Avaliações

Gigabyte rtx 2080 super gaming oc review em espanhol (análise completa)

Índice:

Anonim

O Gigabyte RTX 2080 Super Gaming OC é o primeiro GPU com PCB e dissipador de calor personalizado que vamos analisar nesta nova atualização da Nvidia para seu carro-chefe. Uma placa de vídeo cujo desempenho a colocará no topo, assim como o modelo de referência. A Gigabyte usou um dissipador de calor WINDFORCE 3X com tecnologia 3D Fan Active e iluminação RGB Fusion ao lado. Além disso, este modelo apresenta um ligeiro overclock de fábrica de 30 MHz junto com suas memórias de 15, 5 Gbps, que certamente aumentaremos para seu limite de desempenho.

Pronto para outra exibição de potência gráfica? Bem, vamos começar com nossa análise, mas não antes de agradecer à Gigabyte o empréstimo dessa GPU para realizar nossa análise, um parceiro de confiança que sempre se preocupa com o fato de que tudo nos chega o mais rápido possível.

Recursos técnicos Gigabyte RTX 2080 Super Gaming OC

Desembalagem

O Gigabyte RTX 2080 Super Gaming OC nos é apresentado em uma caixa dupla para combinar com a qualidade e o preço do produto disponível. Primeiro de tudo, temos uma caixa de papelão flexível, que funciona como um invólucro, com o grande olho robótico da Gigabyte olhando implacavelmente para o nosso rosto feliz quando um brinquedo novo. Por trás, o fabricante detalha as características do dissipador de calor personalizado que esta GPU possui, nada que não tenhamos visto mais de 100 vezes (felizmente).

Removemos a caixa externa e, em seguida, temos uma segunda com uma abertura do tipo caixa, preta e feita de papelão rígido grosso. Vemos que dentro dele o cartão está perfeitamente acomodado em um molde de espuma de polietileno e, por sua vez, é colocado em um saco antiestático.

O pacote de compras inclui os seguintes elementos:

  • Gigabyte RTX 2080 Super Gaming OC Graphics Card DVD de suporte Manual do usuário

E é isso, nem temos o adaptador DisplayPort - DVI que acompanha o modelo de referência, o que seria positivo. Se estivermos pensando em criar uma configuração de GPU dupla, recomendamos a compra do cabo NVRink bidirecional AORUS. A verdade é que seria um grande detalhe para os usuários incluir um cartão de compra para este dispositivo, caso desejássemos fazer o SLI.

Design exterior

A Nvidia RTX 2080 Super é a última das três novas GPUs que a gigante verde lançou no mercado em julho de 2019. Três modelos que adquirem a arquitetura Turing com uma atualização dos chipsets de seus modelos diretamente superiores, exceto este último modelo. O 2080 Super implementa o mesmo TU104, mas com uma melhoria nos núcleos, cache e velocidade das memórias e GPU para aproveitar ao máximo esse chipset. E após a saída do modelo de referência em 23 de julho, chegou a hora de modelos personalizados, e um dos primeiros a ser lançado será esse OC de Super Gaming Gigabyte RTX 2080.

O que temos hoje é a GPU que estará no topo da gama nesta família de Gigabyte RTX 2080, aguardando o que a AORUS tem em suas instalações. Uma maravilha de se ver graças ao icônico dissipador de calor WINDFORCE 3X com ventilador triplo. Mas, além disso, temos uma carcaça de plástico rígido com um design praticamente igual aos modelos anteriores da marca, baseada em preto para o fundo e cinza nos detalhes laterais. Essa concha frontal não apresenta iluminação e talvez tenha sido a cereja no topo do bolo e uma maneira de se diferenciar de suas irmãs mais novas.

A placa gráfica em si é bastante compacta, dando-nos a sensação de ser muito estreita devido à sua espessura considerável. Temos medidas de 286, 5 mm de comprimento, 100 mm de largura e 50, 2 mm de espessura. Sim, é mais longo que o modelo de referência, mas não muito, estando sempre abaixo de 30 cm para ser compatível com quase todos os chassis do mercado. Da mesma forma, essa GPU é muito estreita e, quando se trata de espessura, os 2, 5 slots ocupados não são demais, portanto, pode ser colocada em uma configuração vertical se o chassi suportar.

E falando mais sobre os lados deste Gigabyte RTX 2080 Super Gaming OC, temos iluminação na área externa, neste caso, que é visível para o usuário. Consiste em um painel de LEDs na inscrição " GIGABYTE " que possui a tecnologia RGB Fusion 2.0, para que possamos personalizá-lo em efeitos e cores no software correspondente.

Observe que os dois lados são praticamente idênticos, exceto o logotipo. Além disso, o dissipador de calor é bastante exposto, algo básico para que o ar introduzido pelos ventiladores possa sair sem impedimentos. De fato, por dentro, poderia ter sido aberto ainda mais, totalmente, e você não pode vê-lo.

E como poderia ser de outra forma, precisamos falar com mais detalhes sobre o dissipador de calor que montamos. É o desempenho mais alto da Gigabyte, o conhecido WINDFORCE 3X, com uma configuração evidente de três ventoinhas que geram um fluxo de ar perpendicular ao dissipador de calor. Esses ventiladores com todos os três são exatamente iguais, com um diâmetro de 82 mm e um design exclusivo em suas 11 pás para gerar o fluxo máximo de ar com o menor ruído possível. E a verdade é que, quando está em execução, não é ouvido, a menos que o reduzamos ao máximo.

Talvez uma das características mais interessantes desse dissipador de calor seja o fato de ele possuir a tecnologia 3D Active Fan. Isso basicamente significa manter o sistema completamente ocioso enquanto a temperatura da GPU não excede um certo limite, que normalmente será de 60 ° C. Da mesma forma, esse sistema é personalizável no perfil RPM de seus fãs. Esses três ventiladores têm uma operação alternativa, ou seja, eles rotacionam alguns na direção oposta aos do lado, para que o fluxo de ar não crie correntes turbulentas, e a verdade é que ele mostra, tanto em eficiência quanto em menos ruído.

Uma das coisas que ainda possui esse dissipador de calor é que os três ventiladores estão conectados a um único cabeçote; portanto, para fins de software, controlamos os três ao mesmo tempo. Seria mais interessante e útil poder controlar os três de forma independente, para que o usuário ou o sistema desligue um determinado número, dependendo das necessidades.

Só precisamos ver a placa traseira superior, que ficará à vista do usuário se você colocar a GPU da maneira tradicional. É inteiramente feito de alumínio e, curiosamente, não possui nenhuma abertura que permita respirar a parte traseira do PCB componente. Ele tem um design bastante simples, com apenas a cor branca distintiva da marca impressa. Saiba que precisaremos remover todos os parafusos nessa área para remover o dissipador de calor da placa, totalizando 7.

Portas e conexões de energia

A seguir, veremos tudo o que diz respeito à conectividade do Gigabyte RTX 2080 Super Gaming OC, tanto para monitores quanto para MultiGPU. E já prevemos que não teremos absolutamente nenhuma notícia sobre o modelo de referência RTX 2080, portanto, as portas traseiras são:

  • 3x DisplayPort 1, 41x HDMI 2.0b1x USB tipo C VirtualLink

Agradecemos à Gigabyte por manter toda essa conectividade, incluindo USB-C que outros fabricantes retiram. Como em outras ocasiões, as três portas DisplayPort suportam uma resolução máxima de 8K a 60 FPS, enquanto a porta HDMI suporta resoluções 4K a 60 FP S. A versão 2.0b permite maior compatibilidade com o conteúdo HDR para os monitores mais recentes. geração.

Os próximos conectores que encontramos são a porta NVLink para conectar duas GPUs exatamente iguais e que funcionam em paralelo. Essa porta é a atualização SLI e suporta uma largura de banda de recursos muito maior entre as duas GPUs. O segundo será o principal, o conector PCIe 3.0 x16 necessário para integrar a placa em nossos equipamentos. A Nvidia não escolheu colocar um PCIe 4.0 como o que suporta placas AMD X570, mas também não é necessário, pois com o 3.0 somos mais que suficientes.

E terminamos com a entrada de energia, composta por um conector duplo de 8 + 6 pinos, exatamente o mesmo que o usado no modelo de referência. Isso ocorre porque temos o mesmo TDP de 250W, 35W a mais do que o RTX 2080 normal tinha.

PCB e hardware Gigabyte RTX 2080 Super Gaming OC

Já vimos praticamente toda a planilha de dados desta nova GPU na revisão do modelo de referência, que você certamente viu. Por esse motivo , vamos parar um pouco mais nos detalhes do dissipador de calor e listar as alterações feitas pela Gigabyte e suas características básicas.

Começando com o dissipador de calor WINDFORCE 3X, não é apenas um nome bonito que a Gigabyte escolheu; esse dissipador de calor é o desempenho mais alto que o fabricante criou. É uma configuração composta por três blocos de alumínio com uma aleta vertical densa em todos eles.

O bloco central é o mais espesso dos três, porque é responsável por capturar o calor do SoC desta GPU. Isso é feito através de 6 tubos de calor de cobre que fazem contato direto com o chip através de pasta térmica. Esses tubos de calor são muito bem polidos para torná-los o mais suave possível e para capturar calor. Esse bloco também possui uma placa de metal responsável por conectar o conjunto do dissipador de calor à placa de circuito impresso e à placa traseira. Os tubos de calor são compostos por uma dupla camada de cobre e um fluido condensado foi colocado entre eles para melhorar a transferência de calor.

Bem, os 6 heatpipes são direcionados para os dois dissipadores de calor restantes, a fim de aumentar a superfície de troca de calor com o ar e proporcionar o excelente desempenho que ele sempre tem. Mas não é tudo, porque temos almofadas térmicas de silicone suficientes que também capturam o calor dos chips de memória e, especialmente, do poderoso VRM da placa. De fato, temos dissipadores de calor em MOSFETS, CHOKES e capacitores, todo o conjunto completo.

Agora é hora de examinar mais de perto o hardware deste Gigabyte RTX 2080 Super Gaming OC, com todas as PCB expostas. E, como sempre, é personalizado, onde o VRM foi aumentado para um total de 8 + 2 fases de potência com MOSFETS de alta qualidade com tecnologia Ultra Durable Gigabyte, capacitores sólidos e bloqueador de metal para suportar temperaturas mais altas e overclocking.

O chipset que ele monta é o TU104 FinFET de 12nm, capaz de atingir uma frequência de 1650 MHz no modo base e 1845 MHz no modo turbo, pois são 30 MHz a mais que a versão de referência. Agora, temos 3072 núcleos CUDA, 384 núcleos tensores e 48 núcleos RT, com os quais podemos alcançar 192 unidades de textura (TMUs) e 64 unidades raster (ROPs).

Na parte da memória GDDR6, os 8 GB e seu barramento de 256 bits foram mantidos. E se 14 Gbps lhe pareceu suficiente, neste modelo temos ainda mais, já que sua frequência de clock aumentou para 7751 MHz, alcançando velocidades de 15, 5 Gbps em estoque e uma largura de banda de 496 GB / s. Esperamos que os recursos brutais da referência RTX 2080 sejam replicados e aprimorados nesta GPU Gitgabyte. Além disso, seremos capazes de fazer a nossa parte com um overclock que o levará ao limite de estabilidade. Além é apenas o universo infinito da tela azul da morte do Windows.

Bancada de testes e desempenho

Depois de ver a teoria, veremos a prática, analisando toda a bateria de teste que vamos executar neste Gigabyte RTX 2080 Super Gaming OC. Nossa bancada de testes é composta pelos seguintes elementos:

BANCO DE TESTE

Processador:

Intel Core i9-9900K

Placa de base:

MSI MEG Z390 ACE

Memória:

Sniper Sniper X 16 GB a 3600 MHz

Dissipador de calor

Corsair H100i RGB Platinum SE

Disco rígido

SSD ADATA Ultimate SU750

Placa gráfica

Gigabyte RTX 2080 Super Gaming OC

Fonte de energia

Seja quieto! Dark Power Pro 11 1000W

Monitor

Viewsonic VX3211 4K mhd

Todos os testes e testes sintéticos foram realizados com os filtros conforme entram na configuração de cada programa. Os testes consistem em testes executados em várias resoluções, como Full HD e 4K, e também para testar o desempenho no Ray Tracing no caso do teste Port Royal. Executamos todos eles no sistema operacional Windows 10 Pro em sua versão de 1903, com os drivers da versão mais recente disponíveis para esta placa gráfica. A Nvidia nos forneceu novos antes de serem lançados para venda, que são a versão 431.56.

O que estamos procurando nesses testes?

Primeiro, a melhor qualidade de imagem possível. O valor mais importante para nós é o FPS médio (quadros por segundo), quanto maior o número de FPS, mais fluido será o jogo. Para diferenciar um pouco a qualidade, deixamos uma tabela para avaliar a qualidade no FPS com base na quantidade que obtemos em cada jogo e na resolução.

QUADROS POR SEGUNDO
Quadros por segundo (FPS) Jogabilidade
Menos de 30 FPS Limitada
30 ~ 40 FPS Jogável
40 ~ 60 FPS Bom
Maior que 60 FPS Bastante bom ou excelente

Benchmarks e testes sintéticos

  • 3DMark Fire Strike normal3DMark Fire Strike UltraTime SpyPort Royal (RT) VRMARK Sala laranja

Como vemos, os resultados geralmente são um pouco mais altos que o modelo de referência, algo normal porque temos um ligeiro aumento na frequência da GPU, mas também uma melhoria no VRM da placa que contribui para um bom seguro. melhor nutrição.

Teste de jogo

Após os testes sintéticos, procederemos à avaliação do desempenho real nos jogos, com um guia mais próximo do que nossa GPU poderá oferecer no DirectX 11, 12 e OPEN GL.

Os testes serão realizados nas três resoluções mais usadas nos jogos, nos referimos a Full HD (1920 x 1080p), QHD ou 2K (2560 x 1440p) e UHD ou 4K (3840 x 2160p). Dessa forma, teremos uma gama completa de resultados para poder compará-los com outras GPUs. Para cada um dos jogos, mantivemos as configurações automáticas selecionadas em cada um e para cada resolução, para que possamos comprá-lo com o restante da GPU que analisamos.

  • Shadow of the Tomb Rider, Alto, TAA + Anisotrópico x4, DirectX 12 (com e sem DLSS) Far Cry 5, Alto, TAA, DirectX 12 DOOM, Ultra, TAA, Open GL 4.5 Final Fantasy XV, padrão, TAA, DirectX 12 Deus EX Mankind dividido, alto, anisotrópico x4, DirectX 11 Metro Exodus, alto, anisotrópico x16, DirectX 12 (com e sem RT)

Os resultados do benchmark são reforçados com uma GPU à frente de quase todos os registros, com a única concorrência de sua irmã, o modelo de referência. Apenas raramente um modelo como o RT 5700 XT corresponde a esta GPU, como o 1080p Tomb Rider ou o RTX 2070 no DOOM. Nada para questionar a superioridade que mostra.

De fato, também fizemos testes de DOOM com a API Vulkan, caso alguém se surpreenda ao ver os Radeons no topo. Saiba que nesta API o RTX 2080 fornece valores de 200 FPS em resolução de 1080p e 2K e 178 FPS em 4K, quase nada amigos. Dessa forma, é bastante claro para nós que um usuário que compra este cartão deve usá-lo principalmente nas resoluções 2K e 4K no modo de campanha, por exemplo, ou 1080p no FPS máximo no e-Sports.

Desempenho com DLSS e RT ativado

Como nas outras ocasiões, optamos por ver como será o desempenho do Gigabyte RTX 2080 Super Gaming OC com as opções RTX ativadas. Especificamente DLSS em Shadow of the Tomb Rider e DLSS + RT IN Metro Exodus em alta qualidade. Dois dos jogos que mais tentamos ter uma referência com o restante da GPU.

1920 x 1080 (Full HD) 2560 x 1440 (WQHD) 3840 x 2160 (4K)
Metro Exodus (sem RTX) 98 FPS 75 FPS 46 FPS
Medidor de êxodo (com RT + DLSS) 76 FPS * Sem DLSS 65 FPS 46 FPS
Shadow of the Tomb Rider (sem RTX) 132 FPS 108 FPS 61 FPS
Shadow of the Tomb Rider (com DLSS) 129 FPS 114 FPS 78 FPS

Com isso, fica claro que o DLSS é um recurso que devemos usar para alta resolução, não para 1080p, porque esta é a resolução de aprendizado da GPU para esta nova técnica de antialiasing de nova geração. O Ray Tracing, por sua vez, é uma propriedade que consome muitos recursos; portanto, o DLSS será essencial em seu uso. O Metro Exodus não suporta DLSS em 1080p; por esse motivo, a queda no FPS é compreensível.

Overclock

Lembre-se de que overclock ou manipulação representa um risco; nós e qualquer fabricante não somos responsáveis ​​pelo uso inadequado, usamos a cabeça e sempre o fazemos por sua conta e risco.

Sombra do Cavaleiro da Tumba Estoque @ Overclock
1920 x 1080 (Full HD) 132 FPS 134 FPS
2560 x 1440 (WQHD) 108 FPS 115 FPS
3840 x 2160 (4K) 61 FPS 66 FPS
3DMark Fire Strike Estoque @ Overclock
Pontuação gráfica 28.964 30.857
Pontuação Física 25.248 24.823
Combinado 24.072 25.329

Nesta ocasião, e com esta unidade que analisamos, conseguimos aumentar a frequência da GPU em 110 MHz, atingindo uma velocidade de clock de 1955 MHz, com picos que atingiram 2100 MHz, o que não é ruim. Com o excelente desempenho do dissipador de calor, experimentamos melhorias no FPS com as memórias GDDR6 desta GPU aumentadas em até 1000 MHz. É verdade que ainda podemos subir mais, mas o desempenho começa a cair, por isso ficamos lá.

Nos demais parâmetros, optamos por aumentar a tensão em cerca de 90 mV e deixar o perfil do ventilador como está, e observe que as temperaturas são realmente boas. No que diz respeito ao desempenho dos jogos, por um lado, temos 2 FPS de melhoria em 1080p, 7 FPS em 2K e 5FPS em 4K, que são valores bastante altos, de modo que este TU104 ainda pode esticar um pouco o emaranhamento de pontos.

Temperatura e consumo

Além de medir tanto sua temperatura com o programa HWiNFO estressando a GPU com FurMark, também medimos simultaneamente o consumo de energia de todo o equipamento. E enquanto estávamos fazendo isso, fizemos algumas capturas térmicas com o cartão em plena capacidade por um longo tempo, com uma temperatura ambiente de cerca de 24 ° C.

É compreensível que a temperatura ociosa seja mais alta nesta GPU do que no modelo de referência, pois o sistema de ventiladores permanece desligado. Caso contrário, o dissipador de calor faz um excelente trabalho e nem ouvimos o barulho do ventilador, porque eles são muito silenciosos. Lembremos que esta GPU suporta um máximo de 89 ° C sem entrar em aceleração, o que é espetacular para uma GPU.

Palavras finais e conclusão sobre o Gigabyte RTX 2080 Super Gaming OC

Bem, aqui temos outra revisão da linha GPU Top, sendo, neste caso, uma das novas gerações Super. Essa placa é muito semelhante em desempenho ao modelo de referência, mas esses 30 MHz extras extras fazem a balança rumo à Gigabyte com mais alguns FPS.

O dissipador de calor WINDFORCE 3X fez um trabalho espetacular como sempre. Suas três ventoinhas de 82 mm com tecnologia 3D Active Fan são exatamente o que esta poderosa placa precisava para manter as temperaturas abaixo de 70 ° C quase 100% do tempo em que vamos usá-la.

Recomendamos o nosso guia para as melhores placas gráficas do mercado

Mesmo com overclock, o dissipador de calor é excelente. E a verdade é que aqui devemos destacar a excelente capacidade de melhoria de desempenho desta placa, superando novamente o modelo de referência. Tivemos picos de 2100 MHz na GPU e +1000 MHz extra nas memórias, para obter melhorias, especialmente em 2K e 4K de até 7 FPS.

Todo o conjunto foi desenvolvido com perfeição, com componentes externos de qualidade, até 6 tubos de cobre para o dissipador de calor e um VRM de 10 fases aprimorado que aumenta as possibilidades deste Gigabyte RTX 2080 Super Gaming OC.

O grande susto virá como sempre no preço, já que este cartão será lançado no mercado por um preço de 794 euros, pelo menos aqui na Espanha. Lembre-se de que o modelo de referência é de 749 euros, portanto o aumento é bastante apertado. De qualquer forma, esses Super têm preço igual ao de 2080 anterior e aumentam seu desempenho em cerca de 10%. Portanto, desde que os 2080 descontinuados não caiam, este modelo será o mais recomendado.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ PREÇO MUITO SEMELHANTE AO MODELO DE REFERÊNCIA

- O ALTO CUSTO DESSAS GPUs

+ MELHOR DESEMPENHO EM JOGOS 1080p, 2K E 4K

- OS FÃS NÃO SÃO CONTROLADOS INDEPENDENTEMENTE

+ WINDFORCE 3X SUBLIME PERFORMANCE HEATSINK

+ GRANDE DESEMPENHO E ESTABILIDADE NO SOBRECLOCK +7 FPS EM 2K

+ COMPONENTES USADOS E PCB DE QUALIDADE

A equipe de revisão profissional concede a ele a medalha de platina:

Gigabyte RTX 2080 Super Gaming OC

QUALIDADE DO COMPONENTE - 93%

DISSIPAÇÃO - 95%

EXPERIÊNCIA DE JOGO - 98%

SOUNDING - 93%

PREÇO - 87%

93%

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button