Avaliações

Nvidia gtx 1660 super review em espanhol (análise completa)

Índice:

Anonim

O embargo foi suspenso e trazemos a você a nova Nvidia GTX 1660 Super. Na ausência de um modelo Founders Edition, recebemos o: Asus GTX 1660 Super OC, o modelo personalizado que a gigante da GPU acaba de lançar. Finalmente, as novas GPUs Nvidia Super de gama média foram lançadas oficialmente no mercado, especificamente a Super 1660 e 1650 para competir com os próximos Radeon RX 5500 e 5600. É basicamente o chip TU116, mas agora com 6 GB de Memória GDDR6, aumentando assim o barramento de memória em até 75%.

Com essas novas placas gráficas, especificamente a 1660 Super, o fabricante decidiu inserir outro modelo entre a 1660 e a 1660 Ti para aumentar a variedade na faixa intermediária. No entanto, desta vez o 1660 não será descontinuado, o que é uma excelente notícia para todos. Veremos que 5-10% de melhoria em relação ao normal de 1660? Vamos começar esta análise.

Devemos agradecer à Nvidia por sua confiança e colaboração conosco na transferência de seus produtos para nós para esta análise.

Recursos técnicos do Asus GTX 1660 Super OC

Desembalagem

A apresentação que foi usada para a Nvidia GTX 1660 Super é semelhante a outras placas gráficas no mercado. Desta vez, a Asus optou por introduzir um pacote de caixa dupla para seu novo modelo. A primeira caixa é apenas uma capa impressa com informações suficientes sobre o cartão e as fotografias correspondentes.

A segunda caixa é feita de papelão rígido e preto. Dentro dela, temos um sistema de fixação bastante peculiar para a GPU. Não é o bloco de espuma típico, mas a placa gráfica é presa com um plástico a um molde de papelão. Acima dele, outro molde ao redor impede que ele se mova e seja esmagado. Parece que a Asus modificou sua apresentação típica em uma única caixa para algo semelhante a outras marcas, embora com seu próprio selo.

De qualquer forma, o pacote configurável possui os seguintes elementos:

  • Placa gráfica Nvidia GTX 1660 Guia do usuário

E seria. Pelo menos a placa vem com suas portas todas cobertas com protetores de plástico. Embora desta vez não esteja em uma embalagem antiestática, algo que também chama a atenção do fabricante.

Design exterior

Temos diante de nós uma outra placa gráfica que se junta à grande gama média do mercado de jogos. A Nvidia optou por manter o mesmo chip gráfico que em 1660, aumentando apenas o desempenho de sua memória para um GDDR6. Dessa forma, a nova placa deve estar localizada logo abaixo do Ti 1660, embora veremos isso mais adiante, uma vez que a GPU foi com overclock no que diz respeito ao modelo de referência. Ele está claramente se preparando para o que a AMD tem a oferecer, com os novos 5600 e 5500. A competição é atendida.

Já focando no design do Asus GTX 1660 Super OC, temos uma apresentação bastante peculiar com um dissipador de calor com ventilador duplo, como você pode ver. A peculiaridade reside precisamente nas medições, especificamente na espessura de não menos que 56 mm, ocupando quase três fendas completas. Os outros são mais ou menos padrão com 240 comprimentos e 120 mm de largura, uma vez conectados a bordo.

Não é comum encontrar uma placa gráfica de médio alcance com essa espessura, portanto, tenha cuidado com sua instalação vertical ou em chassi pequeno, pois podemos estar com problemas. E é usado um invólucro de tamanho considerável, todo feito de plástico rígido de grande rigidez e espessura, embora ao mesmo tempo muito leve. Vemos um design angular em todos os seus cantos e superfície, com duas ventoinhas de 90 mm localizadas na área central.

Esses ventiladores são iguais aos usados ​​nas configurações strix, embora com um diâmetro maior. Dois ventiladores com 9 projetos de hélice helicoidal que fornecem fluxo axial ao dissipador de calor. Neles, o sistema de anéis externos foi usado para unir as hélices e obter um fluxo de ar mais estável e com maior inércia. Esses dois ventiladores podem ser gerenciados de forma independente, por exemplo, por meio de seu próprio software Tweak II ou qualquer outro voltado para overclock, como o EVGA Precision X1 que costumamos usar.

Você não pode perder o sistema de 0 dB da Asus, que manterá os fãs desligados enquanto a placa de vídeo estiver ociosa. No entanto, na sua taxa máxima de voltas, eles atingirão 3600 RPM, um número muito alto que nunca veremos, a menos que seja quem o configure.

Agora estamos de lado, onde é possível ver como o invólucro de plástico praticamente não cobre o bloco do dissipador de calor, deixando tudo livre para melhor expelir o ar. Não é um design muito refinado, devemos admitir, com algumas arestas bastante proeminentes em certos lugares ao longo do cartão. Na parte da frente, tememos algo praticamente idêntico, onde vemos claramente os conectores e ventiladores de iluminação.

Sim, este Asus GTX 1660 Super OC também possui um pequeno sistema de iluminação ao lado. Não vamos pensar que é o logotipo Geforce GTX, nem o da Asus, mas uma pequena faixa diagonal que separa os dois. Nada mal, também garantimos que a iluminação é muito poderosa e em RGB perfeito, embora não seja configurável. Por que não iluminar também os logotipos? Já colocado, o custo de fabricação será praticamente o mesmo e será algo muito diferente da concorrência.

A Asus cuidou muito do aspecto geral da placa, porque não é comum encontrar placas de suporte na faixa intermediária, exceto para modelos de OC como este. Desta vez, uma placa de plástico bastante grossa foi usada no lugar do alumínio, o que é perfeitamente normal.

Parte de seu design é um acabamento escovado com um protetor de plástico na parte superior que podemos remover, enquanto outra parte é uma grade com uma cobertura transparente bastante original. Em geral, gostamos muito, embora não esteja no nível das chapas de alumínio, como é normal. A visão geral nos dá uma sensação de placa gráfica, sendo muito compacta em extensão e muito grossa.

Portas e conexões

Continuamos com a seção de portas, onde veremos qual configuração a Asus nos oferece para esta Nvidia GTX 1660 Super. Na área traseira, e de frente para o exterior, encontraremos as seguintes portas de vídeo:

  • 1x DisplayPort DVI-D1x 1, 42x HDMI 2.0b

A verdade é que não esperávamos uma configuração tão ruim, apenas com um DisplayPort. Acreditamos que o DVI não faz muito sentido atualmente e, embora entendamos que um usuário normal usará apenas um monitor, mais portas serão apreciadas em caso de falha. A porta DisplayPort nos dará uma resolução máxima de 8K a 60 FPS, enquanto em 4K atingiremos 165 Hz e em 5K conseguiremos atingir até 120 Hz. No caso de HDMI, ele suporta uma resolução 4K a 60 Hz, portanto como sempre, a melhor opção será o DisplayPort.

Por outro lado, encontramos os dois conectores relacionados a ventiladores e iluminação na área frontal, com um conector múltiplo que nos permite controlar os 2 ventiladores de forma independente e apenas dois cabos para iluminação que não podem ser configurados. A interface de comunicação usada é mantida como PCIe 3.0 x16 mais do que suficiente para uma placa como esta.

E, finalmente, a conexão de energia consiste apenas em um conector de 6 + 2 pinos. É uma GPU com um TDP baixo de apenas 125W e, apesar de aumentar a frequência de estoque no modo turbo, não precisa de mais conectores. Depois, veremos como se comporta sua capacidade de overclock e até onde pode chegar.

PCB e hardware interno na Nvidia GTX 1660 Super

Vamos entrar nos detalhes e nas especificações internas desta Nvidia GTX 1660 Super, cuja solução de montagem é bastante peculiar. E é que o dissipador de calor não está conectado à caixa, mas podemos removê-lo direta e independentemente removendo os parafusos da placa traseira.

Em seguida, removemos a placa traseira para revelar os quatro parafusos principais e outros dois pequenos que conectam o bloco de dissipação à PCB. Portanto, os três elementos serão lançados separadamente, para que possamos limpá-los e mantê-los perfeitamente.

Dissipador de calor grosso e forte

Apesar de ser uma placa com um TDP bastante baixo, a Asus não a arrisca e opta por um bloco de alumínio integral sem nenhuma divisão. Ocupa praticamente todo o PCB, com uma pilha de aletas bastante densa localizada verticalmente para ser banhada pelo fluxo axial gerado pelos ventiladores.

Por sua vez, o bloco possui dois heatpipes de cobre niquelado que fazem contato direto com o DIE da GPU e transferem o calor para a periferia do bloco. À primeira vista, não parecerá muito trabalhado ou complexo, mas a eficácia é excelente, mantendo a placa gráfica em apenas 63 graus com os ventiladores quase parados.

Da mesma forma, a Asus colocou as almofadas térmicas à base de silicone correspondentes no VRM do cartão e nos 6 chips de memória. Eles são bastante grossos e moderadamente difíceis de tocar, embora não tenhamos tido problemas de aquecimento.

Notícias sobre o 1660 e especificações

E antes veremos qual configuração de energia a Asus implementou. Embora o modelo de referência, em princípio, seja uma configuração de fase 3 + 2, este Asus GTX 1660 Super OC aumenta esse número para 4 + 2, sendo 4 para a GPU e 2 para o SoC de memória GDDR6. Sem dúvida, uma configuração muito mais simples que uma Ti 1660, por exemplo, e as 4 fases demonstrarão uma capacidade aprimorada de overclock.

Já estamos dentro das especificações e, em relação ao processador gráfico, a Nvidia foi conservadora e manteve exatamente o mesmo chipset que a base 1660. É o chip TU116 FinFET de 12nm, composto por 3 clusters para processamento gráfico, 11 clusters para processamento de textura e 22 multiprocessadores de fluxo. Isso se traduz em um total de 1408 núcleos CUDA ao longo da vida, enquanto não temos núcleos RT ou núcleos tensores, por isso não possui processamento dedicado de rastreamento de raios, como todos sabem.

A frequência na qual este processador funciona é de 1530 MHz de frequência base, e a Asus aumentou a frequência turbo para 1830 MHz, sendo a frequência de referência de 1785 MHz, portanto é uma boa subida. Finalmente, temos 1536 KB de cache L2 de bloco duplo para a GPU. Dessa maneira, 88 TMUs (unidades de textura) e 48 ROPs (unidades de varredura) são obtidas como valores de desempenho.

Em relação à memória GRAM, temos notícias importantes. Dessa vez, o nível foi aumentado com 6 GB do tipo GDDR6 em vez do GDDR5 usado pelo 1660. Isso indica claramente que essa GPU já estava preparada para esse padrão, assim como o 1660 Ti. Bem, essas memórias mantêm uma configuração de barramento de 192 bits, usando 6 chips cada trabalhando em 32 bits e 7000 MHz de frequência de barramento e 14000 MHz de frequência efetiva. Com tudo isso, o aumento da velocidade do barramento é de 75% em comparação com a memória GDDR5, passando de 192 GB / s para nada menos que 336 GB / s.

A Nvidia garante que este Super 1660 seja 1, 5 vezes mais poderoso que o GTX 1060, enquanto foi apresentado a drivers que oferecem várias melhorias, como o codificador Sharpening ou NVENC, usado para trabalhos de streaming. Não verificaremos isso, mas verificaremos sua capacidade de overclock e esperamos que ele atinja o 1660 Ti… ou vou superá-lo de longe?

Banco de ensaio e teste de desempenho

Continuamos e agora faremos a bateria correspondente de testes de desempenho, tanto de benchmarks quanto de testes em jogos, para esta Nvidia GTX 1660 Super. Nossa bancada de testes consiste nos seguintes componentes:

BANCO DE TESTE

Processador:

Intel Core i9-9900K

Placa de base:

Asus Maximus XI Formula

Memória:

16 GB G-Skill Trident Z NEO 3600 MHz

Dissipador de calor

Corsair H100i Platinum SE

Disco rígido

ADATA SU750

Placa gráfica

Asus GTX 1660 Super OC

Fonte de energia

Cooler Master V850 Dourado

Todos os testes e testes sintéticos foram realizados com os filtros conforme entram na configuração de cada programa. Os testes consistem em testes executados nas três resoluções principais, Full HD, 2K e 4K. Executamos todos eles no sistema operacional Windows 10 Pro em sua versão 1903 totalmente atualizada e com os drivers Nvidia 441.07, sendo a versão mais recente disponível. Como é lógico, nesse caso, não foi possível executar o teste Ray Tracing Port Royal, pois não é uma GPU compatível.

O que estamos procurando nesses testes?

Primeiro, a melhor qualidade de imagem possível. O valor mais importante para nós é o FPS médio (quadros por segundo), quanto maior o número de FPS, mais fluido será o jogo. As pontuações de benchmark nos ajudarão a comparar esta GPU com a concorrência. Para diferenciar um pouco a qualidade, deixamos uma tabela para avaliar a qualidade no FPS com base na quantidade que obtemos em cada jogo e na resolução.

QUADROS POR SEGUNDO
Quadros por segundo (FPS) Jogabilidade
Menos de 30 FPS Limitada
30 ~ 40 FPS Jogável
40 ~ 60 FPS Bom
Maior que 60 FPS Muito bom
Maior que 144 Hz Nível de esportes eletrônicos

Benchmarks

Para testes de benchmark, usaremos os seguintes títulos:

  • 3DMark Fire Strike normal3DMark Fire Strike UltraTime SpyVRMARK

Bem, observamos exatamente o que esperávamos, esta placa gráfica está claramente localizada entre o 1660 e o 1660 Ti, como o fabricante nos garantiu. Além disso, os testes o aproximam muito do Ti, pois optar por essas memórias GDDR6 é uma garantia de desempenho. Vemos isso não apenas nos testes que usam o DirectX 11, mas também no DirectX 12 Time Spy, que até o supera em muito pouco. Sem dúvida, podemos nos deparar com o desempenho gráfico / melhoria de preços da Nvidia.

Nvidia GTX 1660 Super:

Como sempre, fizemos o overclock deste Asus GTX 1660 Super OC ao máximo, garantindo sempre a estabilidade. Nesse caso, usamos o software EVGA Precision X1, que funciona muito bem com as GPUs da Nvidia. Dessa maneira, realizamos um novo teste 3DMark Fire Strike e novos testes para Shadow Of The Tomb Rider.

Como seria de esperar de uma Nvidia com este chipset TU116, sua capacidade de overclock foi muito boa, conseguindo aumentar as memórias GDDR6 em 620 MHz e o clock da GPU em 140 MHz, valores muito altos. Nesses resultados, é onde alcançamos a estabilidade correta para jogar, embora a loteria da CPU possa permitir que alguns aumentem mais ou menos.

Sombra do Cavaleiro da Tumba Estoque @ Overclock
1920 x 1080 (Full HD) 92 FPS 97 FPS
2560 x 1440 (WQHD) 62 FPS 65 FPS
3840 x 2160 (4K) 34 FPS 36 FPS
3DMark Fire Strike Estoque @ Overclock
Pontuação gráfica 16687 17300
Pontuação Física 23794 23667
Combinado 15415 16026

Os resultados também respondem muito bem ao overclock, com um aumento de até 5 FPS em 1080p, 3 FPS em 2K e 2 em 4K, o que não é pouca coisa. Portanto, estamos muito próximos do RTX 2060 a 2 ou 3 FPS abaixo do que é muito bom, e que, mais uma vez, é igual aos benefícios do 1660 Ti.

Temperaturas e consumo

Finalmente, passamos a enfatizar o Nvidia GTX 1660 Super por algumas horas enquanto monitoramos suas temperaturas e consumo. Para isso, usamos o FurMark para estresse e o HWiNFO para capturar resultados, juntamente com um wattímetro que mede a potência de todo o equipamento completo, exceto o monitor. A temperatura ambiente é de 24 ° C.

E os resultados que ele nos fornece também estão localizados entre o 1660 e o 1660 Ti, com enorme eficiência energética, como praticamente todas as placas nascidas da arquitetura de Turing.

E em termos de temperatura, manteve-se em uma posição muito boa como uma das mais legais que já experimentamos. Apesar de não ser um bloco visualmente impressionante, o dissipador de calor que a Asus propõe funciona como um encanto, mesmo em overclocking. Além disso, é extremamente silencioso e mal alcançamos 1500 RPM com seus dois fãs enquanto tocamos ou estressamos o set.

Palavras finais e conclusão sobre a Nvidia GTX 1660 Super

Sem dúvida, esta Nvidia GTX 1660 Super é uma das melhores compras que podemos fazer na faixa intermediária. Este cartão combina um preço muito bom com um desempenho talvez um pouco maior do que esperávamos, o que é fantástico.

E é que as taxas de FPS lançadas o colocam em quase todos os casos iguais ou superiores ao 1660 Ti. Parece que a menor quantidade de núcleos CUDA foi fornecida por uma ótima otimização de drivers desde o início. Enquanto esperamos para ver os novos 5500 e 5600, poderíamos dizer que é o melhor que temos na faixa intermediária.

Para isso, adicionamos uma excelente capacidade de overclock, admitindo grandes aumentos de frequência e resultando em aumentos de até 5 FPS para este modelo que analisamos. O sistema de refrigeração se comportou de maneira espetacular, muito silencioso e eficaz, tanto em alta carga quanto em repouso.

Recomendamos a leitura das melhores placas gráficas do mercado

E chegamos ao design, que mostra que é de gama média. Não é tão refinado quanto, por exemplo, versões TUF e longe de modelos strix como o normal. É um cartão muito grosso, que ocupará três slots devido ao seu bom dissipador de calor e suas duas ventoinhas de 90 mm. A única coisa que não gostamos é sua configuração de porta, com apenas três, sendo um deles um DVI muito inútil.

E terminamos com o preço do Asus GTX 1660 Super OC, que custa apenas € 254, 95. Um preço muito bom se considerarmos que o GTX 1660 TUF ainda está em € 290 e o GTX 1660 Ti em € 319. Com tudo o que vimos e, se o preço finalmente for atingido, praticamente não há o que pensar.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ DESEMPENHO SIMILAR A 1660 TI

- ESCALA DE PORTOS DE VÍDEO
+ EXCELENTE SOBRECARREGAMENTO

+ HEINSINK DE ALTO DESEMPENHO

+ DESEMPENHO / PREÇO DIFÍCIL DE SUPERAR

+ A MELHOR NVIDIA DA GAMA MÉDIA

A equipe de Revisão profissional concede a você a medalha de ouro e o produto recomendado:

Nvidia GTX 1660 Super

QUALIDADE DO COMPONENTE - 85%

DISSIPAÇÃO - 92%

EXPERIÊNCIA DE JOGO - 83%

SOM - 90%

PREÇO - 88%

88%

O melhor que temos na faixa intermediária, com desempenho igual ao 1660 Ti e a um bom preço

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button