Avaliações

Msi gtx 1660 super gaming x review em espanhol (análise completa)

Índice:

Anonim

Ainda não temos a análise da GPU de um dos três principais fabricantes; hoje, temos a análise do MSI GTX 1660 Super Gaming X, o modelo com o dissipador de calor TWIN FROZR não poderia faltar em nossa lista de desejos de Natal. A nova GPU lançada pela Nvidia para competir com a Radeon 590 e muito em breve com a RX 5600 está nos deixando com excelentes resultados.

Isso faz com que se posicione como um dos mais exigidos pela faixa intermediária, pois combina um excelente preço e desempenho que praticamente iguala o 1660 Ti. O que o modelo que a MSI propõe nos dará além da estética espetacular? Vamos vê-lo imediatamente, então vamos começar!

Porém, antes de continuar, agradecemos à MSI por sua confiança em nós como um bom parceiro, por também nos fornecer sua GPU para nossa análise.

Características técnicas de MSI GTX 1660 Super Gaming X

Desembalagem

O MSI GTX 1660 Super Gaming X chegou até nós em uma apresentação dos mais comuns, embora neste caso não tenhamos uma caixa dupla como tal. A MSI escolheu uma caixa de papelão rígida como invólucro externo, com as impressões típicas mostrando uma foto da GPU e várias características do seu sistema de refrigeração na parte traseira.

No interior, temos outra caixa do mesmo papelão, mas sem tampa, responsável pelo armazenamento da GPU dentro de um molde de espuma de polietileno. Por sua vez, está dentro da bolsa antiestática correspondente na posição horizontal.

O pacote configurável consiste nos seguintes elementos:

  • Placa gráfica MSI GTX 1660 Super Gaming X Instruções Cartão de agradecimento

Todas as portas e conexões são perfeitamente cobertas com os protetores de plástico correspondentes, para que nada entre dentro deles.

Design exterior

Como de costume, os primeiros fabricantes a mostrar seus cartões com esta nova GPU foram a MSI, Asus e Gigabyte, cada uma com suas próprias criações, mas sempre com o mesmo hardware principal composto por 6 GB GDDR6 e o ​​chipset TU116. O interessante será ver o preço e o design, o desempenho e a refrigeração, e principalmente a capacidade de overclock.

E precisamente o que vamos fazer é analisar seu design, que já é bem conhecido dos seguidores da marca e de todos aqueles que viram uma de nossas muitas críticas. O fabricante escolheu o emblemático dissipador de calor TWIN FROZR 7 para o seu MSI GTX 1660 Super Gaming X, composto por duas ventoinhas e medidas de 247 mm de comprimento, 127 mm de largura e 46 mm de espessura, ocupando pouco mais de 2 slots. Todo o invólucro externo é construído em plástico rígido de boa qualidade com acabamentos em cinza muito agressivos.

Não poderia faltar a iluminação LED RGB com a tecnologia Mystic Light. E até recentemente, apenas os high-end tinham esse tipo de detalhe, mas esse dissipador de 7ª geração possui RGB em toda a área superior dos ventiladores, através de 4 faixas de LED personalizáveis ​​no Dragon Center. Além disso, a parte lateral também possui iluminação no logotipo, portanto, seja na horizontal ou na vertical, a estética é garantida.

Focando mais o resfriamento, o que é realmente importante, temos uma configuração de ventilador duplo TORX FAN 3.0. Essas ventoinhas de 90 mm de diâmetro são construídas e otimizadas com projetos helicoidais de 14 hélices para fornecer alta pressão de ar no dissipador de calor com o mínimo de ruído possível. Eles poderão girar em torno de 3250 RPM com aceleração máxima, mas raramente estarão acima de 1500 devido ao desempenho incrível de seu bloco de aletas.

Como poderia ser de outra forma, a MSI GTX 1660 Super Gaming X também possui a tecnologia 0 dB Zero Frozr. Basicamente, é um sistema em que os ventiladores serão mantidos parados enquanto a temperatura da GPU não exceder 60 o C. Nesse limite, eles começarão a trabalhar para melhorar o desempenho do dissipador de calor nos jogos. A única desvantagem que teremos na configuração escolhida nesta GPU é que os dois ventiladores não podem ser gerenciados independentemente, mas ambos estão conectados à mesma fonte de energia.

As áreas laterais não têm muito o que comentar, exceto o que já foi dito sobre a iluminação do logotipo da MSI. Como sempre, é uma caixa que deixa espaço suficiente para soprar o ar quente do dissipador de calor, mostrando grande parte do sistema interno do dissipador de calor. Desta vez, a área frontal é um pouco mais coberta, já que a placa traseira superior possui um painel para cobrir parte da área exposta.

Continuamos com o lado oposto da placa de vídeo, na qual encontramos uma excelente placa traseira de alumínio com cerca de 2 mm de espessura e acabamento em metal escovado. É exatamente a mesma e com a mesma qualidade que placas como a RTX 2060 ou 2070 Gaming X da marca usam. Isso é algo que a Asus e a Gigabyte não fizeram, pois seus modelos possuem uma placa preta de plástico e, consequentemente, menor capacidade de refrigeração e pior estética.

Portas e conexões

Vamos ver a seção de conectividade do MSI GTX 1660 Super Gaming X, para comentar especialmente sobre a distribuição das estações de vídeo traseiras, mas também sobre a potência e outros aspectos. Neste modelo, encontraremos as seguintes portas:

  • 1 x HDMI 2.0b3x DisplayPort 1.4

Configuração já padronizada em muitos dos GPY atuais da Nvidia e da AMD. Sem dúvida, a melhor opção para conectar monitores de alta resolução. Lembre-se de que a porta DisplayPort nos dará uma resolução máxima de 8K a 60 FPS, enquanto em 4K alcançaremos 165 Hz e em 5K conseguiremos atingir 120 Hz. No caso de HDMI, ele suporta uma resolução 4K a 60 Hz, como sempre, a melhor opção será o DisplayPort

No caso de uma GPU com um TDP de cerca de 125W e um consumo como o que veremos depois de 130W (para não confundir TDP com consumo), temos um único conector de 8 pinos para alimentação. Isso é mais do que suficiente para garantir energia tanto no modo de jogo quanto no overclocking manual, onde o consumo pode subir para aproximadamente 150-160W. A interface pela qual os dados trafegam é o PCIe 3.0 x16.

Dentro da placa de circuito impresso, podemos ver um total de três conectores para o dissipador de calor. O alvo de 4 pinos corresponde à conexão PWM e de energia dos ventiladores, dos quais temos apenas um. Os dois conectores menores de 4 pinos são para iluminação lateral e superior, que podem ser gerenciados independentemente.

MSI GTX 1660 Super Gaming X: PCB e hardware interno

Abriremos quase completamente o MSI GTX 1660 Super Gaming X para ver o trabalho que a MSI fez em seu modelo personalizado. Desta vez, devemos saber que é muito fácil desmontar o dissipador de calor, basta remover os 4 parafusos que prendem o bloco ao soquete e desconectar os cabos correspondentes, para que a GPU esteja completamente aberta e acessível. É claro que perderemos a garantia no caminho.

Dissipador de calor de bloco integral

O chipset e o bloco de dissipação estão perfeitamente ligados ao composto térmico X da MSI. É um fabricante que sempre tende a derramar uma grande quantidade para melhorar a união e isso não é exceção. Além disso, note-se que esta GPU não teve um único minuto de uso, uma vez que o composto é quase tão recém fundido, sem peças solidificadas ou ausentes.

No que diz respeito ao dissipador de calor, a MSI utilizou um único bloco grande com a placa fria correspondente correspondente e onde são soldados três tubos de calor de cobre niquelado, que serão responsáveis ​​por distribuir o calor para toda a superfície fornecida com aletas de alumínio em configuração longitudinal. A eficácia será muito alta, pois, por um lado, 3 desses tubos de calor saem e, por outro, com um diâmetro de cerca de 6 mm cada.

O PCB possui uma segunda placa de metal responsável pelo resfriamento dos chips de memória VRM e 6 GDDR6 usando almofadas térmicas de silicone. Nesta ocasião, optamos por não desmontar esta placa, pois ela também não tem uma visão extremamente importante.

Arquitetura do chipset TU116 no MSI GTX 1660 Super Gaming X

Como vimos em outros modelos personalizados do 1660 Super, no MSI GTX 1660 Super Gaming X, um poderoso VRM de 4 + 2 fases foi colocado para GPU e SoC, respectivamente. Isso nos garante uma capacidade de overclock no nível de seus rivais, para que possamos ver durante os testes como ela responde.

Esta placa de vídeo contém o chipset TU116, com um processo de fabricação FinFET de 12 nm que consiste em 3 clusters para processamento gráfico, 11 clusters para processamento de textura e 22 multiprocessadores de fluxo. Isso se traduz em 1408 núcleos CUDA e, é claro, sem os núcleos Tensor ou RT, como você pode imaginar. A frequência base desta GPU é de 1530 MHz e o MSI aumentou o modo turbo em 45 MHz, atingindo 1830 MHz. Isso faz com que a mesma frequência da versão MSI e 30 MHz menor que a versão do Gigabyte. A especificação do chip é exatamente a mesma que a 1660, por isso temos 1536 KB de cache L2 de bloco duplo para a GPU. Dessa forma, são obtidas 88 TMUs (unidades de textura) e 48 ROPs (unidades de varredura).

O MSI GTX 1660 Super Gaming X possui 6 GB do tipo GDDR6, que é a principal novidade em comparação com o 1660 normal. Essas memórias mantêm uma configuração de barramento de 192 bits, usando 6 chips cada trabalhando em 32 bits e 7000 MHz de frequência de barramento e 14000 MHz de frequência efetiva (sendo DDR). Com tudo isso, o aumento na velocidade do barramento é de 75% em comparação com a memória GDDR5, passando de 192 GB / s para nada menos que 336 GB / s, o que se traduz em resultados quase iguais aos do 1660 Ti imediatamente. nós veremos.

Banco de ensaio e teste de desempenho

Agora, faremos os testes de desempenho correspondentes, tanto de benchmarks quanto de jogos, neste MSI GTX 1660 Super Gaming X. Nosso banco de testes é composto pelos seguintes componentes:

BANCO DE TESTE

Processador:

Intel Core i9-9900K

Placa de base:

Asus Maximus XI Formula

Memória:

16 GB G-Skill Trident Z NEO 3600 MHz

Dissipador de calor

Corsair H100i Platinum SE

Disco rígido

ADATA SU750

Placa gráfica

Asus GTX 1660 Super OC

Fonte de energia

Cooler Master V850 Dourado

Todos os testes e testes sintéticos foram realizados com os filtros conforme entram na configuração de cada programa. Os testes consistem em testes executados nas três resoluções principais, Full HD, 2K e 4K. Executamos todos eles no sistema operacional Windows 10 Pro em sua versão 1903 totalmente atualizada e com os drivers Nvidia 441.07, sendo a versão mais recente disponível. Como é lógico, nesse caso, não foi possível executar o teste Ray Tracing Port Royal, pois não é uma GPU compatível.

O que estamos procurando nesses testes?

Primeiro, a melhor qualidade de imagem possível. O valor mais importante para nós é o FPS médio (quadros por segundo), quanto maior o número de FPS, mais fluido será o jogo. As pontuações de benchmark nos ajudarão a comparar esta GPU com a concorrência. Para diferenciar um pouco a qualidade, deixamos uma tabela para avaliar a qualidade no FPS com base na quantidade que obtemos em cada jogo e na resolução.

QUADROS POR SEGUNDO
Quadros por segundo (FPS) Jogabilidade
Menos de 30 FPS Limitada
30 ~ 40 FPS Jogável
40 ~ 60 FPS Bom
Maior que 60 FPS Muito bom
Maior que 144 Hz Nível de esportes eletrônicos

Benchmarks

Para testes de benchmark, usaremos os seguintes títulos:

  • 3DMark Fire Strike normal3DMark Fire Strike UltraTime SpyVRMARK Orange Room

Felizmente, não temos surpresas, e esta placa de vídeo está exatamente igual a outros modelos personalizados, como o Asus, que mantemos para comparação. Ambos os cartões alternam resultados e o mesmo aconteceria com o cartão Gigabyte.

Teste de jogo

Vamos continuar a avaliar o desempenho real dos jogos, fazendo um teste mais palpável do que o nosso MSI GTX 1660 Super Gaming X poderá oferecer no DirectX 12, OpenGL, neste caso.

Os testes serão realizados nas três resoluções mais usadas nos jogos, nos referimos a Full HD (1920 x 1080p), QHD ou 2K (2560 x 1440p) e UHD ou 4K (3840 x 2160p). Dessa forma, teremos uma gama completa de resultados para poder compará-los com outras GPUs. Para cada um dos jogos, mantivemos as configurações automáticas selecionadas em cada e para cada resolução.

  • Final Fantasy XV, padrão, TAA, DirectX 11 DOOM, Ultra, TAA, Open GL Deus EX Mankind Divided, Alto, Anisotrópico x4, DirectX 11 Far Cry 5, Alto, TAA, DirectX 12 Metro Exodus, Alto, Anisotrópico x16, DirectX 12 (sem RT) Shadow of the Tomb Rider, Alto, TAA + Anisotrópico x4, Controle DirectX 12, Alto, sem RTX, renderizado em 1920x1080p, DirectX 12 Gears 5, Alto, TAA, DirectX 12

Exatamente o mesmo de antes em testes com jogos, onde os modelos variam em não mais de 1 FPS em alguns casos. Nesse sentido, a compra terá êxito em qualquer caso, embora o cartão proposto pela MSI tenha uma estética melhor.

Overclock

Fizemos o overclock deste MSI GTX 1660 Super Gaming X ao máximo, garantindo sempre a estabilidade. Nesse caso, usamos o software EVGA Precision X1, que funciona muito bem com as GPUs da Nvidia. Dessa maneira, realizamos um novo teste no 3DMark Fire Strike e novos testes para Shadow Of The Tomb Raider.

Aqui, de fato, a MSI mostra que seu VRM é solvente e que o silício que nos tocou parece muito bom. Alcançamos um overclock estável aumentando as memórias GDDR6 para nada menos que 750 MHz e o chipset 150 MHz, atingindo até 1980 MHz com desempenho máximo. Além disso, aumentamos a velocidade das ventoinhas quase por capricho, já que a GPU nunca atingiu 70 o C com esse overclock.

Aqui deixamos os novos resultados obtidos nos testes realizados em comparação com a configuração padrão.

Sombra do Cavaleiro da Tumba Estoque @ Overclock
1920 x 1080 (Full HD) 93 FPS 98 FPS
2560 x 1440 (WQHD) 63 FPS 66 FPS
3840 x 2160 (4K) 34 FPS 36 FPS
3DMark Fire Strike Estoque @ Overclock
Pontuação gráfica 16721 17495
Pontuação Física 23456 23472
Combinado 15405 16169

Observamos algumas melhorias notáveis de 5 FPS em 1080p, 3 em 2K e 2 em 4K, que o colocam em um valor próximo ao RTX 2060. Da mesma forma, o aumento no desempenho no Fire Strike é bastante forte, o que nos convida a pensar que em jogos com qualidades mais baixas e mais FPS, o aumento será ainda maior.

Temperaturas e consumo

Por fim, passamos a enfatizar o MSI GTX 1660 Super Gaming X por algumas horas enquanto monitoramos suas temperaturas e consumo. Para isso, usamos o FurMark para estresse e o HWiNFO para capturar resultados, juntamente com um wattímetro que mede a potência de todo o equipamento completo, exceto o monitor. A temperatura ambiente é de 24 ° C.

Não é surpresa ver uma GPU com este chipset menos potente que RTX e um dissipador de calor quase o mesmo que as temperaturas são muito boas. Devemos considerar que a temperatura do estoque é relativamente alta porque o sistema de ventilação está completamente parado. Por outro lado , se com desempenho máximo aumentarmos os ventiladores para o máximo, obteremos temperaturas de 45 o C, o que mostra a grande margem que o resfriamento dessa GPU possui.

Em relação ao consumo, sim, vimos um ligeiro aumento em comparação com outros modelos 1660 Super, acima de 200W, embora não excedendo em nenhum caso o 1660 Ti. São números com todo o conjunto completo, pois, independentemente, a GPU ociosa gasta apenas 6, 4 W e 130W totalmente operacionais.

Palavras finais e conclusão sobre o MSI GTX 1660 Super Gaming X

Certamente todos concordamos que a principal vantagem que teremos com este MSI Gaming X é o design. Uma estética muito mais vigorosa que os outros modelos, com uma impressionante seção RGB gerenciável, revestimento agressivo e uma placa traseira de alumínio de alta qualidade.

Em relação ao desempenho, não encontramos surpresas, pois os valores são praticamente atribuídos a outros modelos e isso é normal. Está totalmente confirmado que o desempenho deste 1660 Super é praticamente o mesmo do 1660 Ti, por isso é uma das melhores, se não a melhor opção que temos na faixa intermediária no momento.

Recomendamos a leitura das melhores placas gráficas do mercado

Mais uma vez, destacamos sua excelente capacidade de overclock, que é ainda maior do que as duas GPUs que pudemos acessar nos dias anteriores. Conhecemos a "loteria de silício", mas a verdade é que o VRM desta placa é muito bom e obtivemos estabilidade com praticamente nenhum esforço.

Terminamos como de costume, analisando o preço e a disponibilidade do MSI GTX 1660 Super Gaming X, que está disponível por um preço de aproximadamente 274, 95 euros. É um pouco mais caro que seus rivais, embora vejamos razões suficientes para esse pequeno custo extra, como seu melhor design. Novamente, é altamente recomendado.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ PROJETO ESPECTACULAR COM RGB

- UM pouco mais caro do que seus rivais
+ GRANDE TWIN FROZR HEATSINK

+ DESEMPENHO SOBRE A TI 1660

+ EXCELENTE SOBRECARREGAMENTO E ESTABILIDADE

+ QUALIDADE / PREÇO EM GAMA MÉDIA

A equipe de Revisão profissional concede a você a medalha de ouro e o produto recomendado:

QUALIDADE DO COMPONENTE - 86%

DISSIPAÇÃO - 92%

EXPERIÊNCIA DE JOGO - 83%

SOM - 90%

PREÇO - 87%

88%

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button