Tutoriais

▷ Tipos de placas-mãe: at, atx, lpx, btx, micro atx e mini itx

Índice:

Anonim

A placa-mãe é o coração de um PC, é a principal placa de circuito impresso presente nos computadores, que contém os principais componentes eletrônicos do sistema, como a unidade central de processamento e a memória, além de fornecer os conectores para outros periféricos importantes.. Neste artigo, veremos os diferentes tipos de placas-mãe, bem como suas características mais importantes.

Os principais tipos de placas-mãe que existem ou já existiram

Sem mais delongas, vejamos os diferentes tipos de placas-mãe que povoaram o mercado de PCs.

Recomendamos a leitura do nosso artigo sobre as melhores placas - mãe do mercado

Na placa mãe

Uma placa - mãe AT possui dimensões da ordem de algumas centenas de milímetros, grandes o suficiente para não caber em mini mesas, essas dimensões dificultam a instalação das novas unidades. O conceito de conectores de seis pinos nasceu para funcionar como conectores de energia para esses tipos de placas-mãe. Produzida em meados da década de 1980, essa placa-mãe durou muito tempo desde o Pentium p5 até os dias em que o Pentium 2 foi usado pela primeira vez.

Placa-mãe ATX

Popularmente conhecido como ATX, eles são os revestimentos base produzidos pela Intel em meados da década de 90 como um aprimoramento para placas-mãe que funcionavam anteriormente, como a AT. Esses tipos de placas-mãe diferem de seus equivalentes AT na maneira como essas placas permitem a troca de peças conectadas. Além disso, as dimensões desta placa-mãe são menores que as da placa-mãe AT e, portanto, também é permitido um local adequado para as baias de unidade.Algumas alterações foram feitas no sistema de conectores da placa-mãe. As placas-mãe AT possuíam um conector de teclado e slots adicionais para vários plugins foram fornecidos nas placas traseiras. Seu tamanho é 305 mm × 244 mm.

Placa-mãe LPX

Placas- mãe de extensão de baixo perfil, mais conhecidas como placas-mãe LPX, foram criadas após ATs na década de 90. A principal diferença entre essas placas e as mais antigas é que as portas de entrada e saída para elas estão presentes no parte traseira do sistema. Este conceito provou ser benéfico e também foi adotado pelos modelos AT em suas versões mais recentes. O uso de uma placa riser também foi feito para a colocação de mais alguns slots. Mas esses cartões de expansão também colocavam o problema de que o fluxo de ar não era adequado. Além disso, algumas placas LPX de baixa qualidade nem sequer tinham um slot AGP real e apenas estavam conectadas ao barramento PCI. Todos esses aspectos desfavoráveis ​​levaram à extinção desse sistema de placas-mãe e foram sucedidos pelo NLX.

Placa-mãe BTX

O BTX foi desenvolvido para reduzir ou evitar alguns dos problemas que surgiram ao usar as tecnologias mais recentes. As novas tecnologias geralmente exigem mais energia e também liberam mais calor quando implementadas nas placas-mãe, de acordo com a especificação ATX de cerca de 1996. O padrão ATX e o padrão BTX foram propostos pela Intel. O desenvolvimento adicional dos produtos de varejo BTX foi cancelado em setembro de 2006 pela Intel depois de aceitar a decisão da Intel de focar novamente em CPUs de baixo consumo de energia após sofrer problemas como dimensionamento e térmicos com o Pentium 4.

O design do BTX fornece um caminho de fluxo de ar mais reto com menos dificuldade, resultando em melhores recursos gerais de refrigeração. Em vez de um ventilador de refrigeração dedicado, é montado um grande ventilador de caixa de 12 cm, que extrai o ar diretamente da parte externa do PC e depois resfria a CPU através de um duto de ar. Outro recurso do BTX é a montagem vertical da placa-mãe no lado esquerdo. Esse tipo de recurso faz com que o dissipador de calor da placa gráfica ou o ventilador fique voltado para cima, e não na direção da placa de expansão adjacente.

Placa-mãe Pico BTX

O Pico BTX é um fator de forma da placa-mãe destinado a fabricar padrões BTX de tamanho ainda menor. Isso é menor do que muitas placas-mãe atuais de tamanho "micro", portanto o nome "Pico" foi usado. Essas placas-mãe compartilham uma metade superior comum com os outros tamanhos da linha BTX, mas suportam apenas um ou dois slots de expansão, projetados para aplicativos de cartão de meia altura ou cartão riser.

Nos estágios iniciais de uso, as placas-mãe ATX e BTX eram tão análogas que era possível mover uma placa-mãe BTX para uma caixa ATX e vice-versa. Em estágios posteriores, o fator de forma BTX sofreu uma grande modificação ao convertê-lo em uma imagem espelhada do padrão ATX. As unidades de fonte de alimentação BTX podem ser trocadas com as mais recentes unidades ATX12V, mas não com fontes de alimentação ATX mais antigas que não possuem o conector adicional de 12 pinos de 4V.

Placas-mãe Micro ATX

MicroATX é um tipo de formato pequeno e padrão da placa-mãe para PC. O tamanho máximo de uma placa MicroATX é 244 mm × 244 mm, enquanto o padrão ATX é 25% maior com dimensões de 305 mm × 244 mm. As placas-mãe MicroATX atualmente disponíveis são compatíveis com os processadores Intel ou AMD, mas no momento não há nenhuma outra arquitetura além de x86 ou x86-64.

Placas-mãe Mini ITX

O Mini-ITX é um fator de forma da placa-mãe de 17 × 17 cm de baixa potência. Foi projetado pela VIA Technologies em 2001. Eles são usados ​​principalmente em sistemas de computador com fator de forma pequeno (SFF). As placas Mini-ITX também podem ser facilmente resfriadas devido à sua arquitetura de baixo consumo de energia. Essa arquitetura os torna amplamente úteis para sistemas de PC de home theater ou sistemas em que o ruído pode diminuir a qualidade ou o valor da experiência do filme. Os quatro orifícios de montagem em uma placa Mini-ITX estão alinhados com os quatro orifícios nas placas-mãe de especificação ATX e os locais do backplane e do slot de expansão são os mesmos. Portanto, as placas Mini-ITX podem ser usadas em locais projetados para ATX, micro-ATX e outras variantes ATX, se necessário. O fator de forma Mini-ITX possui local para um slot de expansão, pertencente a um slot PCI padrão de 33MHz 5V e 32 bits. Algumas placas baseadas no processador não-x86 possuem um slot PCI de 3, 3V e as placas Mini-ITX 2.0 (2008) possuem um slot PCI-express × 16.

Certamente você está interessado em ler alguns de nossos guias:

Isso encerra nosso artigo sobre os diferentes formatos de placas-mãe e suas características. Você pode deixar um comentário se tiver alguma dúvida.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button