Notícia

Ibm aposta na samsung para a fabricação de cpus em 7nm euv

Índice:

Anonim

A IBM assinou um acordo com a Samsung para produzir seus processadores de próxima geração. Isso inclui processadores para sistemas IBM Power Systems, IBM z e LinuxONE, todos com o processo de fabricação de 7nm da Samsung usando litografia ultravioleta extrema (EUV). A decisão não surpreende, pois a GlobalFoundries, parceira de fabricação da IBM para CPUs, decidiu abandonar o desenvolvimento de 7nm e tecnologias mais avançadas.

IBM confia na Samsung e em seus nós de 7nm EUV

O contrato de fabricação da IBM e da Globalfroundies termina este mês e a IBM encontrou rapidamente na Samsung a solução para o futuro de seus chips.

A IBM e a Samsung colaboram há 15 anos pesquisando e desenvolvendo vários materiais e tecnologias de produção de semicondutores como parte da IBM Research Alliance. Considerando o fato de que os processos de fabricação da Samsung e da GlobalFoundries são baseados em pesquisa e desenvolvimento realizados internamente e como parte da IBM Research Alliance, os desenvolvedores da IBM sabem o que esperar dessas tecnologias.

A IBM afirmou que, de acordo com o contrato atual, as duas empresas expandirão e estenderão a parceria estratégica, mas não detalharam se isso significa o desenvolvimento de uma versão personalizada do processo de fabricação 7LPP que a empresa coreana usa.

A IBM tradicionalmente usa processos de fabricação customizados para construir seus processadores IBM POWER para servidores e CPUs IBM z para mainframes. Os chips da IBM combinam alta contagem de núcleos e complexidade com frequências muito altas, razão pela qual a empresa exigia tecnologias de processo altamente personalizadas, como somente a Samsung pode fazer no momento.

Fonte Anandtech

Notícia

Escolha dos editores

Back to top button