Notícia

Qualcomm multada pela ue por práticas monopolísticas

Índice:

Anonim

Finalmente aconteceu, como havia rumores. A Qualcomm é multada em 242 milhões de euros pela UE por abusar de sua posição dominante no mercado de chips 3G. A empresa foi acusada de vender chips abaixo do custo para tirar seu concorrente Icera do mercado. Essa multa corresponde aos anos de 2009 e 2011. Assim, termina uma investigação de quatro anos a esse respeito.

Qualcomm multada pela UE por práticas monopolísticas

Não é a primeira vez que ele o repassa à empresa, que já no ano passado pagou uma multa milionária. Uma situação semelhante à que empresas como Apple ou Google experimentam.

Nova multa

Esse comportamento estratégico da Qualcomm impediu a concorrência e a inovação neste mercado. Além disso, representava uma limitação das opções disponíveis aos consumidores em um setor de alta demanda e com o poder de tecnologias inovadoras. Essas pressões da empresa resultaram na aquisição da Icera pela NVIDIA e na saída desse mercado.

A multa representa 1, 27% do faturamento da empresa no ano passado. Portanto, é uma boa pitada para eles a esse respeito. Embora a realidade seja que não é a primeira vez que a empresa obtém uma multa desse tipo.

A Qualcomm já havia recebido multas na Europa e em vários mercados da Ásia. Portanto, a empresa é um velho conhecido a esse respeito. Suas práticas continuam sendo fortemente criticadas, mas parece que não haverá mudanças em suas práticas no momento, mesmo com essas multas.

Fonte da UE

Notícia

Escolha dos editores

Back to top button