Notícia

Intel mostra que pcie 4.0 não significa nada para os jogadores

Índice:

Anonim

O PCIe 4.0 está prestes a estrear na plataforma AMD quando os processadores Ryzen 3000 são lançados e, o mais importante, quando as placas- mãe X570 são lançadas.

Intel minimiza PCIe 4.0 para jogadores

A próxima série de placas gráficas Radeon 5700 da AMD, equipada com a GPU Navi, também será a primeira a suportar o PCIe 4.0. O PCIe 4.0 significa que a largura de banda é dobrada em comparação com o PCIe 3.0; portanto, as placas gráficas terão maior largura de banda e os SSDs.

Sabemos que a AMD será a primeira a adotar o padrão PCIe 4.0 e que a Intel permanecerá fora da equação, pelo menos até uma nova geração de processadores e placas-mãe.

Ryan Shrout, estrategista-chefe de desempenho da Intel, comentou recentemente sobre o impacto do PCIe 4.0 agora para os jogadores, garantindo que nenhuma melhoria tangível seja vista.

Para argumentar sobre isso, a Shrout compartilhou gráficos que mostram a largura de banda total do sinal (Gbps) para aqueles que usam telas com resolução 1920 × 1080, 2560 × 1440 e 3840 × 2160.

Os gráficos (acima) mostram que nenhuma dessas resoluções de tela populares satura totalmente a interface PCIe Gen3 x16. Aqueles com uma configuração HDR de 4K e 144Hz e 10 bits precisarão executar no PCIe 3.0 x8, sem mencionar o PCIe 3.0 x16. É por isso que muitas das demos iniciais do mundo real do PCIe 4.0 estão sendo feitas nas estações de trabalho que executam a criação de conteúdo em um monitor de 8K com uma taxa de atualização de 120Hz. As plataformas de jogos atuais e até as plataformas de jogos PCIe 4.0 de primeira geração não tiram proveito de toda a largura de banda disponível.

A Intel também realizou testes externos, onde testaram mais de uma dúzia de jogos em diferentes configurações com o PCIe 3.0. Como você pode ver, apenas ganhos de desempenho muito pequenos foram obtidos, passando da interface PCIe Gen3 x4 (31, 6 Gbps) para a interface PCIe Gen3 x16 (126, 4 Gbps) com uma tela 4K. A transição para a interface PCIe Gen 4 x16 (252, 8 Gbps) provavelmente oferecerá apenas pequenos, se houver, ganhos de desempenho para aqueles que jogam em telas 4K ou inferiores.

Visite o nosso guia sobre as melhores placas gráficas do mercado

A única área que o PCIe 4.0 parece estar pronto para dominar é o armazenamento. O PCIe Gen4 certamente melhorará o desempenho seqüencial de leitura e gravação e a Intel não questiona isso.

A Intel está tentando tirar algo de importância do PCIe Express 4.0, pois eles ainda não podem suportá-lo em sua plataforma e na concorrência, se assim for. Embora a evidência pareça irrefutável, esse não é o caso do armazenamento SSD, que será totalmente beneficiado com velocidades de leitura e gravação bastante aprimoradas.

Fonte Legitreviews

Notícia

Escolha dos editores

Back to top button