Nova variante do espectro causará perda de desempenho
Índice:
Continuamos a falar sobre as vulnerabilidades Meltdown e Spectre, pois várias empresas, incluindo Microsoft, Google, AMD, ARM, Intel e Red Hat, revelaram detalhes sobre uma nova variante Spectre 4, que precisará de mitigações que levem à perda de desempenho..
Uma nova variante do Spectre é descoberta
O US-CERT possui informações detalhadas sobre duas novas variantes Spectre, especificamente 3A e 4. O primeiro foi originalmente documentado pela ARM em janeiro e permite que atacantes com acesso local a uma máquina usem análise de canal lateral e leiam informações confidenciais e outros parâmetros do sistema.
Recomendamos a leitura de nosso post na Intel que fala sobre Spectre e Meltdown, além de seus processos em 14 nm e 10 nm
Quanto à variante 4, ela foi identificada como "Bypass de armazenamento especulativo" e permite que pessoas com intenção maliciosa leiam valores passados do sistema em uma pilha de CPU ou em outros locais de memória. Se um ataque for bem-sucedido, o invasor poderá ler arbitrariamente dados privilegiados e executar especulativamente comandos anteriores do sistema.
A Intel diz que ofereceu atualizações de microcódigo para as variantes 3A e 4 na forma beta aos fabricantes de equipamentos, e que os clientes devem esperar uma perda de desempenho de 2 a 8%. Espera-se que esta nova atualização seja lançada nas próximas semanas.
Por outro lado, a Microsoft diz que ainda não determinou um padrão de código vulnerável em seus produtos, no entanto, investigará mais e lançará atualizações, se necessário. As empresas agora estão trabalhando juntas de forma mais coordenada, para divulgar conjuntamente as vulnerabilidades e liberar atenuações para os clientes, principalmente depois de todos os problemas enfrentados em janeiro.
Quanto à AMD, é mencionado que seus processadores não são vulneráveis à variante 3A, mas nada é dito sobre a variante 4.
Microsoft fala sobre perda de desempenho de patches para colapso e espectro
A Microsoft alega que os patches atenuantes das vulnerabilidades Meltdown e Spectre serão especialmente visíveis nos sistemas Haswell e anteriores.
A Intel publica sua análise de perda de desempenho devido a fusões e vulnerabilidades de espectro
A Intel divulgou os resultados do teste de impacto no desempenho das vulnerabilidades Meltdown e Spectre do processador.
Uma nova variante do espectro é descoberta nos processadores intel
Foi descoberta uma nova vulnerabilidade do Spectre relacionada ao Intel Software Guard Extensions (SGX).