Análise do gigabyte geforce gtx 1660 gaming oc 6g em espanhol (análise)
Índice:
- Recursos técnicos Gigabyte GeForce GTX 1660 Gaming OC 6G
- Desembalagem e design
- Interior e PCB
- Bancada de testes e testes de desempenho
- O que estamos procurando nos testes?
- Teste de jogo
- Overclock
- Temperatura e consumo
- Palavras finais e conclusão sobre a Gigabyte GeForce GTX 1660 Gaming OC 6G
- Gigabyte GeForce GTX 1660 Gaming OC 6G
- QUALIDADE DO COMPONENTE - 84%
- DISSIPAÇÃO - 81%
- EXPERIÊNCIA DE JOGO - 88%
- SOM - 82%
- PREÇO - 81%
- 83%
É aqui, temos conosco o novo Gigabyte GeForce GTX 1660 Gaming OC 6G que está à venda hoje em todo o mundo. Baseado na arquitetura de Turing, o TU116 é uma GPU orientada para mid-range de nova geração a um custo menor que o RTX. Ele usa 6 GB de GDDR5 e não possui núcleos RT ou tensor, mas a Gigabyte colocou tudo o que tem com um dissipador de calor WINDOFORCE 3X e overclocking de 1860 MHz. Até onde vai este 1660? Bem, agora vamos ver, então vamos ao problema.
Agradecemos à Gigabyte por sua confiança em nós, transferindo o produto para nós antes de sua partida oficial, a fim de realizar nossa análise.
Recursos técnicos Gigabyte GeForce GTX 1660 Gaming OC 6G
Desembalagem e design
Depois de inúmeros rumores, números e notícias vazadas, finalmente temos o lançamento oficial da nova Nvidia GTX 1660. Uma placa destinada a jogadores que não podem pagar os preços astronômicos da Nvidia RTX. Tivemos acesso à versão que a Gigabyte nos propõe com sua impressionante Gigabyte GeForce GTX 1660 Gaming OC 6G, que como sempre pegou a versão base e deu duas voltas para aproveitar ao máximo suas possibilidades.
Será um cartão de gama média, mas a apresentação é sempre luxuosa pelo fabricante. Temos uma grande caixa colorida com as cores da Gigabyte e da Nvidia, ao lado do grande olho que sempre nos olha em puro estilo Transformers.
Na área traseira, encontramos todas as informações do produto, as quais, obviamente, são baseadas nas melhores que a Gigabyte produziu, sendo o impressionante dissipador de calor WINDFORCE 3X, embora um pouco de descafeinado, a iluminação Overclock e RGB Fusion também não poderia faltar .
Bem, removemos a embalagem externa da caixa para encontrar uma placa de vídeo inserida em um saco antiestático e bem fixada usando um molde de papelão muito grosso. No interior, temos apenas como "acessórios" o manual do usuário e um CD-ROM com drivers e software do AORUS Engine. Sempre recomendamos a instalação dos drivers diretamente do site da Nvidia, pois eles sempre são atualizados para a versão mais recente.
A Gigabyte GeForce GTX 1660 para jogos OC 6G apresenta o aspecto mais gaming, com um dissipador de calor muito extenso que permite a instalação de três ventoinhas de 80 mm e com qualidade suficiente para ser um WINDFORCE 3X completo. A carcaça externa consiste em uma placa de plástico ABS com linhas nítidas em todo preto e cinza fosco. As medições que temos entre menos são 280 mm de comprimento, 116 mm de largura e 40 mm de espessura, por isso não é tão longa e também ocupa apenas dois slots de expansão. Não há problema em instalá-lo em praticamente qualquer caixa que se preze.
A placa preta na parte traseira da PCB também não pode faltar. Apesar de, neste caso, ser feito de plástico, ainda fornecerá maior firmeza (embora consideravelmente pior que a de metal) à placa de vídeo para evitar deformações e proteger essa área da interação humana. Projete muito bem como um todo, mas se fosse de metal, ficaríamos muito mais felizes. Espero que não seja a tendência da marca em sua faixa intermediária…
Não é segredo que a eficiência energética desses gráficos da arquitetura Turing e a Gigabyte GeForce GTX 1660 Gaming OC 6G não poderiam ser menores. Só precisamos de um conector de 8 pinos para alimentar esta GPU com overclock de fábrica de 120W TDP. De qualquer forma, não temos nesta versão conectores extras para ventiladores ou algo assim.
Digno de menção será o seu sistema de iluminação LED RGB com tecnologia Gigabyte RGB Fusion. Embora tenhamos em mente apenas o logotipo ao lado, será um ótimo detalhe para adicionar ao nosso PC para jogos. Com o software da marca, podemos sincronizar sua iluminação com qualquer outro Gigabyte que instalamos ou dar um toque pessoal a seus múltiplos efeitos.
O sistema de ventilação deste WINDFORCE 3X consiste em três ventoinhas de 80 mm, cada uma com rotação alternativa entre elas para maximizar a saída de ar do extenso dissipador de calor de bloco duplo localizado acima dos componentes. Cada uma das lâminas foi projetada com o objetivo de ser eficiente e silenciosa e, com o sistema de controle PWM, elas não serão ativadas a menos que seja necessário. É claro que eles serão gerenciáveis através do software AORUS Engine.
Agora, vimos a conectividade encontrada nesta Gigabyte GeForce GTX 1660 Gaming OC 6G. Além do slot PCI 3.0 tradicional com os conectores dourados, temos um total de 3 portas DisplayPort 1.4 e 1 HDMI 2.0b.
Sim, devemos observar neste caso que a porta H DMI será a que nos fornecerá o link para uma fonte de vídeo 8K (7680x4320p) a 60 Hz, enquanto os três DisplayPorts fornecem um sinal digital com uma resolução máxima de 4096 × 2160 @ 60 Hz.
Interior e PCB
Vamos dar uma olhada no interior desta Gigabyte GeForce GTX 1660 Gaming OC 6G. Para fazer isso, teremos que remover os parafusos laterais e traseiros até ver completamente o bloco de dissipação. Em seguida, separaremos o bloco da própria CPU e dos chips de memória e VRM com as almofadas térmicas correspondentes.
A estrutura consiste em um dissipador de calor de bloco duplo de alumínio com aletas, unido pelos três tubos de calor de cobre que saem de ambos os lados diretamente do bloco da GPU. Dessa forma, teremos uma eficiência na transferência de calor ideal, tanto na área de VRM quanto na área de processamento e memória. Esses tubos de calor consistem em duas camadas de cobre e, entre elas, temos microcanais com fluido para melhorar a transferência de calor.
Nesse caso, também não temos um chassi de metal ao redor da placa de circuito impresso, para que possamos ver todos os componentes completamente. Destacamos aqui seu poderoso VRM de potência MOSFET de 6 + 2 fases, que fornece um canal de energia estável aos componentes para permitir um overclock adicional deste TU116. O que chama a atenção é o uso de pasta térmica branca em vez de prata, sendo o branco um pouco menos eficiente e de pior qualidade, mas nem sempre condutor.
A Gigabyte GeForce GTX 1660 Gaming OC 6G instala uma GPU Turing TU116 FinFET de 12 nm com um total de 1408 núcleos CUDA e uma frequência de 1530 MHz na forma básica e 1860 MHz no modo de overclock, aumentando assim a partir dos 1785 MHz permitidos pela versão base. Nesse caso, também não temos núcleos tensor ou RT; portanto , não será uma GPU adequada para Ray Tracing ou DLSS em tempo real.
Os números fornecidos por esta GPU são 88 TMUs (unidades de textura), 10 TFLOPS (cálculo de ponto flutuante) e 157, 1 Gigatexels / s, em comparação com 96 TMUs 11 TFLOPS oferecidos pela versão 1660 Ti.
Quanto à memória que ele instala, neste caso, temos um total de 6 GB de GDDR5; observe que não é um GDDR6. Isso nos oferecerá uma velocidade de 8 Gbps a 8000 MHz, uma largura de barramento de 192 bits e uma largura de banda de 192 GB / s, que é a mesma figura que a geração anterior GTX 1060 nos oferece. O cache da GPU, é claro, chega a 1408 KB dividido em dois núcleos para maior eficiência.
Bancada de testes e testes de desempenho
BANCO DE TESTE |
|
Processador: |
Intel Core i9-9900K |
Placa de base: |
Asus Maximus XI Formula |
Memória: |
Corsair Vengeance PRO RGB 16 GB @ 3600 MHz |
Dissipador de calor |
Corsair H100i V2 |
Disco rígido |
Kingston UV400 |
Placa gráfica |
Gigabyte GeForce GTX 1660 Gaming OC |
Fonte de energia |
Corsair RM1000X |
Para benchmarks, usaremos os seguintes títulos:
- 3DMark Fire Strike normal 3Mark versão Fire Strike 4K. Time Spy.VRMARK.
Todos os testes foram aprovados com os filtros ao máximo, a menos que indique o contrário. Para ter um desempenho adequado, realizamos três tipos de testes: o primeiro é o mais comum em Full HD 1920 x 1080, a segunda resolução está dando o salto para jogadores de 2K ou 1440P (2560 x 1440P) e o 4K mais entusiasmado (3840 x 2160). O sistema operacional que usamos foi o Windows 10 Pro de 64 bits e os drivers mais recentes disponíveis no site da Nvidia.
O que estamos procurando nos testes?
Primeiro, a melhor qualidade de imagem possível. O valor mais importante para nós é o FPS médio (quadros por segundo), quanto maior o número de FPS, mais fluido será o jogo. Para diferenciar um pouco a qualidade, deixamos uma tabela para avaliar a qualidade no FPS, mas também teremos o Fps mínimo nos testes que foram possíveis:
QUADROS POR SEGUNDOS |
|
Quadros para segundos. (FPS) |
Jogabilidade |
Menos de 30 FPS | Limitada |
30 ~ 40 FPS | Jogável |
40 ~ 60 FPS | Bom |
Maior que 60 FPS | Bastante bom ou excelente |
Teste de jogo
Decidimos dar o salto para verificar vários jogos manualmente. O motivo? Muito simples, queremos oferecer uma visão muito mais realista e cobrir testes com os jogos atuais. Renovamos o antigo Tomb Raider 2016 para este novo Shadow of the Tomb Raider.
Overclock
Nota: Cada placa gráfica pode subir em diferentes frequências. Depende um pouco da sorte que você tem?
No nível de overclock, conseguimos dar um pequeno impulso nas memórias (+2400 MHz) e no núcleo até 1630 MHz. Como padrão, ele roda em 1905 MHz, com essa melhoria alcançamos ~ 2030 MHz. No nível de referência Vemos uma grande melhoria e nos jogos achamos que vale muito a pena. Pelo menos com Shadow Of the Tomb Raider, ele nos mostra mais uma vez.
Sombra do incursor do túmulo - DX12 | Estoque | @ Overclock |
1920 x 1080 (Full HD) | 77 FPS | 84 FPS |
2560 x 1440 (WQHD) | 52 FPS | 61 FPS |
3840 x 2160 (4K) | 28 FPS | 33 FPS |
Temperatura e consumo
Obtivemos 47ºC quando ociosos porque os ventiladores estão desligados até atingirem os 60 graus . Uma vez iniciados os ventiladores a plena carga, obtemos uma média de 66 ºC. Ótimas temperaturas e demonstra o bom trabalho do dissipador de calor Gigabyte Windforce.
O consumo é para toda a equipe *
O consumo do equipamento é de 71 W que, quando carregamos o trabalho na GPU, é de 232 W. Embora, se enfatizarmos o processador, obtemos aproximadamente 325 W. Muito longe do consumo do primeiro GTX.
Palavras finais e conclusão sobre a Gigabyte GeForce GTX 1660 Gaming OC 6G
É o primeiro GTX 1660 que tentamos e nos deixou um gosto muito bom na boca. É uma placa de vídeo com chip de turing, com 6 GB de memória GDDR5, frequências que atingem quase 2.000 MHz como padrão e que possui excelente resfriamento.
Um dos pontos mais interessantes é a queda do TDP para 120 W. Isso nos ajuda a ter um sistema que busca o meio ambiente e com um consumo muito baixo, como pudemos verificar.
No nível do desempenho, vemos que o Gigabyte GTX 1660 tem um desempenho muito bom. Nas resoluções Full HD e 2K, o 4K é o que mais falha, mas o que podemos esperar de uma placa gráfica que vale apenas 229 euros seu PVP. As temperaturas são fantásticas para uma placa de vídeo nessa faixa e grande parte da culpa está no dissipador de calor do Windforce.
Recomendamos que você leia as melhores placas gráficas
O overclock combina muito bem com os chips GTX feitos na arquitetura de Turing. Ganhamos entre 4 e 9 FPS de acordo com a resolução. Além disso, qualquer um pode fazê-lo sem muita complicação, já que quase todos conseguem atingir 2.050 MHz. Uma boa maneira de obter o desempenho das ações da GTX 1660 Ti por 100 euros a menos ?
Gostaríamos que a Gigabyte não aceitasse uma placa traseira de plástico. Acreditamos que é uma tendência que os fabricantes saiam com seus modelos low-end. Ele ganha pouca rigidez e não oferece as mesmas impressões / resultados que um metal.
Finalmente, gostaríamos de destacar desta série a incorporação do codificador NVENC que adiciona compatibilidade com o H.265 8K a 30 FPS e economiza 25% de economia na taxa de bits. Dessa maneira, é possível fazer um uso muito melhor de aplicativos como o OBS.
A partir de hoje, ele pode ser encomendado nas principais lojas on-line e chega para suceder o caça-níquel de 6GB GTX 1060. É uma pena que não tenhamos mais esse modelo em nosso banco de testes para executar um VS, mas achamos que é um cartão fantástico para novas equipes. Para migrar do GTX 1060, você já possui o RTX 2060. Seu preço nas lojas online é de 269 euros.
VANTAGENS |
DESVANTAGENS |
+ BONS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO |
- PLÁSTICO PLÁSTICO |
+ DESEMPENHO PERFEITO PARA FHD E 2K | |
+ TEMPERATURAS E CONSUMO | |
+ CAPACIDADE DE SOBRECARREGAMENTO SEM TOTAL DE VOLTAGENS |
|
+ BOM PREÇO |
A equipe de revisão profissional concede a você a medalha de ouro e o produto recomendado.
Gigabyte GeForce GTX 1660 Gaming OC 6G
QUALIDADE DO COMPONENTE - 84%
DISSIPAÇÃO - 81%
EXPERIÊNCIA DE JOGO - 88%
SOM - 82%
PREÇO - 81%
83%
Análise do jogo gigabyte gtx 1660 ti gaming em espanhol (análise completa)
Analisamos um dos modelos mais econômicos da GTX 1660 Ti: Gigabyte GTX 1660 Ti GAMING. Características, desempenho e temperaturas
Análise do gigabyte gtx 1660 ti oc 6g em espanhol (análise completa)
Análise da placa de vídeo Gigabyte GTX 1660 Ti OC: características, design, fases, temperaturas, desempenho e preço na Espanha.
Análise do gigabyte geforce gtx 1650 gaming oc 4g em espanhol (análise completa)
Teste da placa de vídeo Gigabyte GeForce GTX 1650 Gaming OC 4G. Características técnicas, design, desempenho e preço na Espanha.