Processadores

Processador sem silício, mit pesquisadores produzem primeiro de seu tipo

Índice:

Anonim

Um dos fatores mais importantes que impulsionaram o avanço dos computadores, sem dúvida, foram os chips de silício. No entanto, ainda hoje, ainda é uma tecnologia muito difícil de implementar. Embora as melhorias sejam possíveis (principalmente em projetos de nós menores), está custando às empresas quantias insanas de dinheiro para produzi-las. Você não precisa ser um especialista no mercado, por exemplo, para ver como é difícil para a Intel deixar para trás os chips de 14nm.

Eles produziram uma CPU que não usa silício

Os pesquisadores do MIT afirmaram que fizeram um grande avanço na criação de chips com novos materiais. Eles produziram uma CPU que não usa silício.

O processador é baseado na arquitetura RISC-V e foi criado usando nanotubos de carbono. Conhecido como o RV16X Nano, o chip em si não é particularmente poderoso e atualmente pode executar apenas um programa muito básico, além de suportar velocidades de RAM de até 10MHz.

No entanto, cada nova inovação precisa começar em algum momento, e o potencial desse design é possivelmente mais interessante (e provavelmente mais lucrativo a longo prazo) do que a luta contínua por projetos de processadores de silício de baixa nm.

Visite o nosso guia sobre os melhores processadores do mercado

Embora isso possa não ser muito impressionante no momento, o potencial oferecido aqui é muito interessante. Muitos acreditavam que o design de uma CPU estava exclusivamente ligado ao silício. Como tal, esse design demonstra que (no mínimo) existem opções alternativas na fabricação de processadores para o futuro.

Esse chip RX16X Nano pode ser lembrado nos próximos anos, sendo o primeiro processador a não usar silício. Embora ainda estamos longe de ver um modelo de negócios, este é um primeiro avanço muito importante.

Fonte Eteknix

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button