Avaliações

Msi gtx 1660 gaming x review em espanhol (análise completa)

Índice:

Anonim

Como gostamos de analisar uma placa gráfica! Nesta ocasião, trazemos a você a análise de um dos modelos mais amados por nossos leitores: o MSI GTX 1660 Gaming X 6 GB e que substitui o clássico GTX 1060 6 GB.

Vale a pena comprar uma GTX 1660? Esse modelo medirá? Tudo isso e muito mais, em nossa análise exaustiva.

Agradecemos à MSI pela atribuição desta GPU e sua confiança em nós para realizar essa análise.

Desembalagem e design

A MSI GTX 1660 Gaming X é apresentada em uma caixa compacta e colorida na frente. Vemos uma excelente imagem do cartão em operação, o modelo em letras muito grandes e que estamos na frente da série 1660.

Enquanto na área traseira detalha as principais características técnicas e novidades deste novo modelo da MSI. Parece bom Continuamos!

Depois de abrir a caixa, encontraremos dois compartimentos. O primeiro inclui a placa de vídeo e o segundo inclui acessórios:

  • CD com drivers e software MSI para sua configuração Manual de instruções e guia rápido Cardboard Labels

A placa gráfica MSI GTX 1660 Gaming X Ele foi projetado com a nova arquitetura da placa gráfica Nvidia Turing. Especificamente, ele monta o chip TU116 que é fabricado numa litografia FinFET de 12 nm e o seu molde tem 284 mm² de tamanho. Enquanto um total de 88 unidades de texturização (TMUs) e 96 unidades de rastreamento (ROPs) complementam.

Quanto ao seu resfriamento, ele possui um dissipador de calor junto com duas ventoinhas de rolamento duplo, assinadas pela tecnologia TORX 3.0. com um tamanho de 90 mm. Achamos interessante detalhar que seu radiador é feito de alumínio premium e incorpora uma boa quantidade de tubos de calor de cobre niquelado, mas falaremos sobre isso um pouco mais tarde.

Entre seus benefícios mais notáveis, possui a tecnologia 0dB. Mas isso… O que isso significa ? Consiste em uma tecnologia que permite que os ventiladores sejam parados em repouso; quando o chip gráfico começa a subir acima de 60 ºC, os ventiladores ligam para deixar sempre a placa gráfica o mais fresca possível. O MSI fez um ótimo trabalho desde as gerações passadas e este não abriria uma exceção.

A MSI fez um ótimo trabalho com seu sistema de refrigeração, embora a caixa frontal seja plástica, oferece uma ótima solução térmica para uma placa gráfica que já oferece ótimas temperaturas. Consiste em um tamanho de 247 x 127 x 46 mm e um peso de 845 gramas. Ou seja, é uma placa gráfica muito compacta e você não terá problemas para instalá-la em seu chassi.

Há dois detalhes a serem lembrados nesta placa gráfica. A primeira é que ele incorpora uma placa traseira de metal na área inferior da GPU. Isso nos ajudará a dar firmeza e melhorar o resfriamento da nossa placa de vídeo.

E a segunda é que incorpora iluminação RGB, muito leve, com uma infinidade de efeitos para os 16, 8 milhões de cores. Você pode ver o bom trabalho da MSI neste modelo. Já o vimos no GTX 1660 Ti e agora o vemos repetido neste GTX 1660.

No nível de energia, você só precisa de um conector PCI de 8 pinos para energia. Segundo a NVIDIA, possui um TDP indicativo de 120 W, o que nos parece um sucesso. Com uma boa fonte de alimentação de 500 a 600W, é mais do que suficiente para esta placa gráfica.

Por fim, destacamos que ele incorpora um total de três conexões DisplayPort 1.4 e uma conexão HDMI 2.0b. Com a conexão Displayport, podemos emitir um sinal de vídeo de até 4096x2160p @ 60Hz, enquanto com HDMI, ele nos permite 7680x4320p @ 60Hz. Ou seja, temos uma placa de vídeo por alguns anos, pelo menos para dar vídeo.

Dissipador de calor e PCB

Para remover o dissipador de calor do MSI GTX 1660 Gaming X é uma tarefa muito simples. Devemos remover os quatro parafusos que cercam o chipset na área traseira e podemos desconectar os três cabos internos da GPU. À primeira vista, vemos que temos uma grande grade que integra um total de 5 heatpipes de cobre.

A placa gráfica é protegida por uma folha de metal responsável pelo resfriamento de peças dos Mosfets e memórias. Isso é útil, pois teremos maior longevidade em nossa placa de vídeo.

No momento, não vimos nenhum GTX 1660 com VRM maior que 4 + 2 fases de potência MOSFET. No caso da MSI, estamos falando de componentes de qualidade muito boa. O processador gráfico possui frequências de clock de 1500 MHz e é capaz de subir até 1860 MHz graças ao BOOST.

Esta GPU possui 1408 núcleos CUDA, um total de 6 GB de memória GDDR5 com uma largura de banda de 12 Gbps. Esses módulos têm uma largura de barramento de 192 bits e uma largura de banda de 192 GB / s. Embora no papel estejamos diante de uma placa gráfica quase rastreada para a GTX 1060, temos que destacar o codificador NVENC que adiciona suporte ao H265 a 8K a 30 FPS. Talvez para uma nova equipe faça sentido, mas renovar seu GTX 1060 não é uma boa ideia?

Bancada de testes e testes de desempenho

BANCO DE TESTE

Processador:

Intel Core i9-9900K

Placa de base:

Asus Maximus XI Formula

Memória:

Corsair Vengeance PRO RGB 16 GB @ 3600 MHz

Dissipador de calor

Corsair H100i V2

Disco rígido

Kingston UV400

Placa gráfica

MSI GTX 1660 Gaming X

Fonte de energia

Corsair RM1000X

Para benchmarks, usaremos os seguintes títulos:

  • 3DMark Fire Strike normal 3Mark versão Fire Strike 4K. Time Spy.VRMARK.

Todos os testes foram aprovados com os filtros ao máximo, a menos que indique o contrário. Para ter um desempenho adequado, realizamos três tipos de testes: o primeiro é o mais comum em Full HD 1920 x 1080 e a segunda resolução está dando o salto para jogadores de 2K ou 1440P (2560 x 1440P). O sistema operacional que usamos foi o Windows 10 Pro de 64 bits e os drivers mais recentes disponíveis no site da Nvidia.

O que estamos procurando nos testes?

Primeiro, a melhor qualidade de imagem possível. O valor mais importante para nós é o FPS médio (quadros por segundo), quanto maior o número de FPS, mais fluido será o jogo. Para diferenciar um pouco a qualidade, deixamos uma tabela para avaliar a qualidade no FPS, mas também teremos o Fps mínimo nos testes que foram possíveis:

QUADROS POR SEGUNDOS

Quadros para segundos. (FPS)

Jogabilidade

Menos de 30 FPS Limitada
30 ~ 40 FPS Jogável
40 ~ 60 FPS Bom
Maior que 60 FPS Bastante bom ou excelente

Teste de jogo

Decidimos dar o salto para verificar vários jogos manualmente. O motivo? Muito simples, queremos oferecer uma visão muito mais realista e cobrir testes com os jogos atuais. Renovamos o antigo Tomb Raider 2016 para este novo Shadow of the Tomb Raider.

Como esperado, esta placa de vídeo permite um overclock muito bom e fornece alguns FPS extras. Conseguimos elevar o núcleo para 1630 MHz e as memórias para 2401 MHz.

Com esses números, conseguimos 85 FPS estáveis ​​com o Shadow of the Tomb Raider em Full HD, em 2K subimos para 60 FPS e em 4K até 34 FPS. Ganhamos quase 10 FPS. Que explosão da arquitetura de Turing!

Temperatura e consumo

Obtivemos 50ºC em repouso porque os ventiladores estão desligados até atingirem os 60 graus . Uma vez iniciados os ventiladores a plena carga, obtemos uma média de 64 ºC. Enquanto com overclock, as temperaturas aumentam para cerca de 71 ºC em média.

O consumo é para toda a equipe *

O consumo do equipamento é de 47 W que, quando carregamos o trabalho na GPU, é de 206 W. Embora, se enfatizarmos o processador, obtemos aproximadamente 326 W. Com overclock, subimos para 377 W.

Palavras finais e conclusão sobre o MSI GTX 1660 Gaming X

Como você já sabe, a série de placas gráficas da MSI, eu realmente gosto. O MSI GTX 1660 Gaming X não seria menor? Esta nova revisão possui 6 GB de memória GDDR5, os benefícios da nova arquitetura Turing, um dissipador de calor de alta qualidade e uma placa traseira metálica.

No nível de desempenho, é uma placa de vídeo muito competente para jogar em Full HD e com gráficos no WQHD (2K). Também é uma opção muito boa para jogos de realidade virtual sem gastar muito dinheiro com um modelo RTX ou superior.

Recomendamos a leitura do nosso guia sobre as melhores placas gráficas

Quando fazemos overclock, chegamos ao desempenho de uma GTX 1660 Ti e, com este MSI, não será muito difícil chegar lá. As temperaturas e o consumo são ótimos. Sem dúvida, é uma compra 100% recomendada. Atualmente, encontramos por 279, 90 euros nas principais lojas on-line; por um pouco mais, você tem a TI 1660 que, com a OC, obtemos o desempenho de uma RTX 2060.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ DESEMPENHO

-Algo alto preço

+ COMPONENTES DE PRIMEIRA QUALIDADE

+ CAPACIDADE DE SOBRECARREGAMENTO

+ CONSUMO

+ TEMPERATURAS

A equipe de revisão profissional concede a você a medalha de ouro e o produto recomendado.

MSI GTX 1660 Gaming X

QUALIDADE DO COMPONENTE - 95%

DISSIPAÇÃO - 85%

EXPERIÊNCIA DE JOGO - 88%

SOM - 88%

PREÇO - 80%

87%

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button