Ponte vecchio, intel confirma seu novo gpu para o setor hpc 'exascale'

Índice:
A Intel anunciou oficialmente o 'Ponte Vecchio', sua nova arquitetura de GPU de 7nm, focada no mercado de HPC em larga escala.
Intel Ponte Vecchio está confirmado e é o primeiro GPU da empresa focado no segmento de HPC 'Exascale'
Durante o evento SC19 da Intel, Raja Koduri estava no palco, mostrando a estratégia da empresa para computação de alto desempenho até 2021. A Intel revelou que seu novo hardware tem o codinome "Ponte Vecchio" e será construído em um processo de 7nm, além de outros pequenos detalhes interessantes.
Koduri explicou que a Intel terá uma única arquitetura "Xe", mas várias sub-arquiteturas / micro-arquiteturas (ou como você deseja caracterizar em uma GPU) para atingir diferentes partes do mercado. Alguns para o mercado ultra-portátil e outros para aceleração da IA e cargas de trabalho em larga escala. Isso marca claramente a versatilidade da arquitetura gráfica Intel Xe.
Para computação de alto desempenho, a apresentação destacou três áreas principais que a arquitetura Xe abordará. O primeiro é um mecanismo flexível de matriz de vetores paralelos, que atua nas mãos da aceleração e do treinamento da IA em grande parte. O segundo é o Desempenho de alta precisão dupla (FP64), que vem diminuindo um pouco ultimamente devido às cargas de trabalho de precisão AI reduzidas, mas ainda é um requisito importante nas cargas de trabalho tradicionais de HPC, como meteorologia, petróleo e gás e astronomia. (Devemos observar que o diagrama mostra um bloco de 15 × 7 unidades e a arquitetura Gen da Intel usa 7 threads por unidade de execução.) O terceiro desse tridente é que os esforços de HPC da Intel terão cache e largura altos. da banda de memória, sugerida pelos slides, será acoplada diretamente aos chips de computação individuais para garantir uma interconexão rápida.
A Ponte Vecchio, nomeada após a ponte sobre o rio Arno, em Florença, Itália, será a primeira solução gráfica de “classe exascale” da Intel e usa claramente a tecnologia chiplet (baseada em 7nm) e os métodos Foveros / die. empilhamento. A Ponte Vecchio também utilizará a tecnologia EMIB (Embedded Multi-Die Interconnect Bridge) para juntar-se aos chiplets.
Visite nosso guia sobre as melhores placas gráficas do mercado
A comunicação de GPU para GPU ocorrerá por meio de uma interface CXL (Compute eXpress Link), em camadas no PCIe 5.0.
Ponte Vecchio será o acelerador do supercomputador Aurora, que será instalado no Laboratório Nacional de Argonne em 2021. A Intel anunciou que terá duas CPUs Sapphire Rapids (a que segue Ice Lake), juntamente com seis GPUs Ponte Vecchio, em uma única nó Por fim, e não menos importante, em um dos slides (acima), você também pode ver o segmento 'Jogos' entre os planos da Intel, por isso é confirmado que teremos placas gráficas para videogames com base nessa arquitetura. Vamos mantê-lo informado.
A ponte de hera e a ponte de areia já têm seu patch na frente do espectro

A Intel disponibilizou um patch atenuante para as vulnerabilidades Meltdown e Spectre aos usuários dos processadores Ivy Bridge e Sandy Bridge.
'Ponte vecchio' da Intel é o nome de uma nova e poderosa gpu xe

A Intel parece estar trabalhando em uma poderosa nova GPU de 7nm baseada em Xe, com o codinome Ponte Vecchio.
Koduri impulsiona a revolução da 'computação gpu' com a Intel 'ponte vecchio'

Em meio ao anúncio da arquitetura de Ponte Vecchio, Koduri reflete sobre a GPU Computing e sua visão de futuro para o setor de GPU.