O que é cmd, o que significa e para que serve?
Índice:
- O que é Prompt de Comando
- Execute o CMD como administrador
- Como a linha de comando funciona
- O Windows Powershell é o sucessor
- Disponibilidade do prompt de comando
- Como usar o CMD no Windows 10
- Acesse o prompt de comando
- Entendendo o CMD
- Lista de arquivos
- Como inserir um diretório
- Compreendendo os arquivos CMD
- Voltar um diretório
- Crie um diretório
- Trocando unidades
- Como criar um arquivo no CMD
- Criar lote ou arquivos em lote
- Mover e copiar um arquivo
- Renomear um arquivo
- Excluir um arquivo
- Renomear um diretório
- Excluir um diretório
- Execute um programa
- Como listar comandos disponíveis
- Feche ou saia da janela da linha de comandos
- Conclusão e palavras finais sobre CMD
O CMD (prompt de comando) é algo tão incorporado ao sistema operacional Windows, que está quase oculto no Windows 10. Isso não significa que a Microsoft tenha decidido esquecer essa ferramenta, mas que existem outras funções que deseja distinguir em seu sistema. operacionais, como a interface gráfica do usuário (GUI), comandos de voz e processamento de linguagem natural (PNL).
Mas, apesar de ser uma ferramenta oculta, ainda mantém o mesmo poder que sempre teve e está disponível para uso.
Índice de conteúdo
O que é Prompt de Comando
O prompt de comando é uma maneira de executar ações avançadas usando comandos de texto.
Geralmente preferido por usuários avançados, ele fica oculto para usuários iniciantes para impedir que eles executem comandos que podem modificar o sistema.
O prompt de comando não parece atraente. É inteiramente baseado em texto, com texto branco bastante inspirador em um fundo preto. Em outras palavras, um design que não ganharia nenhum prêmio.
O Prompt de Comando também é conhecido como Prompt de Comando ou CMD, mas também é chamado de Shell de Comando ou Prompt de Comando CMD e está disponível na maioria dos sistemas operacionais Windows.
O CMD pode ser usado para escrever e executar comandos, o que pode ser especialmente útil para automatizar tarefas usando scripts e arquivos em lotes, bem como para executar funções administrativas avançadas e resolver muitos problemas no Windows.
Às vezes, o prompt de comando é incorretamente chamado de "prompt de comando do DOS" ou como o próprio MS-DOS. É um programa do Windows que copia muitos dos recursos de CMD disponíveis no MS-DOS, embora não seja o MS-DOS.
Execute o CMD como administrador
Para abrir esta ferramenta, basta acessar o mecanismo de pesquisa Cortana (no Windows 10) e digite "cmd". Nos resultados, clique em "Prompt de Comando".
Idealmente, clique com o botão direito do mouse no ícone "cmd" e selecione "Executar como administrador" para garantir que você tenha os direitos necessários para executar os comandos que está prestes a inserir.
No Windows 8 / 8.1 e Windows 10, você pode usar o mouse para movê-lo para o canto inferior esquerdo da tela e clicar com o botão direito ou pressionar a tecla Windows + X. Por fim, no menu de tarefas do usuário Avançado, selecione Prompt de Comando (Administrador).
Para acessar o interpretador de comandos no Windows XP, clique em Iniciar, Executar, digite "cmd" e clique em OK.
A linha de comando (prompt do DOS) é exibida como uma janela preta mostrando o caminho do diretório atual (c: \ Windows \ System32 se você estiver executando como administrador), seguido por uma seta de verificação (> sinal).
É importante observar que muitos comandos só podem ser executados se o Prompt de Comando for executado como administrador.
Outra maneira de inserir o prompt de comando é digitando a combinação de teclas "Windows + R", que permite exibir diretamente a caixa de diálogo Executar e digite "cmd" para abrir a linha de comando.
Há também uma opção para inserir o CMD no Gerenciador de tarefas, pressionando:
Ctrl + Shift + Esc
E, em seguida, selecione Arquivo> Executar nova tarefa e digite "cmd" na caixa de diálogo.
Como a linha de comando funciona
O prompt de comando funciona em um nível mais básico que o Windows, mas isso não significa que não seja poderoso, longe disso. Isso significa que você ganha mais controle sobre o PC e se comunica com ele de maneira mais direta.
Além dos comandos comuns (dir, cd, copy, del), os mais avançados podem ser usados para acessar partes do sistema operacional que não estão disponíveis na interface gráfica do usuário.
Esse aplicativo pode ser usado para executar uma ampla variedade de funções e, geralmente, é mais rápido ou até a única maneira de acessar determinadas informações ou funções.
Além dos comandos mencionados acima (que mostram listas de diretórios de arquivos, insere diretórios, copiam arquivos e os excluem), existem outros comandos úteis, como ipconfig (que mostra o endereço IP de um computador), tracert (que mostra informações sobre cada Ele passa entre o computador e um host de destino em outro lugar da Internet (como um site) e o System File Checker (sfc), que localiza os arquivos danificados ou perdidos e os substitui automaticamente usando cópias em cache salvas pelo Windows.
Para usar o Prompt de Comando, você deve inserir um comando válido junto com todos os parâmetros opcionais. O prompt de comando executa o comando conforme inserido e executa qualquer tarefa ou função que foi projetada para executar no Windows.
Há um grande número de comandos no CMD, embora sua disponibilidade varie de um sistema operacional para outro.
Os comandos devem ser inseridos exatamente no prompt de comando. Sintaxe incorreta ou erro de ortografia podem causar falha ou agravamento do comando, você pode executar o comando errado ou executar o comando apropriado, mas incorretamente.
O Windows Powershell é o sucessor
O prompt de comando existe desde sempre, mas com o Windows 10, a Microsoft está tentando tornar o PowerShell a principal linha de comando do sistema operacional.
Isso oferece um conjunto muito rico de comandos (chamados cmdlets), mais integrados ao Windows e à maioria dos produtos Microsoft. Esses cmdlets são funções existentes nas DLLs compiladas em um sistema. Seu principal objetivo não é apenas substituir o prompt de comando, mas também arquivos em lote e scripts VB.
Disponibilidade do prompt de comando
O prompt de comando está ativado em todos os sistemas operacionais baseados no Windows NT, incluindo Windows 10, Windows 8, Windows 7, Windows Vista, Windows 2000 e Windows Server 2012/2008/2003 e Windows XP.
O Windows PowerShell, um interpretador de linha de comando mais avançado disponível nas versões mais recentes do Windows, complementa de várias maneiras a execução de comandos disponíveis no prompt de comando. O Windows PowerShell pode substituir o CMD em uma versão futura.
Como usar o CMD no Windows 10
Com esses comandos, você aprenderá a percorrer o CMD, procurar arquivos, manipulá-los e executar diferentes comandos importantes. Observe que existem mais de 100 comandos diferentes que foram usados no MS-DOS e na linha de comando do Windows.
Acesse o prompt de comando
Abra uma janela do CMD seguindo as etapas abaixo.
- Pressione simultaneamente as teclas Win + R no Windows 10. Escolha Prompt de comando (administrador).
Entendendo o CMD
Após seguir as etapas acima, a linha de comando do Windows será exibida. O Windows normalmente abre esta janela no diretório do usuário.
No exemplo a seguir, o usuário é Lucas, portanto, nosso prompt é C: \ User \ Lucas>. Este aviso informa que estamos na unidade C: (a letra padrão do disco rígido) e atualmente no diretório Lucas, que é um subdiretório do diretório Users.
Para ter em conta:
- O MS-DOS e o Windows CMD não diferenciam maiúsculas de minúsculas.Os arquivos e diretórios exibidos no Windows também são encontrados na linha de comando Ao trabalhar com um arquivo ou diretório com um espaço, coloque-o entre aspas. Por exemplo, o diretório Meus Documentos seria "Meus Documentos" quando digitado na linha de comando.Os nomes dos arquivos podem ter 255 caracteres e uma extensão de arquivo 3 caracteres.Quando um arquivo ou diretório é excluído na linha de comando, ele não será movido para a Lixeira. Se você precisar de ajuda com qualquer comando, digite /? após o comando Por exemplo, "dir /?" daria as opções disponíveis para o comando "dir".
Lista de arquivos
Digite "dir" no CMD para listar os arquivos no diretório atual. Uma lista aparecerá com todos os arquivos no diretório em que você está.
Como você pode ver, a lista inclui muitas informações úteis, incluindo data e hora da criação, diretórios (
No exemplo abaixo, existem 3 arquivos listados e 15 diretórios, conforme indicado no estado localizado na parte inferior da janela.
Todos os comandos do prompt de comando têm opções, que são opções e comandos adicionais que podem ser adicionados após o comando.
Por exemplo, com o comando "dir", você pode digitar "dir / p" para listar os arquivos e diretórios no diretório atual em uma página por vez. Essa opção é útil para exibir todos os arquivos e diretórios em um diretório que possui dezenas ou centenas de arquivos.
O comando "dir" também pode ser usado para procurar arquivos e diretórios específicos usando caracteres curinga. Por exemplo, se você deseja listar apenas arquivos ou diretórios que começam com a letra "M", digite "dir m *".
Como inserir um diretório
Para ir para outro diretório, devemos usar o comando "cd"; para ir para o diretório do Windows, digite "cd windows" e pressione Enter. Depois de mudar para um novo diretório, o prompt deve mudar; portanto, em nosso exemplo, o prompt agora é C: \ Windows>. Agora, neste diretório, você poderá ver quais arquivos estão aqui, digitando o comando "dir" novamente.
Compreendendo os arquivos CMD
Nesse diretório do Windows, existem 22 arquivos e 73 diretórios, representando diferentes tipos de arquivos. Na interface do Windows, é a mesma coisa, mas é representada de maneira mais gráfica, com ícones que ajudam a identificar o tipo de arquivo.
Na linha de comando, o mesmo é feito com as extensões de arquivo. Por exemplo, "contacts.txt" é um arquivo de texto porque possui a extensão txt. Time.mp3 é um arquivo de música MP3 e minecraft.exe é um arquivo executável.
A maioria dos usuários estará interessada apenas em arquivos executáveis, que, como mencionado acima, terminam com.exe e também terminam com.com e.bat.
Quando o nome desses arquivos é gravado na linha de comando, o programa é executado, o mesmo que clicar duas vezes em um arquivo na interface do Windows. Por exemplo, se queremos executar o minecraft.exe digitando "minecraft" no prompt, executaremos esse programa.
Observe que, se o arquivo executável que você está tentando executar não estiver no diretório atual, você receberá um erro. A menos que você tenha definido um caminho para o diretório que contém o arquivo executável, é assim que a linha de comando encontra comandos externos.
Se você deseja visualizar o conteúdo de um arquivo, a maioria das versões da linha de comando usa o comando "editar".
Por exemplo, se quiséssemos ver o arquivo de log hijackthis.log, escreveríamos "edit hijackthis.log" no prompt. Para versões de 64 bits do Windows que não oferecem suporte a esse comando, você pode usar o comando "start", por exemplo, digite "start notepad file.txt" para abrir o arquivo no Bloco de Notas.
Voltar um diretório
Antes de vermos isso com o comando "cd", poderíamos mudar para um diretório. Bem, este comando também permite retornar um diretório digitando "cd.." no prompt. Quando esse comando é gravado, o usuário passa do diretório em que está localizado para um diretório anterior, de acordo com a árvore de diretórios do sistema.
Se você deseja retornar ao diretório raiz, digite "cd \" de onde você deve ir para C: \>.
Se você souber o nome do diretório em que deseja mover, também poderá digitar cd \ e o nome do diretório. Por exemplo, para ir para C: \ Windows> digite cd \ windows no prompt.
Crie um diretório
Agora estamos prontos para começar a criar novos diretórios. Para criar um diretório no diretório atual, vamos usar o comando "mkdir".
Por exemplo, crie um diretório chamado "test" digitando "mkdir test" no prompt. Se ele foi criado corretamente, você estará na consulta de comando sem uma mensagem de erro. Após criar o diretório, você pode inseri-lo usando o comando "cd".
Trocando unidades
Em algumas circunstâncias, convém copiar ou listar arquivos em outra unidade. Para alterar as unidades na linha de comando do Windows, digite a letra da unidade seguida de dois pontos.
Por exemplo, se a unidade de DVD for a unidade D, digite "d:" e pressione a tecla Enter. Se a unidade existir, o indicador mudará para essa letra de unidade.
Como criar um arquivo no CMD
Você pode criar um novo arquivo na linha de comando usando o comando "edit" ou o comando "copy con", seguido pelo nome do arquivo. Exemplo:
Criar lote ou arquivos em lote
Em um novo diretório de teste, você criará seu primeiro arquivo. Na maioria das circunstâncias, você não precisa criar nenhum arquivo na linha de comando, mas ainda é bom entender como os arquivos são criados.
Neste exemplo, estamos criando um arquivo em lotes. Um arquivo em lotes é um arquivo que termina com.bat e é um arquivo que pode ajudar a automatizar comandos freqüentemente usados na linha de comando. Estamos chamando esse arquivo em lotes de "test", então digite "edit test.bat" ou "copie com test.bat" no prompt.
Se o comando "editar" não funcionar com a sua versão do Windows, use o comando "copiar com".
Outra opção é criar um novo arquivo com o Bloco de Notas. Para isso, você teria que escrever o seguinte:
inicie o bloco de notas test.txt
O comando acima abre uma nova janela em branco no test.bat. No arquivo, digite as três linhas a seguir, que limpam a tela com o comando cls e, em seguida, execute o comando dir.
@echo off cls dir
Após essas três linhas escritas, salve e saia do editor. Após salvar o arquivo e retornar à linha de comando, digitar "dir" verá o arquivo test.bat no diretório
Agora, execute o arquivo em lotes para entender melhor o que esse tipo de arquivo faz. Para executar este arquivo recém-criado, digite "test". O que esse arquivo fará é excluir a tela e listar os arquivos no diretório
Mover e copiar um arquivo
Para mover um arquivo, você deve usar o comando "mover". Neste exemplo, movemos o arquivo test.txt para o diretório ProfessionalReview.
move test.txt professionalreview
Isso também pode ser feito copiando este arquivo para outro diretório.
Renomear um arquivo
Para esta ação, o comando "renomear" é usado. Se você deseja renomear o arquivo test.txt, faça o seguinte:
renomear test.txt test2.txt
Portanto, o arquivo agora é chamado de test2.txt
Ao renomear um arquivo, verifique se ele tem a mesma extensão. Se você renomear o arquivo.bat para um arquivo.txt, ele não será mais um arquivo executável, mas apenas um arquivo de texto. Além disso, observe que renomear o arquivo para uma extensão diferente não se converte na nova extensão. Por exemplo, se você colocar a extensão mp3 em um arquivo, no Windows, parecerá um arquivo de música mp3, mas não reproduzirá nenhum som.
Excluir um arquivo
Para excluir um arquivo do prompt de comando, usamos o comando "del".
del test.txt
Se tudo der certo, você retornará à linha de comando sem erros, e o comando "dir" não exibirá mais esse arquivo.
Além disso, ao excluir arquivos, você também pode usar curingas para excluir vários arquivos de uma vez. Por exemplo, se o diretório contiver vários arquivos de imagem JPG, você poderá digitar:
del *.jpg
Isso excluirá todos os arquivos que terminam com a extensão de arquivo JPG.
Renomear um diretório
Para isso, o mesmo comando é usado para renomear um arquivo, deixando assim a sintaxe:
renomear o windows office
Isso altera o nome do diretório do Windows para o Office.
Excluir um diretório
Para excluir um diretório do prompt de comando, usamos o comando "rmdir".
janelas rmdir
Se o diretório que você está tentando excluir contiver arquivos ou diretórios, você receberá um erro. Para evitar esse erro, use a opção / s. Isso remove todo o conteúdo deste diretório.
Execute um programa
Qualquer arquivo que é um arquivo executável pode ser executado na linha de comando digitando o nome do arquivo. Por exemplo, se você listou arquivos usando o comando dir e vê um arquivo chamado "myfile.exe" digitando "myfile" na linha de comando, esse programa é executado.
Como listar comandos disponíveis
Depois de entender bem o uso da linha de comando nas etapas mostradas acima, você pode passar para outros comandos disponíveis, digitando help na linha de comando.
Digite "help" para ver uma lista dos comandos disponíveis com uma breve descrição de cada um.
Feche ou saia da janela da linha de comandos
Depois de concluir a linha de comando do Windows, você pode digitar exit para fechar a janela.
Conclusão e palavras finais sobre CMD
Agora você tem conhecimento suficiente sobre o prompt de comando, como ele funciona e seus diferentes comandos.
Recomendamos ler sobre a nossa comparação: Windows 10 Home vs Windows 10 PRO
Com esse conhecimento, você poderá criar diretórios e arquivos, renomear diretórios e arquivos, excluir, copiar e muito mais. Como mencionado anteriormente, existem centenas de outros comandos que podem ser usados na linha de comando.
▷ Ps / 2 o que é, para que serve e para que serve
Explicamos o que é a porta PS / 2, qual é a sua função e quais são as diferenças com a interface USB ✅ Classic em computadores dos anos 80
ᐅ Evga precision x1: para que serve e para que serve?
O EVGA Precision X1 é um dos aplicativos mais usados por usuários exigentes. É uma ferramenta de gerenciamento para placas gráficas da Nvidia.
Speccy: para que serve esse programa e para que serve?
Aqui, explicaremos algumas informações sobre o programa Speccy, do Piriform, e também como usá-lo para tirar o máximo proveito dele.