Tutoriais

▷ Placa gráfica: dissipador de calor de referência (ventilador) vs dissipador de calor personalizado

Índice:

Anonim

A escolha de uma placa de vídeo pode consumir tempo, algumas versões podem ter mais de 30 modelos diferentes, portanto, a escolha da correta pode ser bastante difícil. Uma das grandes dúvidas é geralmente optar por um modelo de placa de vídeo com um dissipador de calor do tipo ventilador ou um com ventiladores axiais. É importante observar que, antes de comprar algo, você deve determinar qual o tipo de dissipador de calor mais adequado ao seu caso em termos de fluxo de ar.

Índice de conteúdo

Qual é a diferença entre um dissipador de calor do tipo ventilador e outro com ventiladores axiais?

Principalmente, existem dois tipos de resfriadores nas placas gráficas: temos modelos com ventilador do tipo turbina ou soprador e modelos com ventiladores axiais convencionais. Existem também outros tipos de cartões, como os que são resfriados a água, mas esses são uma minoria. É importante conhecer os benefícios e as desvantagens desses tipos de resfriadores para entender qual seria o melhor para sua plataforma.

Recomendamos ler nosso post sobre Como limpar a placa de vídeo do seu PC passo a passo

Os ventiladores do tipo turbina ou soprador são os coolers usados ​​na maioria das placas gráficas de referência. Quando a AMD ou a Nvidia lançam uma nova GPU, o cartão de referência oficial geralmente é refrigerado com um ventilador. Esse design é bastante simples, pois aspira o ar pela ventoinha na frente do cartão e o expele pela parte traseira. A remoção de ar quente da parte traseira da placa de vídeo ajuda com computadores com pouco fluxo de ar interno, pois não "sopra" o ar quente dentro do computador.

Por outro lado, o volume desse ar movido é geralmente tão pequeno que o pequeno ventilador precisa girar muito rápido para resfriar a GPU adequadamente, o que significa que a maioria das placas do tipo ventilador são suscetíveis a temperaturas e níveis de ruído mais altos. do que a concorrência. Os ventiladores do tipo soprador são geralmente mais úteis nos casos de equipamentos mini-ITX e / ou configurações de várias GPUs, onde não há fluxo de ar suficiente dentro do equipamento para expelir todo o calor.

O segundo tipo de placas gráficas são aquelas que montam vários ventiladores axiais no dissipador de calor. Este é sem dúvida o tipo mais comum de resfriamento encontrado nas placas gráficas que o mercado nos oferece. Empresas como EVGA, Gigabyte, Sapphire, MSI, XFX e muitas outras produzem placas gráficas usando chips fabricados pela AMD e Nvidia. Embora essas empresas também fabricem cartões do tipo soprador, elas apostam principalmente em ventiladores axiais.

A lógica por trás desse sistema de refrigeração é simples: um dissipador de calor com um ventilador simples, duplo ou triplo aspira o ar frio do lado de fora e o empurra para dentro de um radiador para resfriar a GPU direta ou indiretamente. O radiador geralmente consiste em aletas de alumínio que têm vários tubos de calor de cobre passando por eles. As placas do tipo soprador usam dissipadores de calor menores, que é uma das razões pelas quais sua capacidade de refrigeração é muito menor.

O ar frio absorvido pelas placas axiais do ventilador aquece e se espalha em todas as direções, principalmente dentro do computador. Isso significa que o chassi do PC deve, de alguma forma, eliminar o acúmulo de calor, caso contrário, começará a circular dentro do chassi e aquecer todos os outros componentes. Um sistema de fluxo de ar adequado é importante em todos os casos, mas especialmente no menor, se houver um refrigerador dentro. Pelo menos uma entrada de ar fresco e uma saída de ar quente são uma boa regra geral para todos os sistemas, embora, se formos montar uma placa gráfica muito poderosa, precisaremos melhorar ainda mais o sistema de ventilação. O fluxo constante de ar através do chassi ajudará a fornecer ar fresco à placa gráfica e ao cooler da CPU, resultando em temperaturas mais baixas da placa gráfica devido ao design mais agressivo do cooler e às peças resfriadas adequadamente ao seu redor.

Referência da GPU versus temperaturas personalizadas

A tabela a seguir resume a temperatura de trabalho de uma GeForce GTX 780 Ti com um dissipador de calor do tipo soprador versus uma com três ventoinhas axiais:

Nvidia GeForce GTX 780 Ti

Rest Carregar
Blower 35ºC 86ºC
Ventilador 35ºC 75ºC

Qual é o melhor para minha nova placa de vídeo

É importante saber que todos os dissipadores de calor mencionados acima permitirão que a placa gráfica faça seu trabalho, porque apenas dependendo do fluxo de ar interno do PC, ela funcionará com uma temperatura um pouco mais alta ou um pouco mais baixa. Para a maioria dos usuários, as placas gráficas de refrigeração axial oferecem a melhor combinação de temperatura, ruído, desempenho e valor. Estes cartões podem funcionar até 10ºC mais frios. É por isso que a grande maioria dos cartões vendidos o faz com esse design.

As placas do tipo soprador podem ser benéficas quando o fluxo de ar dentro do equipamento é restrito, ou para configurações SLI ou CrossFire nas quais é gerada uma enorme quantidade de calor que é muito difícil de eliminar se tudo "soprar" dentro do equipamento.. Portanto, nesses casos, é mais aconselhável optar por uma placa gráfica do tipo ventilador.

Qual é o seu tipo preferido de dissipador de calor para placas gráficas? Você pode deixar um comentário com sua opinião e suas experiências para ajudar o resto dos usuários que precisarem.

Resumimos os melhores guias de hardware que lhe interessam:

  • Melhores processadores do mercado Melhores placas-mãe no mercado Melhor memória RAM do mercado Melhores placas gráficas do mercado

Isso termina nosso artigo sobre placas gráficas com ventiladores de ventoinha ou axiais. Lembre-se de que você pode deixar um comentário se tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algo.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button