Processadores

É recomendável usar o dissipador de calor serial de um processador?

Índice:

Anonim

Quando se trata de fazer um bom investimento em um computador, muitos usuários não se preocupam muito com o resfriamento e com a dissipação do calor gerado pelo processador, na maioria dos casos deixando-o com o dissipador de calor padrão para economizar custos. Esta pode ser uma solução para se confundir, mas não é uma opção altamente recomendada a longo prazo.

Índice de conteúdo

O dissipador de calor do processador serial clássico

Os dissipadores de calor que acompanham a compra de um processador Intel são de qualidade muito baixa que dificilmente tem o que é necessário para dissipar o calor e para o processador funcionar corretamente. Mas ao usar materiais baratos, eles são barulhentos e não dissipam todo o calor que deveriam, principalmente no verão, onde as temperaturas são geralmente de 12 a 15 graus acima do normal ou mais.

É aqui que entramos em terrenos perigosos; se as temperaturas subirem muito, o processador pode ter aceleração térmica , isso nos daria uma tela azul e o computador desligaria ou reiniciaria sem aviso como proteção.

Embora a AMD tenha se saído muito melhor com seus novos dissipadores de calor para a AMD Ryzen 3, 5 e 7, embora não permita overclocking de alto desempenho, ela se dissipa bastante bem nas frequências de fábrica. Já vimos muitos usuários com um AMD Ryzen 5 1600 com uma frequência de 3, 7 GHz com o dissipador de calor como temperatura padrão e aceitável.

Comparação de um i5 com um dissipador de calor serial

Os caras da Linus Tech Tips fizeram uma comparação do i5 de quarta geração em várias frequências e situações em 2015. No gráfico, podemos ver um exemplo de um processador i5-4690K com um dissipador de calor serial na velocidade de estoque, atingindo 76 graus com o processador na potência máxima e que claramente toca o limite de temperatura operacional desse processador, mas em condições normal deve chegar a 90 graus (eles teriam uma CPU muito boa, vamos lá Intel deu seus melhores chips).

Enquanto vemos que, com um Cooler Master Hyper T4, ele atinge 63 graus e que, com um resfriamento duplo compacto do radiador (240 mm de superfície), ele permanece em 47 graus fantásticos. Neste gráfico, você pode ver que existe um diferente até -25 ºC usando uma boa refrigeração. Se você continuar assistindo ao vídeo, poderá ver uma baixa eficiência quando um pequeno overclock em +4 GHz for aplicado…

Compre um dissipador de calor? A opção que recomendamos

Atualmente, existe uma grande variedade de dissipadores de calor de terceiros que podem custar entre 30 e 60 euros. Por exemplo, o Arctic Freezer 33 Plus ou qualquer dissipador de calor da marca austríaca Noctua são adaptados para as plataformas Intel e AMD (no noctua são finalizadas no SE-AM4). E esse é outro benefício da compra de um dissipador de calor de gama média, que nos permite uma margem maior para realizar overclocking e uma maior longevidade para o nosso amado processador. Embora se você tiver espaço no chassi e seu bolso permitir, recomendamos um refrigerador de água .

Refrigeração líquida importante para overclock

Acreditamos que a opção de refrigeração líquida só seria recomendada caso você queira fazer um overclock muito generoso do seu processador ou já saiba por que ele precisa dissipar muito calor (no caso do Intel i9: Skylake-X). Como vimos no gráfico, as temperaturas que podem ser obtidas com o resfriamento a líquido são ainda mais baixas que o resfriamento a ar, mas também é um sistema de resfriamento mais caro. Atualmente, você pode obter um kit básico de refrigeração líquida por cerca de 60 e pode ver até 130 euros facilmente. Você ainda está tendo dúvidas? Você pode expandir mais informações em nosso guia de refrigeração de ar e líquido.

RECOMENDAMOS VOCÊ Configurações avançadas de PC / jogos

Espero que este artigo tenha sido útil para você e se você perguntar tudo o que precisa saber. Obrigado pela leitura!

Via Dicas técnicas da Linus (Youtube)

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button