Processadores

Cume de cavalo Intel, novos chips comerciais para computação quântica

Índice:

Anonim

A Intel lançou seu novo chip de controle criogênico, codinome Horse Ridge, que acelerará o desenvolvimento de sistemas de computação quântica. A Intel afirmou que o chip Horse Ridge estará disponível para computadores quânticos comercialmente viáveis. Esses chips quânticos foram desenvolvidos em conjunto pela Intel Labs e QuTech, uma joint venture entre a TU Delft e a TNO (Organização de Pesquisa Científica Aplicada da Holanda).

Intel Horse Ridge, novos chips comerciais para computação quântica

O chip de controle criogênico Horse Ridge pode controlar vários qubits (bits quânticos) ao mesmo tempo, um recurso essencial necessário para construir sistemas de computação quântica comerciais em larga escala, de acordo com a Intel. A Intel acredita que um dos desafios significativos da computação quântica não é a produção de qubits, elementos de computação que existem em vários estados simultaneamente, mas interconecta e controla a eletrônica.

A maioria dos computadores quânticos atuais conta com as ferramentas eletrônicas existentes para ligar o sistema quântico a um refrigerador criogênico, que controla o desempenho dos qubits. Enquanto a maioria dos chips e computadores quânticos precisam ser colocados no zero absoluto para funcionar corretamente, o chip Horse Ridge pode operar em aproximadamente 4 Kelvin, o que é um pouco mais quente que o zero absoluto. Como cada uma dessas partículas é controlada individualmente, o cabeamento limita a capacidade de escalar sistemas de computação quântica a centenas ou milhares de qubits para atingir níveis significativos de desempenho. O SoC Horse Ridge usa uma técnica complexa de processamento de sinal para converter as instruções em pulsos de microondas que manipulam os estados de qubit. Devido a esse fato, esta placa pode simplificar significativamente o design de computadores quânticos, daí a sua importância.

Horse Ridge é um SoC de sinal misto altamente integrado que leva o controle de qubit ao resfriador quântico, o mais próximo possível das próprias partículas - reduzindo efetivamente o número de fios em centenas de ida e volta ao resfriador quântico. Horse Ridge é programado com instruções que se correlacionam com algumas operações básicas de qubit.

Visite o nosso guia sobre os melhores processadores do mercado

Este chip usa a comprovada tecnologia de processo FinFET de 22nm da Intel, que existe desde 2012.

Veremos se a computação quântica é viável no nível do usuário final em alguns anos, parece que ainda estamos longe disso, mas está sendo feito progresso. Vamos mantê-lo informado.

Fonte Wccftech

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button