Tutoriais

Invólucro do disco rígido ou como tirar proveito do seu disco rígido antigo ⭐️

Índice:

Anonim

Com uma simples caixa de disco rígido, podemos tirar proveito do nosso antigo HDD Você sabia? Por dentro, ensinamos como fazer isso facilmente.

Os discos rígidos envelhecem com o passar do tempo, o que nos leva a considerar o que fazer com eles. Muitos acabam jogando-os fora porque não sabem que, com um caso, podem dar uma nova vida ao seu disco rígido. Portanto, desde que o HDD seja bom, podemos obter desempenho com ele.

Índice de conteúdo

Compre um estojo para o seu disco rígido antigo

Um gabinete de disco rígido externo transparente. Dentro é um HDD Seagatea Barracuda.

Um disco rígido pode ficar velho, mas ainda pode conter memórias preciosas. A primeira solução seria transferir esses dados do disco rígido antigo para o novo disco rígido, certo? Mas, não precisamos deixá-lo morrer sozinho.

Com o avanço da tecnologia, os HDDs mecânicos estão sendo substituídos pelos SSDs. Assim, podemos comprar um gabinete de disco rígido antigo para transformá-lo em um disco rígido externo. Essa opção é muito interessante porque essas caixas são muito baratas e, dessa forma, podemos continuar usando o disco rígido.

Além disso, pense que os discos rígidos externos são, na maior parte, mecânicos. Em outras palavras, não apenas jogamos um disco rígido no lixo, mas também nos salvamos comprando um novo para transportar dados. Por outro lado, sempre podemos remover o gabinete e usá-lo novamente como um disco rígido interno. Se tiver 2, 5 polegadas, podemos usá-lo em laptops, por exemplo.

Um gabinete básico de disco rígido pode não chegar a € 10, o que é ridículo em comparação com a compra de outro disco rígido para esses fins. Além disso, existem caixas para todos os tipos de discos rígidos, de 2, 5 ou 3, 5 polegadas.

Escolhendo o disco rígido

Antes de comprar um estojo, seria bom saber qual disco rígido é mais conveniente. Quando dizemos "HDD antigo", podemos nos referir a dispositivos IDE, que são "bastante antigos". Então, vamos avaliar certos aspectos para escolher o disco rígido ideal.

Vida util

É recomendável conhecer a vida útil do disco rígido para saber se ele está atualizado ou se ainda podemos obter desempenho. Para isso, recomendamos o programa CrystalDiskInfo, que faz um diagnóstico rápido e relevante para nos informar o status do componente.

Verifique as configurações SMART para ver como está. Você pode fazer isso da seguinte maneira:

  • Abra o menu Iniciar e digite " prompt de comando " ou " cmd ".

  • Escreva o seguinte:

wmic diskdrive obter status

Você precisa obter 4 "OK" para saber que é perfeito; caso contrário… como Rosalía diria "mal".

Fator

Dissemos antes que os discos rígidos podem ter 3, 5 polegadas ou 2, 5 polegadas. O primeiro normalmente requer uma fonte de alimentação externa para funcionar, como é o caso de certos discos rígidos externos. Este último não requer energia extra, portanto, precisaríamos apenas de um cabo.

Para saber um pouco sobre eles: os 2, 5 polegadas têm menos capacidade e são o formato de SSDs ou HDDs para laptops; o de 3, 5 polegadas é o fator que vemos na área de trabalho.

Ao comprar o estojo, seja claro sobre o fator que seu disco rígido possui.

Velocidade e capacidade

Existem diferentes velocidades nos discos rígidos mecânicos: 5.400 RPM, 7.200 RPM ou até 10.000 RPM. Quanto maior a sua velocidade, mais ela irá esquentar; pelo contrário, quanto mais lento, mais frio.

No entanto, diferenciamos essas velocidades de acordo com o uso que você fornece. No caso de usarmos o disco rígido de tempos em tempos para fazer backup ou nos enviar algo, é recomendável um de alta velocidade. Se o usarmos continuamente, a melhor coisa a fazer é ir para uma das 5.400 RPM. Dizemos tudo isso no caso de você ter vários no escritório ou em casa.

É claro que aqueles com mais RPM mostrarão melhor desempenho com conexões USB 3.0. No entanto, não é uma melhoria de desempenho palpável. Mas, o verdadeiro problema seria que o USB 2.0 não possui hardware ou firmware para suportar discos rígidos grandes, como aqueles com capacidade superior a 2 TB.

Interface

Este aspecto é muito importante porque muitas pessoas não consideram isso. Supondo que seus discos rígidos sejam antigos, eles podem ter uma interface PATA ou SATA. O primeiro é mais conhecido como IDE, que estava no mercado até 2005. O segundo foi introduzido em 2003 e tem sido um padrão desde então.

Como uma dica, se for IDEnão vale a pena mantê-lo, exceto nostalgia ou certos casos. Nesse caso, eu transferiria todas as informações do disco rígido e as venderia ou descartaria. Por outro lado, se for SATA, aconselho a não jogá-lo fora e reutilizá-lo.

Escolha o caso

Nesta seção, não vamos nos referir às cores das caixas, mas às diferentes funcionalidades de cada uma. Você não apenas verá tripas, mas também outros propósitos ou missões que podemos acomodar.

Disco rígido interno

Podemos tirar proveito desses discos rígidos como HDDs internos, embora aqui façamos uma diferenciação de tamanhos.

Gabinete de disco rígido USB 3.0 ORICO de 2, 5 ", SATA III 6 Gb / s, para laptop HDD e SSD de 2, 5 mm e 9, 5 mm de 2, 5 polegadas Com garantia de 18 meses e serviço técnico de vida útil completa a partir da data de compra 8, 59 EUR

No caso dos de 2, 5 polegadas, podemos reutilizá-los em um laptop, por exemplo. No entanto, também é possível usá-los em uma área de trabalho normal. Tudo isso, sabendo que eles serão discos rígidos para armazenar dados de maneira simples, pois a velocidade de leitura / gravação será muito lenta em comparação com o que podemos desfrutar hoje.

Não aconselho instalar o Windows nesses discos rígidos, a menos que você não tenha outros.

Disco rígido externo

Aqui vamos ampliar um pouco mais, porque muitas pessoas usam esse propósito para reutilizar seus discos rígidos. Nesse sentido, há várias coisas a serem lembradas:

  • Tamanho e alimentação. Como eu disse antes, o 3, 5 polegadas precisa de energia externa; o 2.5 não. Por outro lado, tenha cuidado com o gabinete solicitado: ele deve estar de acordo com o tamanho do disco rígido. Portas Ao comprar um estojo, podemos estar interessados ​​em que ele venha com o USB 3.0, por exemplo.

Material da carcaça

Parece bobagem, mas não é. Normalmente, os alojamentos são construídos de plástico ou metal. Acabamentos metálicos são essenciais para a dissipação de calor dos discos rígidos. Portanto, recomendamos o metal, em vez do plástico. Diga que, se você só usar o disco rígido para fazer backups, com o invólucro plástico você terá bastante.

Temos que aconselhar contra casos " robustos " , porque estaremos pagando muito dinheiro para proteger nossos discos rígidos. Você pode dizer "Bem, cara, não seria ruim proteger nosso disco rígido!", Mas tenha certeza de que esses componentes não caem por mágica, não é algo que carregamos em nossas mãos o tempo todo.

Se você está preocupado com a proteção do seu disco rígido, compre um estojo para ele. Eles custam muito pouco dinheiro e os protegem quando os transportamos de um lugar para outro.

Doca

Imagine que queremos converter nossos HDDs em discos rígidos externos, mas não queremos transportá-los, queremos conectá-los de maneira fixa. Nesse caso, um encaixe é perfeito porque podemos conectar vários discos rígidos e sempre o teremos à mão no PC.

Podemos comprar docas por 20 a 30 euros, podendo conectar discos rígidos antigos de 2, 5 e 3, 5 polegadas. De fato, até encontramos baías de IDE para as mais antigas.

Tccmebius TCC-S862-DE USB 2.0 para IDE SATA Baha Estação de acoplamento para disco rígido duplo HDD com leitor de cartão e hub USB 2.0 para SSD de 3, 5 polegadas IDE SATA I / II / III HDD de 3, 5 polegadas US $ 22, 98

Até agora, este pequeno tutorial, espero que tenha ajudado e que você possa dar uma nova vida ao seu disco rígido. Se você tiver alguma dúvida, vá em frente!

Recomendamos os melhores discos rígidos do mercado

Você reutilizou seu disco rígido antigo? Você tem uma idéia diferente para reciclar discos rígidos antigos?

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button