Análise do gigabyte geforce gtx 1650 gaming oc 4g em espanhol (análise completa)
Índice:
- Recursos técnicos Gigabyte GeForce GTX 1650 Gaming OC 4G
- Desembalagem e design
- PCB e desempenho
- Bancada de testes e testes de desempenho
- O que estamos procurando nos testes?
- Teste de jogo
- Overclock
- Temperatura e consumo
- Palavras finais e conclusão sobre a Gigabyte GeForce GTX 1650 Gaming OC 4G
- Gigabyte GeForce GTX 1650 Gaming OC 4G
- QUALIDADE DO COMPONENTE - 72%
- DISSIPAÇÃO - 70%
- EXPERIÊNCIA DE JOGO - 70%
- SOM - 75%
- PREÇO - 70%
- 71%
Estamos todos prontos para o novo Gigabyte GeForce GTX 1650 Gaming OC 4G, a menor placa da família Turing que surgiu em 23 de abril, juntamente com os drivers oficiais. Nesse caso, temos uma placa econômica, sem abrir mão de largura de banda de 128 bits e GDDR5 de 4 GB, que, juntamente com um dissipador de calor WINFORCE 2X do fabricante, são até 70% mais rápidos que o GTX 1050 em resoluções de 1080p.
Nós já estávamos ansiosos para testar esta nova GPU para ver onde ela pode se destacar em termos de desempenho e qualidade; portanto, sem mais delongas, vamos começar esta revisão.
Como sempre, devemos agradecer à Gigabyte por sua confiança em nós para nos fornecer seu produto para fazer nossa análise.
Recursos técnicos Gigabyte GeForce GTX 1650 Gaming OC 4G
Gigabyte GeForce GTX 1650 Gaming OC 4G | |
Chipset | TU117 |
Velocidade do processador | Frequência base: 1485 MHz
Frequência turbo: 1815 MHz |
Número de núcleos gráficos | 896 CUDA
Sem núcleo tensor ou RT |
Tamanho da memória | 4 GB GDDR5 a 8 Gbps |
Barramento de memória | 128 bits (128 GB / s) |
DirectX | DirectX 12
Vulkan OpenGL 4.5 |
Conectividade | 3x HDMI 2.0b
1x DisplayPort 1.4 |
Tamanho | 267 x 140 x 40 mm (2 slots) |
TDP | 75 W |
Desembalagem e design
Como poderia ser de outra forma, a apresentação desta Gigabyte GeForce GTX 1650 Gaming OC 4G é praticamente idêntica à usada nos modelos mais altos. Gigabyte é claro que não porque seja menos caro, uma GPU deve vir em uma caixa de qualidade inferior. É por isso que na frente vemos a típica tela colorida ao lado da marca e modelo do que temos em nossas mãos.
Na área traseira, também encontraremos os principais recursos que a marca implementou em seu modelo personalizado, como iluminação RGB Fusion, um dissipador de calor WINDFORCE 2X ou sua capacidade de overclock. Como em todos os modelos personalizados, as GPUs foram reforçadas um pouco mais para dar um extra de fábrica.
Quando abrirmos a caixa, encontraremos um pacote tradicional, com o cartão colocado em um molde de papelão próximo ao CD com os drivers (na versão que será lançada) e o manual de instruções e o guia rápido.
A Gigabyte GeForce GTX 1650 Gaming OC 4G não é o único modelo que colocará nosso Gigabyte ao nosso serviço, mas teremos até quatro variantes diferentes, todas destinadas a atender às preferências de cada tipo de usuário.
Além deste modelo com o qual estamos lidando, que é o mais poderoso e recomendado, também temos outra variante OC com ventoinhas de 90 mm e um dissipador de calor um pouco mais básico com melhor overclock, é claro. Além disso, teremos outra versão mais descafeinada e básica de ventilador duplo e ventilador único na configuração ITX, embora todos eles carreguem o símbolo OC, portanto, sua frequência é maior que a fábrica de 1485/1665 MHz.
Mas, sem dúvida, o espaço é ocupado hoje pela versão mais poderosa, e aquela que, em nossa opinião, vale mais pela qualidade de construção. Esta GTX 1650 pode ser considerada a substituição da GTX 1050 anterior, com uma potência no estado base 70% maior que a geração anterior. Esperamos que seja ainda mais nesta versão do OC. Possui uma GPU TU117 de 12nm FinFET e 4GB GDDR5.
Sem dúvida, a parte mais interessante do design é o dissipador de calor, pois é um modelo Gigabyte personalizado, temos a presença de um WINDFORCE 2X com uma ventoinha dupla de 100 mm protegida por uma caixa de plástico rígido e praticamente idêntica na aparência ao seu irmãs mais velhas. É claramente visto que seu dissipador de calor é de alumínio e que dois tubos de cobre passam por ele , o que veremos em mais detalhes posteriormente.
A Gigabyte GeForce GTX 1650 Gaming OC 4G possui o sistema de rotação alternativo de seus ventiladores, o que significa que cada ventilador gira na direção oposta à outra para facilitar o fluxo de ar através do bloco de alumínio aletado. Sem dúvida uma solução que já foi adotada em todas as GPUs da marca e praticamente em todos os fabricantes.
Mas também não devemos esquecer a tecnologia 3D Active Fan, cujo objetivo é manter os ventiladores desligados enquanto a GPU não excede uma temperatura limite, que quase sempre será de 60 graus. Melhor eficiência energética e menos ruído, por isso não teremos queixas enquanto não estivermos jogando.
As medições desta Gigabyte GeForce GTX 1650 Gaming OC 4G têm 267 mm de comprimento, 140 cm de largura e 40 mm de espessura, embora a PCB possua medidas de 199 mm de comprimento por 111 mm de largura. Não teremos problemas em instalá-lo na maioria dos chassis do mercado, mesmo nos menores. Realmente gostamos do trabalho de design de todo o case, com tons de preto e cinza.
Se invertermos, também teremos uma grande placa preta embutida nesse estojo de plástico que protege todo o PCB contra ação externa. Acreditamos que é perfeitamente normal não usar alumínio para esses acabamentos, pois é um produto que está na faixa de entrada em termos de desempenho da GPU e o principal é torná-lo econômico. Além disso, essa configuração será mais do que suficiente para poder segurar adequadamente o cartão inteiro, pesando apenas 666 gramas.
E tenha cuidado, porque a Gigabyte teve o detalhe de incorporar a iluminação RGB Fusion neste modelo de desempenho máximo. Encontramo-lo especificamente no logotipo da Gigabyte localizado na área lateral, para que seja perfeitamente controlador e personalizável com o software correspondente.
Estamos impressionados com o uso de um conector de alimentação PCI de 6 pinos para esta versão. Dizemos isso, porque a versão base da Nvidia não precisa de energia externa para funcionar, sendo apenas 75W. De qualquer forma, é normal devido ao maior consumo com overclock de fábrica, e é por isso que o fabricante recomenda usar uma fonte de alimentação de pelo menos 300W.
O que é totalmente esperado é a ausência de SLI nesta Gigabyte GeForce GTX 1650 Gaming OC 4G. Eles não têm suas irmãs mais velhas, que sentido faria para instalá-lo na parte inferior?
Concluímos essa descrição externa observando o painel traseiro das portas, que tem a capacidade de conectar quatro monitores simultaneamente. As portas que teremos são:
- 1x DisplayPort 1.4 3x HDMI 2.0b
Todos eles poderão fornecer uma resolução digital máxima de 7680 × 4320 a 60Hz (8K). Nesse caso, não temos nenhum vestígio do conector USB tipo C.
PCB e desempenho
Bem, neste caso, decidimos não desmontar o dissipador de calor e separá-lo do seu PCB, o motivo? porque não temos muitas notícias ou coisas inesperadas, e também podemos descrevê-las perfeitamente sem a necessidade.
Consiste em um bloco de alumínio aletado dividido em três zonas: a zona central é responsável por capturar o calor da GPU usando dois tubos de calor de cobre e espalhá-los pelas outras duas zonas laterais. Simultaneamente, as outras zonas estão em contato direto com os chips de memória e o VRM que consiste em 3 + 1 fases de alimentação. Bem, esses dois tubos de calor são construídos com uma dupla camada de cobre com micro canais preenchidos com líquido para melhorar a transferência e o transporte de calor.
Como já prevíamos anteriormente, a GPU que monta essa nova Gigabyte GeForce GTX 1650 Gaming OC 4G, leva o nome de TU117 com processo de fabricação de FinFET de 12 nm. É uma GPU claramente diferente daquela usada pelas GTX 1660 e 1660 Ti (TU116), cujo principal objetivo é oferecer um equilíbrio entre desempenho, custo e consumo. O desempenho de sombreadores com recursos simultâneos de cálculo de ponto flutuante foi otimizado e, neste caso, com um cache L1 de 64K para cada SM. Possui uma frequência de 1485/1665 MHz na configuração base.
No interior, temos um total de 896 núcleos CUDA e, é claro, nenhum tensor ou RT, embora você já saiba que, com nossos drivers, o GTX tem a capacidade de fazer o traçado de raios em tempo real. A contagem de ROPs (unidades de renderização) é 32 e a contagem de TMUs (unidades de texturização) é 56. Elas não são figuras impressionantes como as irmãs superiores, embora o suficiente para nos dar uma boa experiência de jogo em 1080p como veremos agora.
A configuração de memória usada é um total de 4 GB GDDR5 a uma velocidade efetiva de 8 Gbps. Não temos variantes diferentes para essas ou velocidades diferentes. Da mesma forma, a largura do barramento é de cerca de 128 bits, em comparação com 192 no GTX 16x, com uma velocidade de 128 GB / s.
Esses são os recursos que no papel nos lembram uma GTX 1050 Ti, embora a velocidade da memória tenha aumentado e, é claro, o desempenho do chip Turing seja significativamente melhor. Vamos ver agora em nossos testes onde esta nova GPU pode ser colocada.
Bancada de testes e testes de desempenho
BANCO DE TESTE |
|
Processador: |
Intel Core i9-9900K |
Placa de base: |
Asus Maximus XI Formula |
Memória: |
Corsair Vengeance PRO RGB 16 GB @ 3600 MHz |
Dissipador de calor |
Corsair H100i V2 |
Disco rígido |
Kingston UV400 |
Placa gráfica |
Gigabyte GeForce GTX 1650 Gaming OC 4G |
Fonte de energia |
Corsair RM1000X |
Para benchmarks, usaremos os seguintes títulos:
- 3DMark Fire Strike normal 3Mark versão Fire Strike 4K. Time Spy.VRMARK.
Todos os testes foram aprovados com os filtros ao máximo, a menos que indique o contrário. Para ter um desempenho adequado, realizamos três tipos de testes: o primeiro é o mais comum em Full HD 1920 x 1080 e a segunda resolução está saltando para os jogadores de 2K ou 1440P. O sistema operacional que usamos foi o Windows 10 Pro Drivers de 64 bits e os mais recentes disponíveis no site da Nvidia (recém-lançado no lançamento).
O que estamos procurando nos testes?
Primeiro, a melhor qualidade de imagem possível. O valor mais importante para nós é o FPS médio (quadros por segundo), quanto maior o número de FPS, mais fluido será o jogo. Para diferenciar um pouco a qualidade, deixamos uma tabela para avaliar a qualidade no FPS, mas também teremos o Fps mínimo nos testes que foram possíveis:
QUADROS POR SEGUNDOS |
|
Quadros para segundos. (FPS) |
Jogabilidade |
Menos de 30 FPS | Limitada |
30 ~ 40 FPS | Jogável |
40 ~ 60 FPS | Bom |
Maior que 60 FPS | Bastante bom ou excelente |
Teste de jogo
Decidimos dar o salto para verificar vários jogos manualmente. O motivo? Muito simples, queremos oferecer uma visão muito mais realista e cobrir testes com os jogos atuais. Renovamos o antigo Tomb Raider 2016 para este novo Shadow of the Tomb Raider.
Overclock
Nota: Cada placa gráfica pode subir em diferentes frequências. Depende um pouco da sorte que você tem?
No nível de overclock, conseguimos dar um pequeno puxão nas memórias (+700 MHz) e no núcleo até + 135 MHz. Como padrão, ele funciona até 1930 MHz, com essa melhoria alcançamos ~ 2050 MHz. benchmark, vemos uma grande melhoria, mas e os jogos? Escolhemos DEUS EX para testar o ganho total em FPS.
Deus EX | Gigabyte GTX 1650 Estoque | Overclock para Gigabyte GTX 1650 |
1920 x 1080 (Full HD) | 48 FPS | 54 FPS |
2560 x 1440 (WQHD) | 31 FPS | 33 FPS |
Temperatura e consumo
No nível de temperatura, estamos muito felizes com os resultados obtidos com o novo Gigabyte Geforce GTX 1650. Obtivemos 42 ºC em repouso, devemos lembrar que é uma GPU que não ativa os ventiladores em carga baixa e que, quando fazemos uso intensivo da placa gráfica, eles ativam. Uma vez ativo na potência máxima, não o vimos subir de 57 ºC em média.
Também deixamos uma foto após 6 horas de operação com a Furmark em execução. Como podemos ver as temperaturas são ótimas. O excelente trabalho realizado pelo dissipador de calor da Gigabyte e os novos fãs são ótimos.
O consumo é para toda a equipe *
Em relação ao consumo de energia, encontramos uma média de 70 W em baixa carga e 153 W em potência máxima. Quando também enfatizamos o processador, atingimos 297 W.
Palavras finais e conclusão sobre a Gigabyte GeForce GTX 1650 Gaming OC 4G
A Gigabyte GeForce GTX 1650 Gaming OC 4G chega ao mercado com uma das melhores intenções. Ofereça o melhor desempenho ao melhor preço, sem perder som ou estética. E a Gigabyte conseguiu.
Em nossos testes, podemos ver que, ao olhar para algo verde, temos alguns resultados capturados com uma pinça. O FPS médio em nossos jogos clássicos é de 40 a 60 FPS com filtros altos. Ou seja, uma placa de vídeo que funciona em um nível um pouco maior que o GTX 1050 Ti.
Recomendamos a leitura das melhores placas gráficas do mercado
Consumo e temperaturas são muito boas. Estamos muito felizes com o trabalho que a Gigabyte fez, mas ainda achamos que uma placa traseira de plástico está um passo atrás. É verdade que ele remove os circuitos feios do PCB à primeira vista, mas não contribui com nada.
Atualmente, podemos encontrá-lo por 194, 90 euros, o modelo com OC serial ou um modelo com menos frequência por 179, 90 euros (que é o que recomendamos que você compre agora). Acreditamos que este lançamento tenha preços um pouco altos em geral, e deve ficar em torno de 130 a 150 euros. O que você acha dessa GPU?
VANTAGENS |
DESVANTAGENS |
+ PCB PERSONALIZADO |
- PLÁSTICO PLÁSTICO |
SISTEMA + 0DB | - PREÇO ALTO |
+ DESEMPENHO EM FULL HD É ACEITÁVEL |
|
+ MUITO BOM CONSUMO |
|
+ CAPACIDADE DE SOBRECARREGAMENTO |
A equipe de revisão profissional concede a ele a medalha de prata.
Gigabyte GeForce GTX 1650 Gaming OC 4G
QUALIDADE DO COMPONENTE - 72%
DISSIPAÇÃO - 70%
EXPERIÊNCIA DE JOGO - 70%
SOM - 75%
PREÇO - 70%
71%
Análise do jogo gigabyte gtx 1660 ti gaming em espanhol (análise completa)
Analisamos um dos modelos mais econômicos da GTX 1660 Ti: Gigabyte GTX 1660 Ti GAMING. Características, desempenho e temperaturas
Msi geforce gtx 1650 gaming x review em espanhol (análise completa)
Analisamos a nova placa gráfica MSI GeForce GTX 1650 gaming X: características técnicas, PCB, jogos, consumo, temperatura e preço.
Análise do Asus GTX 1650 strix em espanhol (análise completa)
Esperamos ansiosamente trazer a você a análise da nova placa gráfica ASUS GTX 1650 Strix. Uma GPU focada para os usuários que desejam jogar em seus