Processadores

Roteiro da AMD confirma processador de nave estelar de 7 nm com 48 núcleos zen 2

Índice:

Anonim

Hoje temos outro vazamento da equipe da Wcctech (via VideoCardz), onde os planos da AMD para seus futuros processadores de nível empresarial são confirmados. Aparentemente, a CPU Starship usará os núcleos da arquitetura Zen atual, chamada Zen 2, e fabricada com base em um processo FinFET de 7 nm.

Revelados planos da AMD para CPUs Starship, Naples e Snowy Owl

Os novos processadores confirmam o fato de a AMD ainda estar interessada em projetos com vários núcleos, já que a Starship terá um total de 48 núcleos e 96 threads e, apesar disso, gerará menos calor do que o chip que substitui, usando um poder de design térmico entre 35W e 180W. Esses novos chips serão vendidos com o nome Opteron e provavelmente terão o número do modelo 1701.

Os processadores Starship substituirão Nápoles em 2018, sobre o qual já sabemos muito e sabemos que eles usarão o arquiteto Zeppelin. Embora tenha um design térmico semelhante ao Starship, o número de núcleos de Nápoles é menor, especificamente 32 núcleos e 64 threads. Isso indica que haverá quatro placas Zeppelin interconectadas, cada uma com 8 núcleos em duas unidades CCX.

A próxima CPU é a Snowy Owl, que também usa núcleos Zeppelin e haverá modelos com 8, 12 e 16 núcleos. Por outro lado, o Snowy Owl terá suporte para memória DDR4 de quatro canais, 64 trilhos PCIe 3.0 e até 16 dispositivos de armazenamento SATA ou NVMe. Seu lançamento seria marcado para o final do ano.

Por fim, temos as novas APUs da série R: coruja-das-trevas, bandeirinha, Gray Hawk e River Hawk. Esses chips de baixa potência serão baseados na arquitetura Zen atual, com suporte para DIMMs DDR4 de um ou dois canais. As CPUs terão 2 ou 4 núcleos e projetos de energia térmica entre 15 e 65 W.

Por outro lado, os modelos Owl serão pareados com um núcleo gráfico com 11 unidades computacionais, enquanto o Kestrel terá 3 UCs.

De acordo com os slides publicados no portal mencionado acima, as novas APUs terão suporte para vídeo 4K a 60FPS e até 4 monitores 4K, o que é impressionante para um processador tão pequeno.

Finalmente, esses slides apontam para um misterioso produto MCM (módulo de múltiplos chips) que chegaria este ano com 4 GB de RAM, 10 unidades de computação e suporte para cinco portas de vídeo no modo duplo.

Fonte: wccftech

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button