Avaliações

Intel movidius: inteligência artificial em um usb

Índice:

Anonim

2001: Odyssey in Space, Ex machina e I, Robot são alguns exemplos de Inteligência Artificial tratados pela ficção científica. Seres pensantes, que depois de interagirem conosco consideram sua própria existência e o conflito começa. Apesar de serem trabalhos muito interessantes para reflexão, a Inteligência Artificial é uma disciplina de programação atual que não tem a ver com consciência. É uma realidade e o Intel Movidius é um USB de desenvolvimento à nossa disposição.

Nós o testamos e, em seguida, apresentamos uma pincelada da IA ​​e qual o papel desse desenvolvimento que a Intel nos oferece. Deseja saber mais sobre essa inteligência artificial? Não perca a nossa análise.

O que a Inteligência Artificial está implementada atualmente?

AI ou Inteligência Artificial tem sido descrita na literatura futurista e por alguns estudiosos como a capacidade de um sistema de computador pensar psicologicamente como um ser humano faria. Reflexões sobre o que é consciência e o que ela deriva do fato de um programa poder adquiri-la alimentam os fornos da imaginação em livros, filmes e séries.

Mas outros ramos de acadêmicos, pesquisadores e programadores definem isso em termos mais concretos. Se entendermos a inteligência como a capacidade estruturada de resolver problemas, ela estará muito mais próxima do que entendemos como um programa de computador. A inteligência artificial tão falada hoje em dia é desse tipo, programas de computador que tentam resolver problemas e melhorar a maneira como o fazem com sua experiência.

O que a Inteligência Artificial resolve e como

Se a Inteligência Artificial de que estamos falando não é uma consciência, mas um programa que resolve problemas, o que a diferencia da "programação convencional"?

Como nós, diferentes tipos de IA tentam resolver um problema tentando várias vezes até encontrar o melhor método para fazê-lo. Para aprender, o programa é matematicamente estruturado e literalmente treinado com dados. Cada vez que se torna melhor dar um resultado ao problema, e se ele continuar aprendendo com mais dados, reorientará o algoritmo que procura a solução.

Intel Movidius: desenvolvimento de IA em nossas mãos

Assim como o processamento de imagens e 3D, os algoritmos de Inteligência Artificial são muito complexos para a lógica de uma CPU convencional e podem ser acelerados por hardware. A aceleração de hardware da GPU foi o primeiro passo que os fabricantes disponibilizaram para nós, mas os produtos embarcados ou integrados não terão placas gráficas de € 300 que consomem 80W.

Para aplicações como uma câmera de segurança ou um drone, o que chamamos de sistemas embarcados ou integrados, o consumo e o tamanho da placa eletrônica devem ser mínimos. O mesmo vale para smartphones, que estão relegando o processamento de imagem a chips com aceleração de hardware de IA.

Assim, fabricantes como a Intel estão desenvolvendo e oferecendo chips que podem ser integrados a aplicativos desse tipo. O Intel Movidius é uma plataforma de software e hardware que faz exatamente isso, executando a Inteligência Artificial em um chip pequeno, relativamente poderoso, de baixo consumo de energia. Com 1W, ele é capaz de executar tarefas de processamento de imagem, como reconhecimento de rosto, objetos… com um desempenho de 100 GFlops. É um resultado menor do que o que uma GPU fornece, mas é suficiente para as tarefas de AI solicitadas e pode ser integrado ao design eletrônico de um produto final.

Intel Movidius: um USB está integrado ?

Dependendo do aplicativo, você pode simplificar o design eletrônico e sempre ter o Intel Movidius USB conectado. Caso contrário, é claro, na maioria dos casos, para que serve o Movidius USB?

Ao projetar um dispositivo (smartphone, geladeira, carro, câmera de segurança…), uma de suas partes mais importantes é a placa eletrônica. Para que a eletrônica e a programação funcionem bem juntas, é necessário tomar decisões com as duas categorias em mente. Ao escolher os processadores e drivers a serem implantados no PCB, é essencial escolher chips que facilitarão as coisas acelerando.

É por isso que a Intel quer vender milhões de chips Movidius que os fabricantes de dispositivos irão integrar nas placas de seus produtos e vender o Movidius USB que permite a qualquer desenvolvedor treinar e programar sua própria plataforma de maneira barata e acessível. A equipe técnica escolherá o chip e o software mais acessíveis e robustos, e o Movidius stick permitirá desenvolvimentos de IA sem ainda ter criado a placa eletrônica do produto final e garantirá que essas empresas comprem seus chips para seus produtos.

Um exemplo de IA integrada que pode ser feita com o Intel Movidius

Se vamos projetar uma câmera florestal que tentará medir a população de linces em uma área específica, a Inteligência Artificial permitirá que a mesma câmera, antes de se conectar com alguém, realize o reconhecimento e envie uma mensagem simples dizendo "Eu vi um lince" em em vez de enviar imagens e que o servidor execute Inteligência Artificial.

Com isso , economizamos largura de banda e custos de conexão, pois podem ser usadas mensagens muito simples. Além disso, o servidor pode ser muito mais simples e faremos computação em neblina em vez de computação em nuvem . Se, em vez de manter o servidor em nossas instalações, estamos pagando à Amazon ou ao Google para usar recursos de computação em seus servidores, o custo de apenas manter um registro das mensagens "Eu vi um lince" é muito menor do que receber grandes quantidades dados no formato de imagem, processe-os por meio do AI e tenha o registro, tudo no servidor. Falamos sobre milhares de euros periodicamente.

Nós tentamos

Temos feito alguns testes com os programas de IA que a Intel já nos oferece. Esses programas foram codificados usando o Tensorflow e treinados com muitas fotos de diferentes objetos. Quando executamos o programa que diz para procurar uma foto que colocamos nela, ele nos diz a probabilidade de 0 a 1 de que é um objeto das categorias que ele treinou.

Vemos como a IA funciona de maneira probabilística e sendo treinada por meio de dados. Os exemplos que a Intel nos dá são impressionantes, porque atingem com um nível de confiança superior a 90% as fotos que damos a elas em 1001 categorias.

Que distintivo! Isso… Conclusões

No desenvolvimento de um produto que possua eletrônica e programação, você sempre deve levar em consideração como e onde os dados são processados. Atualmente, isso é especialmente verdadeiro no campo da Inteligência Artificial, e a Intel é um dos fabricantes que coloca ferramentas para obter melhores resultados com a plataforma Movidius.

O pendrive com Inteligência Artificial acelerada por hardware visa facilitar o treinamento e a programação dos desenvolvedores e poder vender os chips Movidius para que possam ser integrados em cada um dos produtos finais resultantes desses projetos.

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button