Tutoriais

O que é um produto OEM: vantagens e desvantagens?

Índice:

Anonim

O que é um produto OEM ? Devo comprar? Vale a pena a redução de preço ? Windows 10 OEM? Licença OEM? Cartuchos de tinta OEM? Explicamos o que isso significa e tudo o que você precisa saber neste artigo!

Quando se trata de oferecer uma solução aos clientes, os fabricantes sempre discutem como atender adequadamente às suas necessidades. Isso inclui uma análise aprofundada do que é melhor para você, seja fabricando seus próprios produtos ou fazendo parceria com outro fabricante para oferecer a melhor solução.

A parceria com fabricantes de produtos OEM permite que uma empresa reduza os custos de matérias-primas e o processo de fabricação desses produtos, enquanto também se concentra mais no design de seus próprios produtos.

Outro bom motivo para uma empresa fazer parceria com um fabricante OEM é o ciclo de vida desses produtos. Assim, embora o fabricante se concentre apenas na fabricação do referido produto, esse foco faz com que os produtos tenham uma vida útil mais longa devido à melhor seleção de materiais e processos.

Esses fabricantes de OEM incluem aqueles que vendem seus produtos para outra empresa afixando seu logotipo, enquanto outros não incluem sua marca, e muitos outros fabricantes vendem diretamente seus produtos de OEM ao consumidor final.

Índice de conteúdo

O que é um produto OEM?

Quando nos referimos a um produto OEM, que em espanhol significa " Fabricante de equipamento original ", geralmente nos referimos a qualquer empresa envolvida na fabricação de produtos que depois vende para outra empresa.

No setor de computação, esse conceito se aplica aos fabricantes que vendem seus produtos OEM para outra empresa montar seu próprio equipamento. Entre esses produtos OEM, podemos citar placas-mãe, processadores, discos rígidos e fontes de alimentação.

Para nos dar uma idéia mais precisa, a empresa Intel, que fabrica processadores para PCs, participaria desse grupo, uma vez que vende seus processadores para outras empresas para montar e vender seus computadores ao consumidor final, como acontece com os laptops da Asus, HP ou Acer que inclui processadores Intel em seus computadores domésticos, por exemplo.

O relacionamento que surge entre o fabricante do OEM e a montadora é geralmente chamado de "terceirização". Normalmente, esses produtos são comercializados na fábrica sem embalagem, uma vez que se destinam diretamente a fazer parte da embalagem de outro produto que será vendido ao consumidor final.

O conceito de produto OEM foi inicialmente associado a toda a empresa que desenvolveu seus produtos e que posteriormente foram revendidos sob a marca de outra empresa. De qualquer forma, esse conceito foi transformado ao longo dos anos, razão pela qual hoje se refere a diferentes situações.

Vantagens dos produtos OEM

  • Eles permitem que as empresas se concentrem em seus próprios produtos.Os fabricantes de OEMs especializados em seus produtos.Mais baixos custos de desenvolvimento e produção para fabricantes de PCs.Possibilidade de experimentar as tecnologias mais inovadoras.

Desvantagens de uma licença OEM

Um dos maiores pontos negativos da licença de OEM para produtos de software é que ela está sempre vinculada a um PC, não permitindo que essa mesma licença seja usada em outro computador. Com isso, entende-se por que essas licenças têm um preço tão acessível.

No caso de você optar por comprar uma licença OEM para o sistema operacional Windows 10, será necessário ativá-la por telefone ou internet do PC, fornecendo a chave do produto.

Mas os problemas começam se você deseja atualizar o hardware do PC; nesse caso, você pode substituir tudo, exceto a placa-mãe e o disco rígido. Se você quiser comprar um novo disco rígido, a licença do OEM não funcionará mais e você terá que comprar outro.

Windows 10 Professional 64 OEM OEM DVD - Licença Windows 10 Pro 64 Bit Spanish
  • O pacote inclui um DVD para instalar o Windows 10 Professional em espanhol de 64 bits e instruções.O OEM do Windows 10 Pro de 64 bits será enviado por correio em uma caixa selada oficial.A chave de ativação do Windows 10 Pro OEM está na caixa. Licença do Windows 10 Pro Inclui espanhol, além de inglês, alemão, italiano e outros.Use apenas o Windows 10 Professional OEM original. Cuidado com as versões piratas.
Compre na Amazon

Ainda assim, o que aconteceria se o disco rígido ou a placa-mãe precisassem ser substituídos sim ou sim? Se o seu PC já possui uma licença OEM do Windows, não há alternativa a não ser entrar em contato com o fabricante do computador (Dell, Lenovo, HP ou outra empresa) e solicitar suporte técnico para manter a validade da licença uma vez. que substituímos um desses componentes ou entre em contato com a Microsoft para validar o sistema operacional, há casos que o aprovaram e outros que o negaram.

Hardware OEM

Em relação ao hardware e outros dispositivos. Um clássico que encontramos em computadores pré-montados e em outros capacetes comuns que vemos é a lenda OEM de um cartucho de tinta, caso tenhamos uma impressora, seja laser ou jato de tinta. Essa legenda pode ser encontrada no mesmo catálogo de cartuchos de tinta ou em sua própria embalagem.

Isso significa que este cartucho foi fabricado pelo mesmo fabricante da impressora e funciona exclusivamente nesses computadores. Algo que pode ser negativo do ponto de vista do dinheiro, uma vez que um cartucho original desse tipo geralmente é mais caro que outros (genéricos) desenvolvidos por outros fabricantes.

Esses cartuchos alternativos (compatíveis e reciclados) são fabricados por empresas dedicadas somente a isso e que não fabricam impressoras. Isso torna o preço desses suprimentos mais barato e tem uma qualidade muito semelhante à original (OEM).

No entanto, é imperativo lembrar que você deve escolher um fornecedor de cartuchos reciclados com muito cuidado para obter a melhor compatibilidade e qualidade, em vez de apenas se concentrar em obter o cartucho mais acessível.

Garantia de impressora de cartucho não OEM

As empresas que desenvolvem produtos OEM tendem a mencionar na documentação dos produtos que a compra de cartuchos reciclados pode prejudicar o bom funcionamento da impressora, além de eliminar a validade da garantia.

Isso ocorre porque esses fabricantes afirmam que, ao danificar a impressora com produtos não OEM, eles não são responsáveis ​​por nenhum dano, anulando a garantia desta impressora.

De qualquer forma, de acordo com as disposições da Diretiva 93/13 / CEE e da Lei de fevereiro de 1995, o uso de um cartucho não oficial, mas compatível com a impressora, não expira a garantia da impressora.

Pessoalmente, usei impressoras com cartuchos compatíveis de qualidade e a única diferença é que elas foram usadas antes de um original. Eu acho que vale a pena se a diferença de preço for muito grande, pois você tem online, pois a Amazon oferece cartuchos originais a um preço muito bom.

Software OEM

No mercado, podemos encontrar não apenas hardware com esse tipo de licença, mas também software OEM. De qualquer forma, o software OEM é muito raro, ao contrário do que acontece com o hardware. Entre os softwares OEM mais comuns, podemos encontrar o sistema operacional Windows, programas de produtividade e aplicativos de segurança e até utilitários do sistema.

Um ponto negativo do software OEM é que ele não oferece suporte técnico aos usuários, limitando-se a ser comercializado com o logotipo de outra empresa e com um manual básico do usuário. É o fabricante do produto final que deve cuidar de fornecer ao usuário suporte técnico e documentação para este software.

A maioria desses produtos OEM recebe personalização do fabricante para caber em um PC específico; portanto, se estivermos usando uma licença OEM do Windows em um computador HP , provavelmente não funcionará quando tentarmos instalá-lo em uma máquina Lenovo, por exemplo. exemplo.

Da mesma forma, pode acontecer que essa mesma licença OEM também não seja válida para outra máquina HP, porque esse software foi projetado especificamente para um modelo HP.

Como você pode ver, embora o software OEM seja inicialmente mais barato que as versões mais completas deste produto destinadas ao consumidor final, a grande desvantagem é que não poderemos usá-lo em outras máquinas.

Tanto o antivírus quanto o próprio Windows, sendo um software OEM, já deixam a fábrica pronta para ser usada em um novo computador, o que a torna um tipo de licença muito mais limitado do que as licenças mais completas e com preços mais altos.

Quanto à ativação do software OEM, geralmente é realizada digitando um código que normalmente é encontrado em um adesivo anexado ao computador. De acordo com esse método de ativação, o software geralmente é chamado de “OEMAct” (tecnologia de controle de ativação do fabricante do equipamento original).

No entanto, esse tipo de software tem alguns detratores que afirmam que:

  • Eles oferecem funcionalidade limitada, não podem ser transferidos para outros equipamentos e, portanto, dependem do equipamento atual não estar danificado ou com defeito.Eles não oferecem ao usuário nenhum tipo de documentação ou manual de instalação, bem como serviço técnico.

Licença OEM no Windows

As diferentes licenças do sistema Windows sempre foram objeto de discussão e também de confusão. A maioria dos usuários não sabe quais são suas diferenças. E muitos outros nem sabem que essas licenças existem.

E mesmo para quem tem uma idéia das diferentes licenças do Windows, elas também não são totalmente claras sobre os limites de cada uma.

Quanto à licença OEM do Windows, essa é a mais acessível, algo positivo para a maioria dos usuários, mas também é a que apresenta mais restrições.

Windows 10 Professional 64 OEM OEM DVD - Licença Windows 10 Pro 64 Bit Spanish
  • O pacote inclui um DVD para instalar o Windows 10 Professional em espanhol de 64 bits e instruções.O Windows 10 Pro OEM de 64 bits será enviado por correio em uma caixa selada oficial.A chave de ativação do Windows 10 Pro OEM está na caixa. Inclui espanhol, além de inglês, alemão, italiano e outros.Use apenas o Windows 10 Professional OEM original. Cuidado com as versões piratas.
Compre na Amazon

Normalmente, esse tipo de licença é direcionado a montadoras de PCs como HP, Asus, Acer, lojas de computadores, entre outras, que montam equipamentos personalizados no mercado para consumidores finais.

É também o tipo de licença usada pelos integradores de sistemas, que fornecem o Windows pré-instalado a um preço bastante baixo quando uma configuração completa é vendida. Se uma pessoa comprar um PC Windows pré-instalado, quase 99% desta licença será OEM.

Tipos de licenças OEM no Windows

Cada tipo de licença OEM tem uma maneira diferente de ser ativada.

Licença OEM: DM

Essa é a licença que o computador de marca possui, que vem com uma pré-instalação do Windows 10. Por esse motivo, esses computadores geralmente vêm com um adesivo localizado em algum lugar do dispositivo. Isso significa que você não possui um código do produto.

Portanto, uma chave de pré-instalação bloqueada do sistema (SLP) é salva na tabela ACPI MSDM (Microsoft Digital Marker) do firmware UEFI da placa-mãe, que é lida automaticamente pela Instalação do Windows. Não é necessário inserir uma chave do produto ao reinstalar o Windows.

Licença OEM: SLP

Esse é o tipo de licença que acompanha os computadores da marca que oferecem uma pré-instalação do Windows XP, Vista ou 7. Nesses casos, o dispositivo sai da fábrica com um adesivo chamado Certificate of Authenticity (COA) da Microsoft. Além disso, em uma licença desse tipo, também vemos no adesivo uma chave do produto que ajudará a validação da instalação.

Para ativar esta licença, siga estas etapas: o certificado OEM e a chave SLP são salvos na tabela SLIC ACPI do BIOS da placa-mãe. Esses dois itens são comparados à chave do produto que acompanha o adesivo e ao arquivo de certificado OEM instalado no Windows; Se ambos coincidirem, a ativação do Windows será efetiva.

O sistema solicitará apenas a chave do produto para a etiqueta COA quando o Windows estiver sendo reinstalado, enquanto não será possível fazer uma ativação offline do sistema operacional usando o SLP.

Nessa situação, para obter a ativação, os usuários terão que fazer uma ligação telefônica usando a chave do produto na etiqueta COA. Posteriormente, a licença Windows OEM: COA é ativada.

- Licença OEM: COA: é o tipo de licença que ocorre quando você compra um computador de marca com uma pré-instalação do Windows XP, Vista ou 7; nesse caso, o usuário teve que usar a chave do produto impressa na etiqueta COA.

- Licença OEM: NONSLP (pré-instalação sem sistema bloqueado): uma chave do produto é incluída, da mesma maneira que na licença de varejo. Para ativar o Windows, isso pode ser feito pela Internet ou com uma ligação telefônica.

Se a compararmos em termos de operação, a licença OEM é completamente igual à versão Retail. Embora apenas com as chaves do produto OEM: DM e OEM: SLP, a ativação do Windows possa ser feita offline, sem a necessidade de entrar em contato com os servidores da Microsoft. Ambos vêm com computadores da Dell, HP, Asus e outros fabricantes importantes.

Se ocorrer uma falha técnica no Windows, será o fabricante desse computador ou o distribuidor da licença, mas não a Microsoft, que fornecerá suporte.

Diferenças entre uma licença de varejo e uma licença de OEM

As licenças OEM e Retail são praticamente as mesmas, exceto por essas pequenas diferenças:

  • O usuário que adquiriu um produto licenciado OEM não tem o Suporte Técnico da Microsoft disponível para obter assistência. Em vez disso, você precisa entrar em contato com o fabricante do equipamento para obter assistência.As licenças do OEM estão sempre vinculadas ao equipamento em que foram instaladas e ativadas pela primeira vez. Isso impossibilita transferi-los para outro computador.Embora os componentes de hardware do PC possam ser atualizados quando uma licença OEM estiver instalada, nesse caso, não será possível substituir a placa-mãe ou o disco rígido. Licença do OEM para atualizar o sistema operacional para uma nova versão. Em vez disso, você precisa comprar a licença para a nova versão.

Como sei se tenho uma licença de OEM ou de varejo?

Pressione os botões Windows + Pausa ao mesmo tempo para abrir o painel Sistema. Na parte inferior da nova tela, você verá "Windows Activation", onde verá um código alfanumérico ao lado.

O ID do produto está no formato xxxxx-xxxxx-xxxxx-xxxxx. Observe os caracteres no segundo grupo: se esses caracteres forem "OEM", significa que você possui uma licença OEM do Windows.

Por que os produtos OEM são mais baratos?

A principal razão pela qual os produtos OEM tendem a ser mais baratos é devido a economias de escala. Isso significa que uma empresa faz parceria com outras empresas para fabricar produtos de maneira massiva, de forma que o preço e o tempo de produção diminuam significativamente.

Em qualquer caso, é sempre recomendável verificar cuidadosamente o que um produto OEM inclui no momento da compra, porque, embora seja mais barato, geralmente não oferece alguns recursos adicionais , como suporte técnico. O mesmo vale para o seu desempenho.

Como regra geral, o hardware OEM geralmente é mais acessível do que o vendido em lojas de varejo. Ambos os tipos de produtos têm os mesmos níveis de desempenho e recursos, embora seja necessário ter em mente que o OEM vem sem os extras que podem ser necessários para sua operação.

Recomendamos a leitura dos melhores truques no Windows 10

Por exemplo, os processadores de computador OEM podem ser enviados da fábrica sem dissipador de calor, enquanto uma placa de vídeo ou disco rígido pode ser vendida sem os respectivos cabos ou adaptadores para operação. Como o software, o hardware OEM geralmente também não inclui suporte técnico.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button