Pesquisadores do MIT encontram uma maneira de se proteger contra espectros e colapsos
Índice:
O anúncio das famílias de vulnerabilidades Spectre e Meltdown, encontradas no próprio silício da maioria dos processadores modernos em janeiro, desencadeou o início de um annus horribilis para a indústria de semicondutores, em particular a Intel, que continua sendo o maior fornecedor gravemente afetado e foi forçado a liberar correções de segurança que prejudicavam o desempenho e tinha uma tendência infeliz de travar sistemas. O MIT parece estar perto de uma solução final.
O MIT investiga o uso da tecnologia de mapeamento de cache para proteger contra Spectre e Meltdown
Desde o lançamento das variantes originais, surgiram novas versões: Spectre Variant 4, Variant 1.1 e 1.2, Spectre RSB e NetSpectre, que podem ser exploradas remotamente, para citar apenas alguns. Embora as CPUs Intel mais recentes incluam proteção de hardware contra algumas variantes, outras contam com patches de microcódigo ou software, mas uma nova técnica de proteção dos pesquisadores do MIT pode resolver o problema.
Recomendamos a leitura de nosso post sobre os planos da Intel para dividir seu grupo de fabricação em três segmentos
O trabalho da equipe de pesquisa é baseado na tecnologia de mapeamento de cache (CAT) da Intel, introduzida em 2016 para melhorar a segurança, mas isso não foi longe o suficiente para evitar Spectre e Meltdown. Nomeado DAWG, o sistema fornece um método para isolar completamente cada encadeamento no programa de outros e, o mais importante, tem um impacto mínimo no desempenho acima do CATm e requer apenas pequenas modificações. no sistema operacional a ser implementado.
Embora o DAWG prometa proteção contra ataques atuais e futuros de Espectro e Derretimento, não é uma panacéia, a equipe observa que o sistema ainda não foi desenvolvido a ponto de se proteger contra todo o espectro de ataques atualmente conhecidos, embora confiantes de que isso possa ser feito com desenvolvimento futuro.
Fonte TechpowerupComo se proteger contra o colapso e o espectro
Ajudamos você a se proteger de Meltdown e Spectre. Portanto, ensinamos como verificar se você está seguro com o Windows PowerShell, o Windows Update, as atualizações mais recentes e o BIOS da sua placa-mãe.
A Amd também corrigirá seus processadores contra espectros
A AMD confirmou que está trabalhando em um novo microcódigo da CPU e em uma nova atualização para proteger os usuários do Spectre.
Processador sem silício, mit pesquisadores produzem primeiro de seu tipo
O processador sem silício é baseado na arquitetura RISC-V e foi criado usando nanotubos de carbono.