essa atividade inclui conformidade com padrões e métricas para garantir a operação adequada.

As várias tarefas a serem executadas incluem aquelas associadas ao desempenho, status e espaço dos dispositivos de armazenamento nos sistemas operacionais. Independentemente da distribuição que está sendo usada, sabemos que é super importante e vital verificar se nossos discos não estão em más condições, com setores danificados ou sem espaço. Tudo isso, para alcançar a operação desejada.

Levando em conta o mencionado acima, aproveitaremos este artigo para dar uma olhada em alguns comandos do Linux para gerenciar o disco rígido e partições.

Índice de conteúdo

Recomendamos a leitura dos dois artigos a seguir:

  • Melhor SSD do momento. SSD vs HDD: tudo que você precisa saber Como usar o Cron e o Crontab.

Comandos do Linux para gerenciamento de discos rígidos e partições

Fdisk

No caso de não ter uma interface gráfica para o gerenciamento do Disco Rígido (algo muito comum em distribuições dedicadas a servidores, pois melhoram o uso de recursos), essa ferramenta é a ideal, pois nos ajudará imensamente em nossas tarefas.

Com este utilitário, podemos criar, redimensionar, alterar, excluir, mover ou alterar partições usando o menu simples que ele fornece. Sua única limitação é que ele possui 4 partições primárias máximas para cada disco e um número de partições estendidas ou lógicas que serão alteradas de acordo com o tamanho do disco rígido.

Abaixo, mostraremos alguns dos comandos mais usados ​​para gerenciar o disco rígido e partições no sistema operacional Linux. Obviamente, lembramos que, para usar esses comandos, devemos fazê-lo com um usuário root ou usuários com privilégios semelhantes para evitar inconvenientes no momento das execuções.

Ver todas as partições

Com isso, obteremos uma lista de todas as partições existentes no sistema. A sintaxe corresponde ao comando junto com o argumento "-l" e eles serão listados em ordem de acordo com o nome de cada dispositivo.

fdisk –l

Ver um disco específico

Através deste comando, veremos todas as partições de um disco específico, usamos a sintaxe anterior, mas adicionamos o nome do dispositivo que queremos analisar. Por exemplo:

fdisk –l / dev / sdb

Veja todos os comandos disponíveis

O fdisk é uma ferramenta bastante completa. Se você quiser ver todas as opções disponíveis, basta digitar o comando seguido pelo nome do dispositivo a ser avaliado (um dispositivo no qual trabalhar). Depois de entrar no menu, pressione "m" para entrar na seção de ajuda e veremos a lista de possibilidades que temos que aplicar no dispositivo.

fdisk / dev / sdb

m

Mostrar toda a tabela de partição do sistema

Realizamos o mesmo processo anterior (coloque o comando junto com o nome de um dispositivo), mas, neste caso, a opção a ser usada é "p" e, com isso, obtemos uma lista completa de partições, associadas ao referido dispositivo.

fdisk / dev / sdb

p

Excluir uma partição

Se, por exemplo, o que queremos é excluir uma partição específica (suponha que / dev / sdb2), o primeiro passo é selecionar o disco onde podemos localizá-lo. Nesse caso, / dev / sdb.

fdisk / dev / sdb

Depois de entrar no menu fdisk, pressione a opção “d”, correspondente a 'excluir' na ferramenta. Depois disso, ele solicitará que você insira o número atribuído à partição que deseja excluir.

d

NOTA: A exclusão de uma partição leva à perda de absolutamente todos os dados que estão sob seu armazenamento, tornando sua recuperação quase impossível. Portanto, devemos ter certeza da lista de partições ao executar esta ação.

Quando tivermos certeza do número da partição que vamos excluir, o inseriremos e a próxima coisa a fazer é pressionar "w" (escrever, escrever) para testar e confirmar a ação. As alterações serão refletidas na próxima inicialização do sistema.

2

w

Crie uma nova partição

Podemos tirar proveito dos espaços não utilizados do disco rígido, atribuindo-o a uma nova partição. O processo é muito simples. Novamente, acessamos o menu fdisk, com o comando e o dispositivo como parâmetro.

fdisk / dev / sdb

No menu, pressione "n" (novo ou novo) para criar a nova partição.

n

O próximo passo será selecionar o tipo de partição, ou seja, se será primária ou estendida (conhecida como lógica). Se for primário, pressione "p" e para um "e" estendido.

Em seguida, ele solicitará dois dados, o primeiro e o último cilindro que identificarão a partição. Basta colocar "+ 10000M" em "último cilindro", ou o que significa que + (soma) 10000MB. Como outras opções, devemos escrever "w" para confirmar as alterações na tabela de partições e aplicá-las na reinicialização do sistema.

Formatar uma partição

Não podemos esquecer que, após criar uma nova partição, devemos formatá-la, pois não é uma ação aplicada por padrão. Para isso, apresentamos o seguinte comando:

mkfs.ext4 / dev / sdb5

Onde.ext4 indica o formato do arquivo para a partição e sdb5 é um valor que muda em cada sistema, dependendo da configuração da partição.

Verifique o tamanho de uma partição

Para verificar se nossa nova partição já foi criada e formatada, podemos usar o fdisk com o argumento "-s", que nos mostrará os blocos de tamanho que a partição ocupa. Por exemplo:

fdisk -s / dev / sdb5

Você pode estar interessado em ler: Como o sistema de arquivos está estruturado no GNU / Linux?

RECOMENDAMOS VOCÊ Programas alternativos para design gráfico no Linux

Corrija a tabela de partição

Pode ser que tenhamos excluído partições intermediárias, ou seja, nosso disco é particionado em sdb1, adb2, sdb3, sdb4 e sdb5 e adb3 e sdb4 foram excluídos. Isso nos leva a receber um erro semelhante a: As entradas da tabela de partições não estão em ordem de disco, indicando que as partições não estão em ordem por disco e que temos um espaço indevidamente alocado ou não alocado.

A solução é simples, entramos no menu fdisk como expliquei nas seções anteriores, com o parâmetro da unidade a ser trabalhada:

fdisk / dev / sdb

Seguido por eles, pressione "x" para inserir opções avançadas de fdisk. E, em seguida, pressione "f" (correção) para informar a ferramenta para reparar a tabela de partição. Para finalizar, escrevemos "w" e, com isso, ao reiniciar, o sistema fará as alterações e nossas partições serão reorganizadas.

Esperamos que todas essas informações sejam úteis para você, não se esqueça de nos deixar nos comentários se tiver sido útil para você ou para outras ferramentas usadas para gerenciar o disco rígido e as partições na sua distribuição. ?

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button