Este vídeo encanta os antigos digitais: memórias esquecidas de como era ter um computador nos anos 90
Índice:
Algumas horas atrás, vimos como a Microsoft piscou para o passado e retrô, como alguns diriam, com os novos papéis de parede com Clippy como protagonista. E agora a informática e décadas atrás voltam a ser protagonistas com um vídeo que fará mais de um sorrir. Vídeo em que a informática dos anos 90 é protagonista
Numa época em que o Windows 95 chegava causando grande impacto na mídia, muitos tiveram seu primeiro contato com o mundo Windows e com a informática em geral.E aquele som ao ligar um computador com Windows 95 ou o barulho do drive de disquete, ainda está presente na memória de muitos.
A era dos antigos digitais
Existem sons que nos fazem viajar no passado. No meu caso lembro do início do jogo do Sonic no meu MegaDrive ou do primeiro FIFA lá em 1994 e junto com eles o inconfundível som inicial do Windows 95 quando ligava meu antigo Pentium a 90 Hz.
E tem sido o utilizador do Tiktok, @shtunner, que se tem dedicado a partilhar na rede social aqueles sons com os quais muitos de nós crescemos. Diferentes áudios associados à computação no final do século que também foram compartilhados no Twitter por Gina Tost.
Em uma era de monitores de tubo catódico, resoluções de 640 x 480 onde até 1080p não era considerado.Quando os computadores eram montados em enormes torres e em algumas outras menos compactas que colocávamos horizontalmente como base do monitor, a era dos CDs e dos primeiros DVDs…
Só de começar o vídeo já temos um flash na cabeça ao ver como começa com o apertar do botão de uma velha torre Em seguida, vem o clássico bipe que os computadores usam para começar a verificar a leitura da unidade de disquete (sim, nós também tivemos isso) e, claro, o inesquecível som de boas-vindas do Windows 95.
É apenas o começo de um vídeo que também outros sons agora esquecidos aparecem Do ruído de clique produzido na unidade de disquete ao inserir o disquete e lê-lo, passando pelo som dos teclados mecânicos ou aqueles bipes emitidos pelo modem de 56 Kbps e que cortavam quando alguém ligava para o fixo de casa, ou seja, se você tivesse internet naquele momento.O vídeo termina como esperado, com o som de despedida do Windows 95 e o aviso de que agora podemos desligar o computador... com o botão, pois naquele momento o computador tinha que ser desligado manualmente.