Koduri impulsiona a revolução da 'computação gpu' com a Intel 'ponte vecchio'

Índice:
Em meio ao anúncio da arquitetura de Ponte Vecchio, as novas GPUs da Intel para o mercado 'Exascale' da HPC, Koduri parece ter sido um participante importante no fenômeno 'computação da GPU'.
Raja Kodurii reflete sobre a computação em GPU e a importância da arquitetura Xe nessa direção
Raja Koduri, da Intel, ajudou a iniciar o movimento 'GPU Computing' há 14 anos, quando trabalhou na AMD. Desta vez, ele está refinando a estratégia para um mundo da computação mais heterogêneo.
Quatorze anos atrás, Raja Koduri ajudou a inaugurar a era da GPU Computing, um ano antes do chefe da Nvidia, Jensen Huang, falar sobre o fenômeno. A ideia era que as GPUs pudessem fazer mais do que apenas gráficos de videogame, mas também resolver problemas científicos, o que está começando a acontecer agora.
A Nvidia já implementou sua tecnologia para esse fim, especialmente para o cálculo de IA, e a Intel também parece querer entrar nesse mercado com a Ponte Vecchio e sua arquitetura Xe.
Koduri comentou em uma entrevista ao ZDNet:
Esse movimento de software, ele disse, está levando a uma nova era da computação que pode ser programada para ser tão poderosa quanto os supercomputadores.
Talvez mais importante que o novo hardware, é o fornecimento de uma versão beta do seu kit de ferramentas de software para programação de sistemas de alto desempenho, chamado OneAPI, que simplifica o agendamento de tarefas de supercomputação em muitos tipos de processadores. e sistemas.
Quando Koduri estava na AMD, ele costumava dizer que a Intel tinha uma oferta de almoço "buffet" quando todos queriam hambúrgueres e um smoothie, que é a opção simples que a Nvidia forneceu.
Koduri se recusou a detalhar as diferenças entre a GPU 'Ponte Vecchio' (baseada em Xe) e outras GPUs. Tudo o que diz é "Existem vários modos de operação nessa arquitetura que a tornam muito mais flexível do que as GPUs atuais com arquiteturas existentes". Koduri disse que é possível "mapear muito mais cargas de trabalho", acrescentando: "Temos uma nova maneira de fazer o processamento de vetores na arquitetura".
Visite o nosso guia sobre as melhores placas gráficas do mercado
"Existem alguns detalhes que não estamos revelando no momento", continuou ele . "A resposta curta é que seus transistores são muito mais otimizados" para HPC.
Koduri está confiante de que essa nova arquitetura gráfica será mais flexível e terá melhor desempenho em IA ou em cálculos científicos que exigem processamento em larga escala do que o que a Nvidia está oferecendo agora, por exemplo. Vamos ver até que ponto isso é verdade, mas Koduri tem sido um visionário nessa direção, onde as GPUs não são mais usadas apenas para jogos, agora elas têm um papel maior. Vamos mantê-lo informado.
A ponte de hera e a ponte de areia já têm seu patch na frente do espectro

A Intel disponibilizou um patch atenuante para as vulnerabilidades Meltdown e Spectre aos usuários dos processadores Ivy Bridge e Sandy Bridge.
'Ponte vecchio' da Intel é o nome de uma nova e poderosa gpu xe

A Intel parece estar trabalhando em uma poderosa nova GPU de 7nm baseada em Xe, com o codinome Ponte Vecchio.
Ponte vecchio, intel confirma seu novo gpu para o setor hpc 'exascale'

A Intel anunciou oficialmente o 'Ponte Vecchio', sua nova arquitetura de GPU de 7nm, focada no mercado de HPC em larga escala.