Avaliações

Msi geforce gtx 1650 gaming x review em espanhol (análise completa)

Índice:

Anonim

A MSI GeForce GTX 1650 Gaming X entra no mercado como uma das opções mais interessantes para esse intervalo de entrada. Esta nova série de placas gráficas possui a tecnologia Turing, um dissipador de calor como o ventilador duplo TWIN FROZR e o novo chip GTX TU117 virado de cabeça para baixo.

E é que é a opção mais econômica da nova geração que a Nvidia é capaz de nos proporcionar uma performance em 1080p que excede 70% do que a GTX 1050 nos oferece.

Você está pensando em montar um PC barato para jogos? Talvez essa GPU seja a que você está procurando, então fique por dentro e dê uma olhada no seu desempenho e aparência.

Antes de tudo, devemos agradecer à MSI pela confiança depositada em nós ao transferir este produto para nós por sua análise aprofundada.

Recursos técnicos do jogo MSI GeForce GTX 1650 X

MSI GeForce GTX 1650 Gaming X
Chipset TU117
Velocidade do processador Frequência base: 1485 MHz

Frequência turbo: 1860 MHz

Número de núcleos gráficos 896 CUDA

Sem núcleo tensor ou RT

Tamanho da memória 4 GB GDDR5 a 8 Gbps
Barramento de memória 128 bits (128 GB / s)
DirectX DirectX 12

Vulkan

OpenGL 4.5

Conectividade 1x HDMI 2.0b

2x DisplayPort 1.4

Tamanho 250 x 145 x 35 mm (2 slots)
TDP 75 W

Desembalagem e design

Tas muitos vazamentos e muitas notícias. Finalmente, o GTX 1650 é uma realidade e também chegou às nossas instalações pelas mãos da MSI. Uma placa de vídeo esperada não pelo seu poder, mas pelo seu preço, uma vez que emergirá como o substituto natural do GTX 1050 nesta geração, para montar equipamentos de jogos baratos, destinados a jogar em Full HD com boa qualidade gráfica.

A apresentação deste jogo MSI GeForce GTX 1650 X não tem nada de diferente de suas irmãs mais velhas; de fato, se não procurarmos o modelo "1650", é possível que possamos nos confundir com a GPU. Na área frontal, temos uma foto vigorosa da placa de vídeo com seu belo e sofisticado dissipador de calor TWIN FROZR 7 ao lado do modelo, que neste caso é a variante Gaming X.

Em que isso se traduz? Bem, teremos um bom avanço na parte de trás da caixa de papelão. Presença de um dissipador de calor poderoso como este FROZR e também iluminação LED no estojo lateral, embora em nenhum momento tenhamos a distintiva RGB Mystic Light.

A apresentação interna consiste em uma caixa de papelão com uma abertura superior e uma placa gráfica perfeitamente ajustada a um molde de papelão com uma bolsa antiestática para protegê-la. Além do cartão, no interior, encontramos um CD-ROM com drivers, adesivos MSI e o livro de instruções e o guia do usuário. Portanto, nada de especial ou inesperado.

Agora poderíamos jogar para encontrar as diferenças entre esta MSI GeForce GTX 1650 gaming X e a versão 1660, e a verdade é que não há absolutamente nenhuma na área externa. Temos exatamente a mesma configuração de dissipador de calor com ventilador duplo de 90 mm e implementamos a tecnologia TORX 3.0. Destacamos que essa carcaça externa é totalmente feita de plástico rígido em tons de preto e cinza com acabamentos visuais em carbono.

As medições que obtivemos deste cartão têm 250 mm de comprimento, 145 mm de largura e 35 mm de largura. Já descobrimos a primeira diferença em 1660! E nada mais é do que as medidas. O dissipador de calor é consideravelmente menor, a marca considera que, com 35 mm, temos mais que o suficiente para resfriar a GPU TU117 com overlock e oculta por dentro. Além disso, o peso que obtivemos é de apenas 590 gramas, deixando claro que não é um peso alto para um slot PCIe sem reforço de aço. Veremos mais adiante como tudo isso afeta a refrigeração.

Falando um pouco mais sobre os ventiladores, somos apresentados a uma configuração com movimento alternado, ou seja, um ventilador gira o oposto do outro para gerar um fluxo de ar positivo e contínuo nas aletas do dissipador de calor. Algo que praticamente todos os fabricantes já implementaram e que realmente dá bons resultados, principalmente em ventiladores como estes com 14 hélices.

A tecnologia ZERO FROZR também os ativa apenas quando a GPU excede uma temperatura de 60 graus, ajudando a ter um PC mais silencioso e com maior eficiência de energia.

Algo que não gostamos é que este jogo X da MSI GeForce GTX 1650 não possui uma placa traseira. Sabemos que não é um elemento essencial, mas pelo menos ajuda muito a melhorar a aparência externa do cartão e também a evitar que a área de PCB esteja em contato com a ação externa. Pelo menos um de plástico sim, seria algo muito mais bem-sucedido do que deixá-lo nu.

Quanto à iluminação LED, não temos presença da tecnologia MSI Mystic Light, apesar de obtermos iluminação no logotipo da MSI localizado na lateral do cartão. Não é algo importante, mas vale a pena mencionar.

Ainda estamos localizados ao lado do MSI GeForce GTX 1650 gaming X para destacar o conector de alimentação PCI de 6 pinos. Embora seja verdade que a Nvidia detalha que sua GPU GTX 1650 não precisa de energia externa para ter um TDP de 75W, uma figura realmente pequena, fabricantes como MSI, com modelos com overclock, realmente fizeram uso desse conector de energia.

A razão? Não é outra coisa senão obter energia suficiente para mover os ventiladores e uma GPU que demandará mais energia ao subir, os fabricantes não correrão o risco, dependendo apenas da potência do slot PCI-E, são as limitações que isso implica, especialmente confiabilidade e integridade do barramento de força da placa.

Vamos para a parte de trás para dar uma olhada no painel de portas de vídeo que temos no MSI GeForce GTX 1650 gaming X. Nesse caso, a placa suporta um total de 3 monitores, graças a 2 DisplayPort 1.4 e uma porta HDMI 2.0b que suporta uma resolução digital máxima de 7680 × 4320 a 60Hz (8K). Devemos dizer que um quarto conector de vídeo não daria errado, pois sabemos com muita tinta que a GPU é capaz de suportá-lo.

PCB e desempenho

Se algo bom resulta de não ter uma placa traseira, é que desmontar o dissipador de calor deste MSI GeForce GTX 1650 Gaming X é bastante simples. Nós apenas temos que remover os quatro parafusos que o prendem à placa de circuito impresso e assim seria. O que encontramos? Bem, uma configuração bastante simples e bastante distante do que veríamos em 1660.

Em seguida, temos um dissipador de calor de alumínio com uma pequena base que faz contato com o processador gráfico através de um único tubo de calor de cobre niquelado. Este tubo se estende a ambos os lados do dissipador de calor para distribuir o calor o máximo possível por toda a área. Então veremos as temperaturas, mas parece-nos que um segundo tubo teria sido um aliado melhor nesta placa, especialmente considerando que o dissipador de calor é muito fino.

A configuração dos componentes no PCB é muito clara: quatro chips que fornecem 4 GB de RAM, o processador na área central com um IHS anexado ao chip para proporcionar melhor transferência de calor. Então, na periferia, temos um VRM que consiste em 3 + 1 fases de energia MOSFET.

Agora, vamos dar uma olhada mais de perto nos recursos oferecidos pelos principais componentes da MSI GeForce GTX 1650 gaming X. Em seguida, temos uma GPU chamada TU117 (arquitetura de Turing) com um processo de fabricação FinFET de 12 nm, que é de uma construção diferente das TU116s anteriores. O objetivo principal é oferecer um equilíbrio perfeito entre o desempenho de 1080p a baixo custo e com a máxima eficiência energética.

A Nvidia promete que, em sua configuração básica de 1485/1665 MHz, oferece um desempenho que ultrapassa em 70% o GTX 1050 anterior, o que não é ruim. Temos um cache L1 unificado com 64 KB para cada SM, com um total de 14 deles, e 1024 KB L2 com sombreamento adaptável. É claro que esse modelo está com overclock, conseguindo um extra em comparação com o modelo de referência.

No interior, temos um total de 896 núcleos CUDA sem a presença de núcleos RT ou tensor, algo óbvio. Você já deve saber que os novos drivers da Nvidia fornecem suporte para o GTX fazer o Ray Tracing em tempo real, em detrimento do desempenho geral da GPU. De qualquer forma, temos uma contagem de 32 ROPs (unidades de renderização) e 56 TMUs (unidades de texturização), gerando um desempenho teórico de 53, 28 GPixel / se 93, 24 GTexel / s.

O desempenho em resoluções de 1080p acima de 60 FPS será quase garantido graças aos 4 GB de memória GDDR5 a 8 Gbps de velocidade efetiva. A largura do barramento dessa interface é de 128 bits, em comparação com os 192 da família GTX 16x e RTX 2060, gerando uma velocidade de 128 GB / s.

Antes de prosseguirmos em nossos testes de desempenho sintético e de jogos, é uma configuração que se assemelha bastante, principalmente na memória ao GTX 1050 Ti, com o óbvio melhor no processamento de arquitetura de chips. Como ele se comportará inserido em nossa impressionante bancada de testes? Vamos la.

Bancada de testes e testes de desempenho

BANCO DE TESTE

Processador:

Intel Core i9-9900K

Placa de base:

Asus Maximus XI Formula

Memória:

Corsair Vengeance PRO RGB 16 GB @ 3600 MHz

Dissipador de calor

Corsair H100i V2

Disco rígido

Kingston UV400

Placa gráfica

Gigabyte GeForce GTX 1650 Gaming OC 4G

Fonte de energia

Corsair RM1000X

Para benchmarks, usaremos os seguintes títulos:

  • 3DMark Fire Strike normal 3Mark versão Fire Strike 4K. Time Spy.VRMARK.

Todos os testes foram aprovados com os filtros ao máximo, a menos que indique o contrário. Para ter um desempenho adequado, realizamos três tipos de testes: o primeiro é o mais comum em Full HD 1920 x 1080 e a segunda resolução está dando o salto para os jogadores de 2K ou 1440P (2560 x 1440P). O sistema operacional que usamos foi o Windows 10 Pro de 64 bits e os drivers mais recentes disponíveis no site da Nvidia (recém-lançado no lançamento).

O que estamos procurando nos testes?

Primeiro, a melhor qualidade de imagem possível. O valor mais importante para nós é o FPS médio (quadros por segundo), quanto maior o número de FPS, mais fluido será o jogo. Para diferenciar um pouco a qualidade, deixamos uma tabela para avaliar a qualidade no FPS, mas também teremos o Fps mínimo nos testes que foram possíveis:

QUADROS POR SEGUNDOS

Quadros para segundos. (FPS)

Jogabilidade

Menos de 30 FPS Limitada
30 ~ 40 FPS Jogável
40 ~ 60 FPS Bom
Maior que 60 FPS Bastante bom ou excelente

Teste de jogo

Decidimos dar o salto para verificar vários jogos manualmente. O motivo? Muito simples, queremos oferecer uma visão muito mais realista e cobrir testes com os jogos atuais. Renovamos o antigo Tomb Raider 2016 para este novo Shadow of the Tomb Raider.

Overclock

Nota: Cada placa gráfica pode subir em diferentes frequências. Depende um pouco da sorte que você tem?

No nível de overclock, conseguimos dar uma pequena atração de 1615 MHz no núcleo gráfico e nas memórias atingimos 2341 MHz. Com essa melhoria, atingimos ~ 2070 MHz. No nível de referência, vemos uma grande melhoria, mas e nos jogos? Escolhemos DEUS EX para testar o ganho total em FPS.

Deus EX MSI GTX 1650 Gaming X Estoque MSI GTX 1650 Gaming X Overclock
1920 x 1080 (Full HD) 48 FPS 54 FPS
2560 x 1440 (WQHD) 31 FPS 35 FPS

Temperatura e consumo

No nível de temperatura, estamos muito felizes com os resultados obtidos com o novo MSI Geforce GTX 1650. Obtivemos 43 ºC em repouso, devemos lembrar que é uma GPU que não ativa os ventiladores em carga baixa e que, quando fazemos uso intensivo da placa gráfica, eles ativam. Uma vez ativo na potência máxima, não o vimos subir de 61 ºC em média.

Também deixamos uma foto após 12 horas de operação com a Furmark em execução. Como podemos ver as temperaturas são ótimas.

O consumo é para toda a equipe *

Em relação ao consumo de energia, encontramos uma média de 68 W em baixa carga e 175 W em potência máxima. Quando também enfatizamos o processador, atingimos 273 W. Mais uma vez, a NVIDIA tira vantagem de ter um dos melhores desempenhos / consumos que o mercado oferece.

Palavras finais e conclusão sobre o jogo MSI GeForce GTX 1650 X

Estamos surpresos que a Nvidia lança um produto sem drivers anteriores para a imprensa. Tivemos que esperar até o dia do lançamento para testar essas novas séries de placas gráficas. Isso, como você poderá ver nas tabelas de desempenho, nos deixou um sabor muito agridoce.

Em relação ao MSI GeForce GTX 1650 gaming X, estamos muito felizes com o trabalho que os profissionais da MSI fizeram. Componentes de qualidade, bom design, uma placa de circuito impresso personalizada e temperaturas muito boas graças ao dissipador de calor Twin Frozr.

Recomendamos a leitura das melhores placas gráficas do mercado

Em relação ao desempenho, o vemos superior ao GTX 1050 Ti, mas não o que esperávamos dele. Acreditamos que é porque estamos testando alguns drivers muito ecológicos… Sem dúvida, esta placa gráfica pode dar muito mais de si. Atualmente, o AMD Radeon RX 570 é uma escolha muito melhor para resoluções de 1920 x 1080p (Full HD). Que, a propósito, em breve faremos uma comparação deste modelo contra esse modelo.

Atualmente, podemos encontrá-lo em lojas on-line pelo preço de 194, 90 euros. Um preço alto, mas é compreensível porque está na média do preço sugerido dos outros modelos. Se você deseja comprar uma GTX 1650 agora, recomendamos o Ventus XS que custa cerca de 20 euros a menos.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ PROJETO DE QUALIDADE

- SEM BACKPLATE

+ PCB PERSONALIZADO

- ALTO PREÇO, MAS COMO TODOS OS 1650

+ ILUMINAÇÃO CLARA

+ TEMPERATURAS E CONSUMO

+ SOFTWARE

A equipe de revisão profissional concede a ele a medalha de prata.

MSI GeForce GTX 1650 Gaming X

QUALIDADE DO COMPONENTE - 77%

DISSIPAÇÃO - 75%

EXPERIÊNCIA DE JOGO - 70%

SOM - 78%

PREÇO - 70%

74%

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button