Tutoriais

O que o overclock pode trazer para o seu PC: vantagens e desvantagens

Índice:

Anonim

Embora não seja uma prática particularmente difundida entre o amplo espectro de usuários de PC; é muito provável que você já tenha ouvido o termo Overclock (OC) antes. Refere-se a uma atividade focada em aumentar o desempenho de alguns dos componentes que compõem a equipe; Hoje vamos explicar o que é Overclocking e o que ele pode trazer para o nosso computador.

Índice de conteúdo

O que é Overclocking

Para entender o termo "Overclock", é necessário saber que a grande maioria de nossos componentes está sincronizada com um relógio interno que define o ritmo (pulsos) em que esses componentes funcionam. Sua velocidade é medida por ciclos de mudança por segundo e geralmente os descrevemos em hertz (Hz). Quanto mais altos esses hertz, maior é a velocidade teórica na qual um componente específico opera, como um processador.

Overclock traduz literalmente do inglês como "on the clock"; é assim que essa prática se concentra no aumento do ritmo operacional do relógio interno de nossos componentes. Geralmente, acima das especificações do fabricante; a partir daí o próprio termo nasce.

Por que essa prática?

A principal razão pela qual essa prática é tão difundida entre usuários avançados deve-se à possibilidade de melhorar o desempenho dos componentes que eles já possuem, sem a necessidade de modificá-los; Há também uma comunidade entusiasmada em torno da prática, sempre procurando arranhar mais alguns hertz nas peças de seus equipamentos. Além disso, as melhorias no desempenho que podemos obter através do overclock são geralmente substanciais; é por isso que é uma prática tão exigida e documentada.

É sensato dizer que não está isento de problemas e limitações (alguns físicos e outros baseados em políticas). Caso contrário, o overclock seria usado por todos e para todos os fins antes de adquirir qualquer peça nova. No final deste texto, investigaremos alguns desses fatores, bem como vantagens a serem consideradas para equilibrar o saldo.

Para quais componentes essa prática é normalmente realizada?

Quando falamos sobre o relógio interno e como o modificamos para alcançar o overclock desejado, mencionamos que há um grande número de componentes aos quais podemos aplicar essa prática. Apesar da veracidade dessas palavras, algumas delas se destacam acima das demais; De todos eles, os mais populares são os seguintes:

O processador (CPU)

Sem dúvida, a peça que muitos usuários pensam quando ouvem a palavra "overclock". O processador é a peça central de todos os equipamentos e participa dessa prática desde os primeiros tempos pelos usuários. Uma prática que não é do agrado de grandes fabricantes. O overclock do processador tem enormes efeitos no desempenho do computador em alguns cenários.

Recomendamos a leitura dos melhores processadores do mercado

Atualmente, o overclock em processadores domésticos é relativamente limitado a determinados intervalos e séries. Da AMD, temos mais liberdade, com o multiplicador desbloqueado em todos os seus processadores Ryzen e em muitos chipsets compatíveis; infelizmente, esses modelos geralmente não têm muito espaço para melhorias ou têm restrições de tempo . A Intel torna as coisas mais difíceis a esse respeito. Primeiro, apenas os processadores da série K têm o multiplicador de clock desbloqueado, e só podemos praticar essa atividade em seus chipsets de última geração.

Intel Bx80684I99900K Intel Core I9-9900K - Processador, 3.60Ghz, 16MB, LGA1151, cinza de material de alta qualidade. 555, 40 EUR AMD Ryzen 9 3900X - Processador com ventilador Wraith Prism DT RYZEN 9 3900X CAIXA AM4 105W 105W WW PIB SR4; É da marca AMD; É de grande qualidade 482, 98 EUR

Placa gráfica (GPU)

Outra peça com um certo papel de liderança nessa prática é a placa de vídeo e as partes que a compõem. A realização de um CO neste componente é uma prática comum entre os jogadores preocupados com o desempenho de sua equipe.

Ferramentas como o MSI Afterburner são responsáveis ​​por executar o OC em nossos cartões de maneira relativamente segura.

As instalações ao realizar essa prática a tornam relativamente segura e popular entre alguns usuários; Infelizmente, o CO desse componente é limitado, inconsistente e geralmente não envolve uma grande alteração no desempenho. A maioria dos modelos montados por outros fabricantes que não os desenvolvedores dessas GPUs geralmente aplica um OC de fábrica.

Memórias RAM

O OC para RAMs ganhou força durante a primeira geração de processadores Ryzen; principalmente devido à enorme dependência destes sobre as velocidades desta peça. É um componente que intervém diretamente na operação geral de nossos programas e do próprio equipamento, portanto seu OC afeta muitos clubes. Nossa placa geralmente executa um OC para esse componente a partir do perfil XMP, mas podemos modificar esses parâmetros por conta própria.

No entanto, o processo de overclock de nossas memórias é tedioso e o desempenho real que podemos obter dela é insuficiente na maioria dos cenários. Deve-se notar que produtos como APUs, ou os processadores Ryzen de primeira geração acima mencionados, veem essa prática como um poderoso aliado.

As consequências de fazer OC em nossa equipe

O multiplicador do relógio que modificamos para executar o CO em nossos equipamentos determina o número de pulsos eletrônicos que esses componentes recebem em cada ciclo. Aumentar sua taxa geralmente significa aumentar a corrente que passa através de transistores e circuitos; um evento que inequivocamente leva a um aumento de tensões (atingiu um certo ponto). Ou seja, há um limite para o que podemos aumentar o desempenho através do OC em cada parte antes de aumentar a tensão.

RECOMENDAMOS O histórico do teclado QWERTY

Existem limites impostos pelo fabricante para essas tensões; Aumentar excessivamente esses níveis acaba danificando os componentes envolvidos. Além disso, o aumento das tensões sempre leva a um aumento no calor residual que todos os componentes eletrônicos emitem; razão pela qual o calor pode chegar a ser um fator a considerar muito.

Algumas palavras finais: pratique ou não

Independentemente de suas conseqüências, o overclock é uma prática interessante com uma longa história dentro do setor de computação. Seus benefícios têm quase tanto peso quanto suas possíveis desvantagens; eles geralmente definem o tom que determina se um usuário está ou não disposto a executar um OC em seu computador. Como conclusão, listamos aqueles que, para nós, são os mais notáveis:

Vantagens mais marcantes do overclock

Sem dúvida, a possibilidade de obter maior desempenho das partes que já temos é a grande atração do CO. Obter um melhor desempenho em situações que nossos componentes de fábrica não seriam capazes de lidar é um grande atrativo.

Fora isso, a história desse meio nos mostrou que é possível manter certas peças como relevantes ao longo do tempo, graças a essa prática; Um bom exemplo disso pode ser os processadores Sandy-Bridge ou Haswell da Intel, que ainda hoje ocupam muitas equipes funcionais.

Desvantagens mais notáveis ​​do overclock

Como já mencionamos em um de nossos parágrafos anteriores, o CO não é uma fonte infinita de desempenho. Sua prática envolve alterações em certos parâmetros sensíveis de nossos equipamentos, com consequências que se manifestam na forma de calor, consumo e instabilidade.

Recomendamos que você monte a RAM

É muito importante poder enfrentar ambos para executar um overclock satisfatório; e, apesar disso, devemos ter em mente que não nos livraremos de consequências como o maior desgaste das peças do nosso equipamento. Além disso, em algumas plataformas, ter a possibilidade de fazer essa prática envolve pagar um extra quando se trata de obter nossos componentes.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button