Processadores

Intel tremont, novo cpus de baixa potência superior ao goldmont plus

Índice:

Anonim

A Intel lançou sua nova arquitetura de microprocessador x86 de baixa potência, chamada Tremont, destinada a laptops baratos, dispositivos de tela dupla e Internet das Coisas (IoT), servidores de data center e equipamentos de rede 5G.

Os aprimoramentos do processador Intel Tremont fornecerão 30% mais desempenho do que o Goldmont Plus

Tremont segue a iteração da microarquitetura Atom da Intel Goldmont e deve aparecer no processador de 10 nanômetros de Lakefield, destinado a ultraportáteis superfinos e leves como o Surface Neo da Microsoft.

Lakefield é um design híbrido que usa a tecnologia 3D da Foveros para empilhar quatro núcleos Atom de baixa potência com um chip Core mais poderoso.

Os núcleos Atom baseados em Tremont serão usados ​​para tarefas em segundo plano menos exigentes e o chip Core para um trabalho mais intensivo em processador, semelhante às peças projetadas por ARM atuais que competem com a Intel no mercado de baixa energia.

Comparado às iterações Atom anteriores, o Tremont fornece instruções substanciais para melhorar o desempenho por ciclo, necessárias para que os processadores x86 com eficiência energética competam com o Zen e Zen 2 da AMD.

Maior tamanho do cache e novas instruções

Com Tremont, a Intel está tentando lidar com as críticas ao baixo poder de processamento com os novos recursos de design que melhoram o desempenho de thread único nos chips Goldmont. Fala-se de uma melhoria de desempenho de pelo menos 30%.

Isso é feito emprestando a tecnologia de previsão de classe dos processadores Core da Intel e várias instruções adicionadas, como CLWB, GFNI (com base no SSE), ENCLV e Split Lock Detection. Essas instruções também serão implementadas no Ice Lake.

Visite o nosso guia sobre os melhores processadores do mercado

O Tremont também possui dez portas de execução e pipelines de carga e armazenamento duplos para aumentar o desempenho, juntamente com tamanhos de cache L2 de até 4, 5 MB para módulos de quatro núcleos. O consumo de energia das peças baseadas em Tremont foi projetado para diminuir entre 0, 5 e 2 watts.

Em termos de segurança, foi implementada a inicialização de segurança enraizada da Intel usando a Trusted Execution Technology e o Boot Guard, que criptografa completamente os dados na memória.

A Intel espera que seja muito mais competitivo no mercado de energia ultrabaixa com esta nova geração de processadores. Já o veremos.

Fonte do comunicado de imprensa

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button