Avaliações

Análise do gigabyte gtx 1660 ti oc 6g em espanhol (análise completa)

Índice:

Anonim

A Gigabyte GTX 1660 Ti OC chegou até nós, uma variante mais acessível sem o sobrenome Gaming em seu título. Em vez disso, temos um dissipador de calor com ventilador duplo WINDFORCE em vez de 3 e desempenho quase igual ao overclock de 1800 MHz, em vez dos 1860 MHz do Gaming OC. A gama de cartões personalizados foi expandida para alcançar todos os amigos públicos. Vamos ver o que esta nova criação nos oferece.

Agradecemos ao Gigabyte pela atribuição desta GPU e sua confiança em nós para realizar essa análise.

Recursos técnicos Gigabyte GTX 1660 Ti OC

Desembalagem e design

A Gigabyte GTX 1660 Ti OC é uma placa de vídeo que visa oferecer o melhor da versão "gaming" em termos de potência, mas com um preço mais razoável, instalando um dissipador de calor WINDFORCE de ventilador duplo um pouco mais básico e um pouco menos de overclock. Sabemos que é um dos cartões mais desejados para usuários de médio porte, próximo ao RTX 2060 e com um preço muito competitivo, com permissão do 1660.

O olho mecânico de gigabyte aparece novamente, cada vez mais detalhado e impressionante. A apresentação é praticamente a mesma que sua irmã mais velha, a Gaming OC 6G, em suma, é Gigabyte.

Na área traseira, encontramos mais ou menos o habitual, uma foto do cartão, seu dissipador de calor e uma explicação de seus benefícios e recursos. Também não pode faltar uma descrição na ficha técnica do equipamento.

Esta caixa é composta por painéis de papelão grossos responsáveis ​​por proteger todo o interior, onde a placa de vídeo está localizada, envolvida em um saco plástico antiestático e, por sua vez, em um molde bem acolchoado.

Abrimos esta caixa da maneira tradicional e encontraremos alguns acessórios, se não nenhum. Além do Gigabyte GTX 1660 Ti OC, teremos um CD-ROM com o software e os drivers, que recomendamos não usar e baixar a versão mais recente deste na página Nvidia e o software na página Gigabyte, além de um guia Usuário

Nenhum traço de cabos, como já é habitual em todas as GPUs.

A aparência externa segue claramente a continuidade no design em relação ao Gaming OC, embora neste caso tenhamos apenas dois fãs e, portanto, uma placa um pouco menor e ideal para equipes com torres micro-ATX. Um bloco de alumínio e um tubo de calor de cobre, junto com seu invólucro de plástico grosso e duro, são apreciados, portanto a qualidade de construção é a mesma do modelo superior.

Certamente, essa configuração do dissipador de calor combina mais com o intervalo em que a placa está localizada; então, faremos a desmontagem para ver seu interior. Nesse caso, é um WINDFORCE 2X que fornece ao Gigabyte GTX 1660 Ti OC medições totais de 225 mm de comprimento, 122 mm de largura e 40 mm de espessura, ocupando apenas dois slots de expansão.

No topo do bloco de alumínio, temos duas ventoinhas 3D de 90 mm, observe que o diâmetro aumenta em comparação com o Gaming OC, que tinha ventoinhas de 80 mm. A configuração mantém uma operação alternativa, ou seja, os ventiladores giram na direção oposta para gerar um fluxo de ar aprimorado que permite uma dissipação de calor muito melhor.

Vemos algumas lâminas realmente trabalhadas com apêndices aerodinâmicos na área superior para aumentar o fluxo de ar e reduzir o ruído. Como em outros casos, a baixas temperaturas, esses ventiladores permanecerão parados e totalmente silenciosos.

Na zona traseira ou superior, o Gigabyte GTX 1660 Ti OC possui uma placa traseira completa instalada e também cobre a parte frontal da placa para melhorar a aparência externa final. Sua construção é baseada em plástico rígido de muito boa qualidade e rigidez, devemos dizer, embora nunca atinja o nível de alumínio.

De qualquer forma, é necessário reduzir os custos para obter um produto competitivo, já que é um cartão muito mais leve, uma placa traseira de alumínio não é essencial, pois a deformação será mínima.

Aproveitaremos esse close para ver como precisaremos apenas de um conector de alimentação de 8 pinos para fornecer energia suficiente a esta placa TDP de 120 W. Neste ponto, não temos dúvidas sobre a eficiência energética da arquitetura de Turing e vemos essa mesma configuração em outros 1660 Ti e até no mais modesto RTX 2060.

Vemos o logotipo da Gigabyte refletido de lado e, neste caso, devemos dizer que ele não possui iluminação RGB Fusion, portanto, não esperamos que acenda.

Também não é segredo a ausência dos conectores de ponte SLI ou NVLink nessas placas de médio alcance. Nem o RTX 2060 e 2070 o possuem. A Nvidia manteve essa funcionalidade apenas no grupo selecionado de placas de primeira linha.

Entendemos o objetivo, mas, apesar dessas unidades de médio porte com o NVLink, acreditamos que seria uma excelente opção para configurações avançadas sem gastar valores que excedam confortavelmente 1.000 euros.

Não esquecemos a conectividade deste Gigabyte GTX 1660 Ti OC, embora neste caso repetimos com relação à versão Gaming, ter três portas DisplayPort 1.4 e uma porta HDMI 2.0b.

Tenha cuidado aqui, porque não é o DisplayPort 1.4a, e estes oferecem apenas uma resolução máxima de 4096x2160p @ 60Hz, enquanto o HDMI oferece uma resolução de 7680x4320p @ 60 Hz. É claro que este cartão não poderá mover nenhum jogo para mais de 60 Hz em 4K, mas se fosse o caso de termos um monitor de 8K, teríamos que conectá-lo ao HDMI.

Gostamos muito desta apresentação do Gigabyte GTX 1660 Ti OC, uma placa que nunca desiste da qualidade dos materiais, apesar de ser uma gama intermediária. Com um design muito elaborado e uma ótima aparência final para usuários que, além de algo barato, querem usá-lo.

Dissipador de calor e PCB

O sistema de remoção de dissipador de calor deste Gigabyte GTX 1660 Ti OC é o mesmo da irmã principal, ou seja, removendo 6 parafusos e separando cuidadosamente a placa de circuito impresso do bloco de alumínio e cobre. Nesse caso, encontramos apenas um tubo térmico de cobre que passa logo acima da GPU e envia o calor para as laterais do bloco completamente feito de alumínio, que é construído em um único bloco.

Este dissipador de calor é muito mais básico do que o da versão para jogos, e veremos até onde pode chegar seu poder de refrigeração.

Sendo um produto com overclock como padrão, e com ainda mais capacidade de desempenho, se pedirmos um extra, a Gigabyte queria introduzir uma boa fonte de alimentação VRM MOSFET de 4 + 2 fases com proteção contra altas temperaturas e também em contato direto com o bloco de controle. alumínio para preservar sua segurança.

Certamente todos vocês já conhecem as propriedades técnicas da GPU e a memória desta GTX 1660 Ti, mas elas devem ser lembradas. Temos então um processador gráfico da arquitetura Turing com o nome TU116, com um processo de fabricação em FinFET a 12 nm. Basicamente, temos uma frequência de clock de 1500 MHz, capaz de subir até 1800 MHz, 60 MHz a menos que a versão Gaming.

Esta GPU possui 1536 núcleos CUDA, 96 TMUs (unidades de textura) e 48 ROPs (unidades de renderização). Logicamente, não temos os benefícios da tecnologia Ray Tracing ou do DLSS alimentado por IA no momento. É complementado por um total de 6 GB de memória GDDR6 com uma largura de banda de 12 Gbps. Esses módulos têm uma largura de barramento de 192 bits e uma largura de banda de 288, 1 GB / s.

Dizemos por enquanto, porque a Nvidia comunicou em uma notícia recente na GDC 2019 que implementará em seus novos drivers de abril o processamento de rastreamento de raios em tempo real para todas as placas gráficas da arquitetura Turing e Pascal. o traçado de raios será executado nos núcleos disponíveis e o desempenho deverá ser 2-3 vezes menor que o RTX. Em breve, veremos testes que atestam esses resultados.

Isso dá uma vida renovada aos cartões da arquitetura anterior, embora, é claro, com as limitações óbvias.

Bancada de testes e testes de desempenho

BANCO DE TESTE

Processador:

Intel Core i9-9900K

Placa de base:

Asus Maximus XI Formula

Memória:

Corsair Vengeance PRO RGB 16 GB @ 3600 MHz

Dissipador de calor

Corsair H100i V2

Disco rígido

Kingston UV400

Placa gráfica

Gigabyte GTX 1660 Ti OC

Fonte de energia

Corsair RM1000X

Para benchmarks, usaremos os seguintes títulos:

  • 3DMark Fire Strike normal 3Mark versão Fire Strike 4K. Time Spy.VRMARK.

Todos os testes foram aprovados com os filtros ao máximo, a menos que indique o contrário. Para ter um desempenho adequado, realizamos três tipos de testes: o primeiro é o mais comum em Full HD 1920 x 1080 e a segunda resolução está dando o salto para jogadores de 2K ou 1440P (2560 x 1440P). O sistema operacional que usamos foi o Windows 10 Pro de 64 bits e os drivers mais recentes disponíveis no site da Nvidia.

O que estamos procurando nos testes?

Primeiro, a melhor qualidade de imagem possível. O valor mais importante para nós é o FPS médio (quadros por segundo), quanto maior o número de FPS, mais fluido será o jogo. Para diferenciar um pouco a qualidade, deixamos uma tabela para avaliar a qualidade no FPS, mas também teremos o Fps mínimo nos testes que foram possíveis:

QUADROS POR SEGUNDOS

Quadros para segundos. (FPS)

Jogabilidade

Menos de 30 FPS Limitada
30 ~ 40 FPS Jogável
40 ~ 60 FPS Bom
Maior que 60 FPS Bastante bom ou excelente

Teste de jogo

Decidimos dar o salto para verificar vários jogos manualmente. O motivo? Muito simples, queremos oferecer uma visão muito mais realista e cobrir testes com os jogos atuais. Renovamos o antigo Tomb Raider 2016 para este novo Shadow of the Tomb Raider.

Obtivemos 46ºC em repouso porque os ventiladores estão desligados até atingirem os 60 graus . Uma vez que os ventiladores são iniciados a plena carga, obtemos uma média de 61 ºC. Enquanto com overclock, as temperaturas aumentam para cerca de 69 ºC em média.

O consumo é para toda a equipe *

O consumo do equipamento é de 50 W, que quando carregamos o trabalho na GPU chega a 233 W. Embora, se enfatizarmos o processador, obtemos aproximadamente 322 W. Com overclock, vamos até 368 W.

Palavras finais e conclusão sobre Gigabyte GTX 1660 Ti OC

Depois de testar o Gigabyte GTX 1660 Ti OC, concluímos que é uma das melhores placas gráficas de gama média do mercado. Um design de solvente, um formato compacto que pode ser instalado em qualquer chassi, um bom resfriamento e sua capacidade de overclock é muito semelhante ao dos modelos mais altos.

No nível de desempenho, pudemos jogar os principais jogos em Full HD e WQHD. Esta placa de vídeo não está focada em 4K. Para ter uma boa experiência, precisamos optar pelos flagships da Nvidia.

Como conseguimos verificar, as temperaturas e o consumo são excelentes. Não podemos culpar este dissipador de ventoinha Windforce de dois ventiladores. Estamos muito satisfeitos com o desempenho que a Gigabyte apresentou nesta nova série.

A única desvantagem é que a placa traseira é de plástico. Esse design nos deixa com um gosto ruim na boca, pois não nos permite obter os benefícios da placa traseira de metal: resfriamento extra e maior firmeza.

Atualmente, seu preço é de 315 euros. Sem dúvida, é um preço muito interessante para um modelo que sabemos que nos oferecerá um ótimo desempenho. Embora por mais alguns euros tenhamos a versão de ventilador triplo ou faixa superior. O que você acha deste novo Gigabyte GTX 1660 Ti OC? Queremos saber sua opinião!

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ DESIGN

- PLÁSTICO PLÁSTICO

+ BOM DESEMPENHO FHD E WQHD

+ COMPONENTES SELECIONADOS

+ CONSUMO E TEMPERATURAS

+ CAPACIDADE DE SOBRECARREGAMENTO

A equipe de revisão profissional concede a você a medalha de ouro e o produto recomendado.

Gigabyte GTX 1660 Ti OC

QUALIDADE DO COMPONENTE - 82%

DISSIPAÇÃO - 83%

EXPERIÊNCIA DE JOGO - 80%

SOM - 80%

PREÇO - 80%

81%

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button