Tutoriais

Como se proteger contra o colapso e o espectro

Índice:

Anonim

A questão das vulnerabilidades Meltdown e Spectre continua falando. A segurança de milhões de usuários em todo o mundo foi afetada por esse problema. Algo que, sem dúvida, tem enormes consequências. Por esse motivo, foram lançados patches de segurança para proteger os usuários. Embora, até agora, tenha havido alguns problemas com eles.

Índice de conteúdo

Como verificar se o seu computador está protegido contra Meltdown e Spectre

Muitos usuários não sabem se podem ser afetados por essas vulnerabilidades ou não. Felizmente, é algo que pode ser verificado. Podemos ver se nosso computador já está protegido contra Meltdown e Spectre. É um processo que não é muito complexo de se fazer. Portanto, explicamos abaixo.

Passos a seguir para verificar se você está protegido contra o colapso e o espectro

Apresentamos diretamente as etapas a seguir:

  • Abra Iniciar pesquisa no Windows PowerShell e clique com o botão direito do mouse no primeiro resultado Selecione para executar como administrador Digite o comando que deixamos abaixo e pressione enter

Módulo de instalação SpeculationControl

  • Digite Y e pressione enter se você for solicitado a ativar ou conceder permissão ao provedor NutGet. Digite "Y" novamente e pressione a tecla ENTER ou ENTER se solicitar que você confirme a instalação de uma fonte desconhecida.Em seguida, digite o seguinte comando para salvar a configuração atual da execução, para que possa ser restaurada e pressione enter.

$ SaveExecutionPolicy = Get-ExecutionPolicy

  • Digite o seguinte comando para garantir que o módulo possa ser importado na próxima etapa e pressione enter

Set-ExecutionPolicy RemoteSigned -Scope Currentuser

  • Digite Y quando solicitado a confirmar as configurações de execução e pressione enter Digite o comando abaixo e pressione enter

Import-Module SpeculationControl

  • Digite o seguinte comando para verificar se o computador possui as atualizações necessárias e pressione enter

Get-SpeculationControlSettings

Depois que essas etapas forem concluídas, você poderá verificar se o seu computador possui proteção contra as vulnerabilidades do Meltdown e Spectre.

Caso o seu computador tenha apenas o patch de segurança lançado pelo Windows 10, que serve apenas para proteção contra o Meltdown, você verá que os requisitos para "carregamento de cache de dados não autorizado", que são dados maliciosos do cache, aparecem em cores verde e também com True como valor. Também temos que levar em consideração a injeção do alvo do ramo. Ele não estará presente se o nosso computador não possuir o BIOS ou UEFI mais recente do fabricante da sua placa-mãe. Portanto, você deve acessar o site do modelo da sua placa-mãe e prosseguir com a atualização da versão mais recente (ela deve estar online em breve).

Somente após a instalação do patch de emergência do Windows 10 e da versão BIOS ou UEFI necessária, todos os requisitos de "injeção de destino de ramificação" e "carga de cache de dados não autorizados" serão exibidos em True e destacados em verde. Se isso acontecer, significa que seu computador está protegido contra essas ameaças.

Depois de verificar o status do seu computador, digite o seguinte comando do PowerShell para voltar à configuração de execução original. Pressione Enter, digite Y e pressione Enter novamente.

Set-ExecutionPolicy $ SaveExecutionPolicy -Scope Currentuser

Parece um processo longo, mas é a melhor maneira de verificar se o seu computador está protegido contra essas duas ameaças. Portanto, é uma boa ideia fazê-lo.

Como tentar nos proteger de ambas as vulnerabilidades

Damos a você algumas das chaves a serem lembradas.

Desinstale o seu antivírus e deixe o Windows Defender

Para evitar as famosas capturas de tela azuis (BSOD) do Windows, que muitos usuários estão enfrentando com a atualização mais recente do Windows 10, é recomendável desinstalar o antivírus (se você tiver um instalado): Panda, McAfee, Avast, NOD32… e deixar o mais ativo do que o Windows Defender aceitável.

É uma das recomendações da Microsoft ?

Se houver algum consolo, é o que uso atualmente em meus computadores e, por enquanto, não tive nenhum problema. No momento eu vou tocar madeira…

Verifique se você tem as atualizações mais recentes

Parece bobagem, mas o mais importante agora é ter o sistema operacional o mais atualizado possível. Para isso, devemos ir a esta rota:

  1. Abra as configurações, clique em Atualização e segurança, clique em Windows Update e clique no botão Verificar atualizações.

E verificamos se temos todas as atualizações instaladas. Hoje em nossa equipe, temos o famoso KB4056892. Com o passar dos dias, veremos novas revisões instaladas. ? Caso seu PC esteja pior, desinstale a atualização mais recente até que ela esteja estável.

Atualize o BIOS mais recente da sua placa-mãe

Ainda não vi nenhum fabricante lançar o BIOS renovado para "mitigar" possíveis problemas , embora no início não fosse necessário, mas como estamos atualizando nosso equipamento, é um bom momento para instalar o BIOS mais recente em nossa placa-mãe.

RECOMENDAMOS VOCÊ As melhores placas-mãe do mercado (abril de 2018)

Você só precisa acessar o site do fabricante: Asus, Gigabyte, MSI ou ASRock, procurar seu modelo, baixar o BIOS e atualizá-lo.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button