Avaliações

Análise do jogo msi rtx 2070 super gaming x trio em espanhol (análise completa)

Índice:

Anonim

Após os modelos de referência que a Nvidia lançou de seu novo Super, agora é a vez de modelos personalizados, e o primeiro que trazemos é nada menos que o Super Gaming X Trio MSI RTX 2070, a versão mais poderosa da marca para esse modelo. "Irmã gêmea" do RTX 2080 Trio. Com seu design espetacular na tripla ventoinha TORX 3.0 e um poderoso dissipador de calor herdado do 2080 com iluminação RGB, será uma das referências desta série Super até a chegada do impressionante RTX 2080 Super mais tarde.

Vamos ver tudo o que esta placa gráfica MSI nos oferece e, é claro, verificaremos como isso melhora o modelo de referência, porque é assim que deve ser.

Mas, primeiro, agradeceremos à MSI por nos enviar o produto tão rapidamente para poder fazer sua análise.

Recursos técnicos do MSI RTX 2070 Super Gaming X Trio

Desembalagem

E começamos como sempre com um Unboxing deste belo e agressivo MSI RTX 2070 Super Gaming X Trio. Encontramos uma apresentação exatamente igual à que o RTX 2080 Trio traz, ou seja, uma caixa de papelão flexível que serve como invólucro do produto, na qual apenas as informações externas foram alteradas e o “2070 Super” foi colocado.

Esta caixa fornece informações sobre as principais características da placa de vídeo, como tecnologias compatíveis, dissipador de calor com ventilador triplo ou lacuna, além de outras informações sobre as precauções de uso. O fabricante teve o cuidado de nos mostrar uma lista de especificações nesta caixa e no guia do usuário, e a verdade é que seria útil incluí-la.

Agora, o que faremos é abrir a caixa, em uma de suas faces laterais, e removeremos a caixa de papelão rígida armazenada no interior, que não tem tampa na parte superior. Em vez disso, é usado um painel de espuma de polietileno, exatamente como no molde em que o cartão é acomodado.

Os acessórios incluídos no pacote são os seguintes:

  • Placa gráfica MSI RTX 2070 Super Gaming X Trio Grip de metal Placa lateral Merchandising Guia básico de instalação do usuário

É claro que não há cabos nem cabos NVLink para multiGPU, neste caso, nenhuma surpresa. O merchandising a que nos referimos consiste em uma história em quadrinhos com o protagonista MSI Charmander e um par de montanhas-russas de papelão. Nada considerado de outra dimensão, como vemos.

Design exterior

Bem, vamos entrar no design exterior deste MSI RTX 2070 Super Gaming X Trio, porque é sem dúvida o elemento mais diferencial à vista em comparação com os modelos de referência.

E a verdade é que a MSI não precisou fazer muito trabalho extra nesta apresentação final do produto, pois o modelo RTX 2080 Gaming X Trio possui um dissipador de calor exatamente igual ao que estamos usando hoje. Embora isso não mereça ser minimizado, porque se algo funciona, por que mudar? Em termos de medidas, eles também são exatamente os mesmos, estamos falando de 327 mm de comprimento, olho no chassi pequeno ou com baias de HDD no compartimento principal, 140 mm de largura e 55, 6 mm de espessura, o que significa que quase três slots completos estão ocupados.

O protagonista nesse caso é o dissipador de calor MSI TRI FROZR com nada menos que três ventoinhas que nos oferecem dois blocos de alumínio fortes que veremos mais tarde com mais detalhes quando abrirmos a GPU. A carcaça externa é feita de plástico de boa qualidade com bordas muito agressivas e, é claro, a apresentação de um sistema completo de iluminação LED MSI Mystic Light RGB que podemos personalizar através do software correspondente da marca.

Falando um pouco mais sobre esses fãs, temos uma contagem de 3 TORX FAN 3.0. Dois deles com um diâmetro de 95 mm e 14 pás especialmente projetados para serem eficientes com o mínimo de ruído, e o terceiro ventilador é de 85 mm com uma contagem de 14 pás e design idêntico. Eles apresentam rolamentos de esferas duplos para máxima durabilidade. Eles oferecem o mesmo sistema de fiação nos três ventiladores. O indicado seria colocar uma configuração de movimento alternativa, a fim de causar fluxo de ar irrestrito, mas, em qualquer caso, não teremos problemas excessivos de aquecimento nessa configuração.

Os ventiladores de maior diâmetro poderão girar a um total de 2.700 RPM com sua velocidade de rotação no máximo, enquanto o menor poderá atingir 3.700 RPM. Ficamos impressionados com a quietude do sistema, muito mais do que a configuração das GPUs de referência da Nvidia, apesar de ter mais fãs. E será muito mais se deixarmos o perfil como padrão, com a tecnologia ZERO FROZR que mantém o sistema parado enquanto a GPU não excede 60 ° C

Se formos para a área lateral, encontraremos apenas uma pequena extensão da caixa alta com o logotipo e a serigrafia da marca MSI. Na borda, também temos uma faixa de iluminação que acompanha as protuberâncias localizadas na caixa superior.

No interior, não temos absolutamente nenhuma proteção e só vemos o grande dissipador de calor. Esses lados foram cobertos com o mínimo de elementos de carenagem, uma vez que o fabricante busca o máximo de resfriamento possível, e a melhor maneira de fazer isso é abrir tudo para o exterior. Essa área pode ser reforçada com a placa de metal incluída no pacote, que será necessário parafusar junto com a placa na área do slot de expansão.

Agora vamos ver a área superior, que normalmente estará visível para o usuário, a menos que instale a placa verticalmente. O MSI RTX 2070 Super Gaming X Trio possui uma enorme placa traseira de alumínio escovado que mantém o PCB componente protegido e rígido.

Nele, vemos uma série de aberturas para melhorar a estética do conjunto e um enorme logotipo MSI em preto e sem iluminação. Essa armadura também é responsável por conectar o dissipador de calor ao processador gráfico e à PCB. Como curiosidade, não temos um botão integrado para desativar manualmente a iluminação.

Portas e conexões de energia

Deixamos para trás esse design espetacular da placa de vídeo e nos concentramos em examinar mais de perto os conectores que ela apresenta, não apenas para vídeo, mas para multiGPU e outros detalhes no Super Gaming X Trio MSI RTX 2070.

E, é claro, devemos começar pelo painel traseiro, que será o mais importante para todos os usuários. Aqui encontramos as seguintes portas:

  • 1x porta de exibição HDMI 2.0b3x 1.4

A partir daqui, podemos esclarecer uma coisa: o MSI atingiu o conector USB Tipo C de uma só vez e deixou apenas os conectores necessários para conectar até quatro monitores. Na minha opinião, não é uma decisão sábia, porque, como a Nvidia coloca isso como padrão, por que você deseja removê-lo?

De qualquer forma, as três portas de vídeo suportam uma resolução máxima de 8K a 60 FPS e, é claro, 4K, enquanto a porta HDMI suporta resoluções de 4K a 60 FPS. E realmente aqui podemos usar esta resolução 4K para reproduzir, porque, semelhante a 2080, teremos taxas de FPS próximas e até mais de 50 quadros em 4K.

Também temos o conector NVLink para configurar um sistema de GPU dupla em paralelo em placas-mãe compatíveis. Aqui está a decisão correta de manter esse conector e o modelo de referência; de fato, a base RTX 2070 teria merecido essa conexão desde o início.

No interior, também temos três conectores para ventiladores e iluminação LED. Aqui, algo curioso acontece, e é que os dois ventiladores de maior diâmetro estão conectados ao mesmo cabeçalho, o localizado à direita, enquanto o pequeno ventilador é conectado de forma independente. O terceiro cabeçalho (à esquerda) é usado para iluminação. Isso faz com que o sistema veja apenas dois dos três ventiladores, pois dois serão controlados como se fossem um.

Terminamos com o conector de alimentação duplo de 8 pinos, que será necessário para alimentar o TDP de 260 W que o fabricante certifica para este Super Gaming X Trio MSI RTX 2070. Conseqüentemente, recomendamos o uso de uma fonte de alimentação de pelo menos 650 W para as sobras.

PCB, interior e hardware de MSI RTX 2070 Super Gaming X Trio

Nesse caso, desmontamos todo o sistema de refrigeração do MSI RTX 2070 Super Gaming X Trio para ver o que encontramos dentro dessa maravilha. Para fazer isso, tivemos que remover os quatro parafusos principais que prendem o dissipador de calor ao chip e alguns que o prendem ao PCB.

Gatilho e PCB

E começamos precisamente com isso, porque temos um dos blocos de maior desempenho que a marca construiu nos últimos tempos para placas gráficas. Este sistema é composto por dois blocos de espessura considerável e uma construção de aletas muito densa em alumínio. Além disso, vemos uma estrutura de metal na parte de trás que também é responsável por conectar a PCB ao próprio bloco com um gêmeo instalado na mesma PCB.

O bloco de frio que faz contato com a GPU é construído em cobre, assim como os 7 tubos de calor que vêm dele e distribuem o calor entre os dois blocos de dissipação. Cinco deles vão diretamente para o segundo bloco, enquanto três ficam no bloco principal para distribuir o calor para as partes mais próximas dos ventiladores. Não podemos esquecer as inúmeras almofadas térmicas de silicone espalhadas pela área para os condensadores MOSFETs e VRM.

É um dos sistemas mais complexos e mais bem trabalhados que vimos para uma placa gráfica que não é de primeira linha, um bom trabalho da MSI.

Curiosamente, não temos contato direto no dissipador de calor com os chips de memória, pois vemos como uma segunda placa de metal protege toda a área da PCB para que ela permaneça rígida. Teria sido uma boa opção introduzir mais contato desses 8 chips com o restante do dissipador de calor, pois quando se trata de overclock da GPU, as temperaturas aumentam. A pasta térmica usada é o composto X tradicionalmente usado pelo fabricante.

O design da placa eletrônica, como sempre, é personalizado pela MSI, incorporando uma poderosa fonte de alimentação VRM de 8 + 2 fases para suportar processos de overclock em memórias e GPUs.

Recursos da GPU

Se você viu a revisão dos cartões de referência, não terá mais dúvidas sobre a configuração e os dados técnicos deste cartão, embora lembremos dos elementos mais importantes.

Começamos com o chipset MSI RTX 2070 Super Gaming X Trio, que é uma variante do TU104 instalado pelos modelos RTX 2080, apesar de um pequeno corte nos núcleos e na frequência. Nesse caso, a MSI ajustou o relógio com frequência base de 1605 MHz e 1800 MHz no modo de reforço, que é 60 MHz menor que o RTX 2080, por exemplo. Lembre-se de que há um total de 2560 núcleos CUDA, 320 tensores e 40 RT para fornecer 64 ROPs e 184 TMUs de desempenho. A memória cache foi aumentada para 2560 KB em L1 e 4096 em L2, para que Ray Tracing e DLSS funcionem perfeitamente.

A configuração da memória permaneceu a mesma do RTX 2080, com 8 GB GDDR6 trabalhando a 14 Gbps com uma frequência efetiva de 7000 MHz, o que certamente permite um ótimo overclock, como veremos mais adiante. Temos um barramento de 256 bits a uma velocidade não inferior a 448 GB / s, embora o barramento PCIe 3.0 tenha sido mantido, mais do que suficiente para as placas gráficas atuais.

Bancada de testes e desempenho

Como sempre, faremos nossa bateria de testes de desempenho que incluem testes sintéticos ou benchmarks e testes diretamente com os jogos que normalmente usamos em nossas análises. A bancada de testes consiste nos seguintes elementos:

BANCO DE TESTE

Processador:

Intel Core i9-9900K

Placa de base:

MSI MEG Z390 ACE

Memória:

Sniper Sniper X 16 GB a 3600 MHz

Dissipador de calor

Corsair H100i RGB Platinum SE

Disco rígido

SSD ADATA Ultimate SU750

Placa gráfica

MSI RTX 2070 Super Gaming X Trio

Fonte de energia

Seja quieto! Dark Power Pro 11 1000W

Monitor

Viewsonic VX3211 4K mhd

Todos os testes que realizamos com os filtros, na configuração de cada programa. Os testes consistem em testes executados em várias resoluções, como Full HD e 4K, e também para testar o desempenho no Ray Tracing no caso do teste Port Royal. Executamos todos eles no sistema operacional Windows 10 Pro em sua versão de 1903, com os drivers da versão mais recente disponíveis para esta placa gráfica.

O que estamos procurando nesses testes?

Primeiro, a melhor qualidade de imagem possível. O valor mais importante para nós é o FPS médio (quadros por segundo), quanto maior o número de FPS, mais fluido será o jogo. Para diferenciar um pouco a qualidade, deixamos uma tabela para avaliar a qualidade no FPS com base na quantidade que obtemos em cada jogo e na resolução.

QUADROS POR SEGUNDO
Quadros por segundo (FPS) Jogabilidade
Menos de 30 FPS Limitada
30 ~ 40 FPS Jogável
40 ~ 60 FPS Bom
Maior que 60 FPS Bastante bom ou excelente

Benchmarks e testes sintéticos

Primeiro, vejamos os resultados dos testes sintéticos realizados, compostos pelos seguintes títulos:

  • 3DMark Fire Strike normal3DMark Fire Strike UltraTime SpyPort Royal (RT) VRMARK

Teste de jogo

Continuaremos a avaliar o desempenho real nos jogos, tendo assim um guia mais próximo do que nossa GPU poderá oferecer no DirectX 11, 12 e OPEN GL.

Os testes serão realizados nas três resoluções mais usadas em jogos, Full HD (1920 x 1080p), QHD ou 2K (2560 x 1440p) e UHD ou 4K (3840 x 2160p). Dessa forma, teremos uma gama completa de resultados para poder compará-los com outras GPUs com benefícios próximos, por exemplo, o RTX anterior e a nova série AMD Radeon 5700. Para cada um dos jogos, mantivemos as configurações automáticas selecionadas em cada e para cada resolução, que consistirá no seguinte:

  • Final Fantasy XV, padrão, TAA, DirectX 12 DOOM, Ultra, TAA, Open GL 4.5 Deus EX Mankind Divided, Alto, Anisotrópico x4, DirectX 11 Far Cry 5, Alto, TAA, DirectX 12 Metro Exodus, Alto, Anisotrópico x16, DirectX 12 (com e sem RT) Shadow of the Tomb Rider, Alto, TAA + Anisotrópico x4, DirectX 12 (com e sem DLSS)

A tendência geral indica que estamos enfrentando um desempenho um pouco acima da referência Nvidia RTX 2070 Super sem muitos problemas, embora seguido de perto e até superado em alguns testes. Da mesma forma, vemos em quase todos os casos que ele tem um desempenho melhor que o Radeon VII e o novo 5700 e 5700 XT. Lembre-se de que os últimos foram testados com DOOM na API Vulkan, é por isso que seus registros são tão altos neste jogo.

Mais uma vez, os 50 FPS em resolução 4K não serão problema e, se diminuirmos um pouco a qualidade gráfica, excederemos sem esforço os 60 FPS.

Desempenho no Metro Exodus com DLSS e Ray Tracing ativados

O Super Gaming X Trio MSI RTX 2070 permite rastreamento de raios em tempo real e DLSS, evolução do antialiasing tradicional. Neste caso , veremos o efeito que isso tem no IP Metro Exodus, em uma configuração de gráficos altos e RTX também em altos.

1920 x 1080 (Full HD) 2560 x 1440 (WQHD) 3840 x 2160 (4K)
Metro Exodus (sem RTX) 88 FPS 67 FPS 41 FPS
Medidor de êxodo (com RT + DLSS) 73 FPS 56 FPS 39 FPS

Se olharmos um pouco mais alto na lista de FPS do jogo, veremos uma leve melhora no FPS em comparação com a referência RTX 2070 Super e 1 FPS em cada resolução, mas vemos uma taxa de FPS com o RTX ativo exatamente igual ao de a revisão deste cartão. Podemos concluir que, para este caso específico, o desempenho não melhorou, mas também não piorou, portanto, existem duas opções iguais nesse sentido.

Overclock

Fizemos um overclock do MSI RTX 2070 Super Gaming X Trio para ver até onde ele pode ir com esse dissipador de calor personalizado e um aumento no TDP. Nesse caso, optamos pelo software EVGA Precision X1, pois ele vem de fábrica com a opção de definir sua tensão desbloqueada.

No overclocking, alcançamos estabilidade completa com um aumento do clock da GPU em +110 MHz, o que não é muito, e com +80 mV no Core. Da mesma forma, aumentamos a frequência das memórias para 700 MHz, colocando o consumo no limite admissível de 110% e a temperatura até um máximo de 88 ° C.

Lembre-se de que as memórias sempre permitem um aumento maior que o núcleo (7700 MHz), que neste caso foi um pouco, chegando a 1910 MHz. Os resultados com Deus Ex Manking dividido no DirectX 11 são os seguintes:

Deus EX Mankind Divided Estoque @ Overclock
1920 x 1080 (Full HD) 128 FPS 132 FPS
2560 x 1440 (WQHD) 90 FPS 97 FPS
3840 x 2160 (4K) 49 FPS 53 FPS
3DMark Fire Strike Estoque @ Overclock
Pontuação gráfica 25.811 27.687
Pontuação Física 25.449 24.934
Combinado 22.601 23.732

Apesar de não sermos muito agressivos para o overclock que temos a ver com estabilidade, vemos aumentos de até 7 FPS em resolução 2K e 4 FPS em resolução Full HD e 4K, o que não é ruim se mudarmos para jogos competitivo.

Da mesma forma, o teste sintético reflete um aumento na pontuação final para 23.732, em comparação com 22.601 em estoque.

Temperaturas e consumo

Além de medir sua temperatura com o programa HWiNFO, estressando a GPU com FurMark, também medimos simultaneamente o consumo de energia de todo o equipamento, para ver como isso afeta o consumo da versão de referência.

Em termos de temperatura, temos um ambiente de 24 ° C, portanto, são registros bastante baixos, se considerarmos que o sistema de ventiladores não é ativado até 60 ° C. Observe que, enquanto o exercitamos por várias horas, obteremos médias de apenas 64 ° C, portanto não estamos sobrecarregando sua integridade.

No processo de overclock, com um perfil de ventiladores de estoque, obtivemos temperaturas de 80 ° C, embora caiam para 51 ° C se a colocarmos na capacidade máxima, sem dúvida um recorde impressionante.

Quanto ao consumo, também vemos que é bastante apertado, muito mais do que, por exemplo, o RTX 2080, com um chipset e potência semelhantes quase iguais, então a MSI fez um ótimo trabalho nesta GPU. Se também enfatizarmos a CPU, alcançaremos nosso banco de testes de até 407W.

Palavras finais e conclusão sobre o MSI RTX 2070 Super Gaming X Trio

Se algo se destaca nesta GPU MSI RTX 2070 Super Gaming X Trio, é sem dúvida o design, porque, como sempre, as grandes novidades dos modelos personalizados estão exatamente aqui. Temos um dissipador de calor com ventilador triplo MSI TRI FROZR TORX FAN 3.0 e também com iluminação MSI Mystic Light que é praticamente a mesma do RTX 2080 Gaming X Trio.

Quanto ao resfriamento, é bastante superior ao modelo de referência, principalmente quando exigimos um pouco mais dos ventiladores, 51 graus com suporte a overclock. É um sistema muito silencioso, especialmente porque implementa o ZERO FROZR e não é ativado até 60 ° C. A única desvantagem é que dois ventiladores estão conectados à mesma cabeceira da cama e não podem ser gerenciados independentemente.

Recomendamos o nosso guia para as melhores placas gráficas do mercado

O desempenho em testes sintéticos e em jogos mostra que o leve aumento na frequência do relógio oferece algum FPS extra nos jogos em comparação com o modelo de referência, mas são valores extremamente semelhantes. Jogar mais de 50 FPS em 4K não será um problema com esta placa, embora esperássemos um pouco mais de desempenho, pois é um modelo personalizado.

A capacidade de overclock é muito boa no que diz respeito à capacidade de resposta, pois pequenas alterações nos fizeram subir para 7 FPS no jogo que testamos. De qualquer forma, não nos permite aumentar muito a frequência da GPU. Dessa forma, chegamos ao final de nossa análise, na qual esta GPU se destaca especialmente por suas baixas temperaturas e sua excelente seção estética.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ PROJETO AGRESSIVO E JOGOS ESPECTACULARES

- O USB-C FOI REMOVIDO

+ Dissipador de calor TRI FROZR DE ALTO DESEMPENHO E MUITO SILENCIOSO

+ SOBRECARREGAR COM BOA RESPOSTA EM DESEMPENHO

+ CONSUMO AJUSTADO BASTANTE E PCB DE 8 + 2 FASES

+ GRANDE DESEMPENHO EM TODAS AS RESOLUÇÕES

A equipe de revisão profissional concede a ele a medalha de platina:

MSI RTX 2070 Super Gaming X Trio

QUALIDADE DO COMPONENTE - 93%

DISSIPAÇÃO - 96%

EXPERIÊNCIA DE JOGO - 90%

SOM - 90%

PREÇO - 89%

92%

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button