Processadores

Placas gráficas integradas: tudo o que você precisa saber

Índice:

Anonim

Uma placa de vídeo integrada (iGP: Integrated Graphics Processor) tem esse nome porque depende da memória principal do sistema ou da nossa amada memória RAM. Os chips embutidos de hoje são incorporados diretamente na CPU, que determina quanta RAM será usada para processar gráficos em um jogo.

Deseja saber mais sobre placas gráficas integradas? Não perca o nosso artigo!

Índice de conteúdo

Placas gráficas integradas: tudo o que você precisa saber

As unidades integradas ficam muito atrás das GPUs dedicadas, mas isso não significa que elas não carregam muito peso. Ao longo dos anos, tanto a Intel quanto a AMD tomaram medidas significativas para criar processadores que não são completamente inúteis quando se trata de jogos.

Graças à fabricação aprimorada dessas placas gráficas, agora podem ser introduzidos mais transistores, o que significa que eles podem oferecer a muitas placas gráficas de nível de entrada mais do que um desempenho aceitável.

Os gráficos integrados variam dependendo do tipo e modelo da CPU do computador. Para processadores Intel, as opções variam do Intel HD Graphics 500 baseado em Celeron até a última geração de gráficos Intel HD620 de 8ª geração.

Uma GPU " Intel Core i Series" integrada deve ser capaz de lidar com um número razoável de jogos com uma configuração razoável, mas se você quiser viver de acordo com os títulos mais exigentes, apenas os processadores gráficos AMD Ryzen VEGA poderão lutar. decente. Enquanto as GPUs Iris da Intel oferecem desempenho mais rápido que os gráficos Intel HD, principalmente porque eles têm um módulo de memória integrado pequeno, mas rápido, para ajudá-los a acelerar.

Se você optar por seguir o caminho da AMD, sabe-se que os processadores da série A da empresa são adequados para jogos. A A10-7890K, por exemplo, pode lidar com jogos 3D e de alta definição, graças aos seus oito núcleos Radeon R7 GPU, tornando-a uma opção atraente para quem procura criar um PC econômico para jogos. Também existem vários cartões de baixo orçamento disponíveis de fabricantes populares, como o RX 550 ou Nvidia GTX 1030, com desempenho decente nas resoluções 1920 x 1080. Embora as APUs AMD Ryzen 3 2200G e APUs AMD Ryzen 5 2400G tenham dado um bom salto evolucionário e se tornar o líder indiscutível.

Nem as GPUs Intel Iris Plus nem as APUs Ryzen 3 e Ryzen 5 suportam os chips gráficos discretos comuns no Crossfire, mas eles podem jogar a maioria dos jogos com taxas de quadros aceitáveis ​​(FPS). Ao configurar um jogo, comece com a menor configuração de vídeo e aumente gradualmente até o ponto em que a taxa de quadros não pode exceder 30 ~ 50 fps.

OLHO: Você sempre pode instalar uma placa gráfica dedicada em um processador com placa gráfica integrada. A placa integrada está desativada e toda a potência gráfica é feita por nossa GPU dedicada .

Jogos em 4K, realidade virtual e gráficos integrados

Todas as CPUs lançadas nos últimos quatro anos podem enviar vídeo para uma tela 4K. No entanto, isso não significa que a GPU Intel HD ou AMD Radeon possa acessar automaticamente jogos em resolução 4K.

A reprodução de vídeos em 4K é fácil para gráficos integrados porque os vídeos já foram renderizados. No entanto, para processar um jogo em 4K, uma GPU precisa renderizar seqüências individuais de imagens de alta resolução em velocidades muito altas e, no mesmo ciclo, enviá-las para a tela.

Atualmente, apenas placas gráficas dedicadas de última geração podem garantir jogos em 4K sem interrupções (consulte GTX 1080 Ti). As opções ficam ainda mais limitadas quando se trata de realidade virtual, o que significa que, se o seu for um dispositivo de jogo barato, pode ser melhor manter suas expectativas mais sob controle. Você tem sorte se os seus gráficos integrados conseguirem jogos decentes em 1080p (mas, na verdade, poucos o fazem).

Os gráficos integrados percorreram um longo caminho. Atualmente, você não precisa comprar uma placa de vídeo dedicada para desfrutar do seu jogo favorito. Tudo o que você precisa é de uma boa CPU e uma boa quantidade de RAM. Um chip integrado decente pode não oferecer a capacidade de jogar os jogos mais pesados, mas um grande número deles o faz (indies ou muito dependentes da CPU).

GPUs integradas: consumo de energia e jogos

Atualmente, a maioria das placas-mãe inclui GPUs embutidas na placa-mãe ou até na própria CPU. Por décadas, é comum os fabricantes de placas-mãe incluírem uma GPU reparável (embora não particularmente poderosa) no chipset da placa-mãe que não requer hardware adicional.

Ao comprar uma placa-mãe, você terá uma GPU integrada que pode produzir uma imagem na tela. Nos últimos seis anos, mais ou menos, essa GPU integrada foi integrada à CPU.

As GPUs integradas são ótimas porque são fáceis de encontrar. Você nem precisa pensar sobre isso: combine uma placa-mãe e uma CPU de primeira linha (ou compre um computador pré-montado de um revendedor) e pronto, basta conectar o monitor.

Os gráficos integrados também são muito eficientes em termos de consumo de energia, pois usam muito pouca energia além do que a CPU já estava usando. E, graças à sua padronização, você raramente encontrará problemas de driver ou compatibilidade.

Obviamente, os gráficos integrados também têm suas desvantagens. Primeiro, eles são fracos. Eles destinam-se às demandas de um usuário de desktop que lê e-mail, navega na Web e escreve documentos, não para usuários que fazem coisas mais exigentes, como jogos. Inicie um jogo moderno em uma GPU integrada e ele poderá oscilar ou, pior ainda, não carregar o jogo.

Além disso, uma GPU integrada compartilha todos os recursos compartilhados pela CPU, incluindo o conjunto de RAM. Isso significa que qualquer tarefa gráfica pesada que você executar no sistema incorporado, como renderizar um vídeo ou jogar um videogame 3D de próxima geração, ou algo assim, consumirá muitos recursos do sistema e pode não ser suficiente.

GPUs dedicadas: desempenho e consumo de energia

No lado oposto da faixa de GPU, tanto em preço quanto em desempenho, você encontrará GPUs dedicadas. GPUs dedicadas, como o nome indica, são peças separadas de hardware dedicadas exclusivamente ao processamento gráfico.

O maior benefício de uma GPU dedicada é o desempenho. Uma placa de vídeo dedicada não apenas possui um chip de computador sofisticado projetado explicitamente para a tarefa de processamento de vídeo, a GPU, mas também possui RAM de tarefa dedicada (que geralmente é mais rápida e otimizada para tarefas que a RAM). visão geral do sistema). Esse aumento de poder não apenas beneficia tarefas óbvias (como jogar videogame), mas também facilita e agiliza o processamento de imagens no Photoshop.

Além de um aumento radical no desempenho, as placas GPU dedicadas geralmente oferecem uma variedade mais ampla e moderna de portas de vídeo do que a placa-mãe. Enquanto a placa-mãe pode ter apenas uma porta VGA e uma porta DVI, a GPU dedicada pode ter essas portas mais uma porta HDMI ou até portas duplicadas, como duas portas DVI, permitindo que vários monitores sejam facilmente conectados.

Embora todas essas coisas sejam incríveis, também tem seus contras. Primeiro, há a questão do custo. Além disso, você precisa de um slot de expansão gratuito na placa-mãe do computador e não apenas de um slot antigo, mas de um slot PCI-Express x16 para a grande maioria das placas, além de uma fonte de alimentação com GPUs (Free Free Power). precisa de energia) e os conectores de energia adequados para a GPU.

Quando se trata de uso de energia, o aumento do consumo de energia nos eletrônicos significa aumento do calor, e é por isso que as GPUs de ponta oferecem ventiladores e dissipadores de calor maiores e mais robustos que os mantêm resfriados.

Cartão integrado para quase todas as tarefas

A primeira e principal razão pela qual as pessoas recebem uma GPU dedicada é para jogos. Mas você não precisa de uma GPU dedicada para assistir a vídeos (mesmo vídeos em HD). Você não precisa de uma GPU dedicada para aplicativos de email, processamento de texto ou qualquer tipo de pacote do Office. Você nem precisa de uma GPU dedicada para jogar jogos antigos, pois os gráficos integrados de hoje são muito melhores do que as placas de vídeo dedicadas das décadas anteriores.

No entanto, você precisa de uma GPU dedicada para reproduzir títulos 3D modernos com um alto coeficiente de cálculo em toda a sua plenitude. Placas gráficas dedicadas também são úteis para alguns não-jogadores. Se você editar muitas fotos e trabalhar intensamente com o Photoshop, editar vídeos ou qualquer tipo de renderização, certamente receberá um PLUS de uma GPU dedicada. Tarefas no Photoshop, como filtragem, distorção / transformação e outras, aproveitam a energia extra que uma GPU fornece.

GPU dedicada para instalar vários monitores

Embora a maioria das pessoas compre uma GPU para jogos, também há um número considerável (embora muito menor) de pessoas que compram uma placa gráfica dedicada para expandir o número de monitores suportados por seus equipamentos.

Sem uma placa gráfica dedicada, adicionar monitores adicionais ao seu computador é uma aventura complicada. Algumas placas-mãe suportam o uso de várias portas de vídeo, por exemplo, a placa-mãe tem uma porta HDMI e uma porta Displayport e você pode alterar uma configuração no BIOS para usar as duas, mas a maioria das placas-mãe não o permitem.

Outras placas-mãe permitirão que você mantenha os gráficos integrados ativados e adicione uma GPU dedicada low-end para obter uma porta extra, mas muitas não.

A solução para os amantes de vários monitores é uma GPU dedicada que possui portas de vídeo suficientes para o número de monitores que deseja usar.

C

Os gráficos integrados de hoje, começando com o Intel HD 620, são suficientes para a maioria das pessoas que não joga jogos triple A, jogos competitivos, edita vídeos em 4K ou trabalha com o AUTOCAD.

As GPUs das séries Intel e AMD Ryzen APU são uma melhoria significativa em relação ao HD 620 e aumentarão a velocidade das tarefas profissionais, mas ainda fornecerão uma experiência de jogo 'esparsa' para os títulos mais exigentes.

RECOMENDAMOS VOCÊ Os melhores processadores do mercado (outubro de 2018)

Para quem deseja aproveitar os jogos mais recentes, modelos 3D ou edição de vídeo em 4K, uma GPU dedicada aumentará bastante o desempenho. O que você acha disso?

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button