Qual é a melhor pasta térmica para o seu dissipador de calor
Índice:
- A importância da pasta térmica e os melhores compostos para o seu dissipador de calor
- Arctic MX-4: a pasta térmica mais popular
- Noctua NT-H1: uma ótima opção para overclock
- Arctic Silver 5: 99, 9% Composto térmico de prata
- Thermal Grizzly Kryonaut: a melhor cerâmica high-end
- Condutor de urso térmico: metal líquido adequado apenas para os corajosos
Também conhecido como composto térmico, pasta térmica ou simplesmente TIM, é um material geralmente acinzentado que conduz calor da CPU ou GPU e o leva ao dissipador de calor. Como resultado, você pode obter uma temperatura mais baixa, dependendo da qualidade do composto térmico e dos componentes do seu PC. Preparamos este artigo para apresentar as melhores pastas térmicas do mercado.
Índice de conteúdo
A importância da pasta térmica e os melhores compostos para o seu dissipador de calor
Apesar de alguns dissipadores de calor parecerem se encaixar perfeitamente no processador, é necessária pasta térmica para preencher o espaço microscópico intermediário e, por sua vez, melhorar o resfriamento e o desempenho geral. Existem diferentes tipos de pasta térmica, incluindo silício, metal, cerâmica e carbono. A pasta de metal é o condutor mais eficaz de calor, mas também é capacitivo. Portanto, você deve ter cuidado para não derramar a pasta nos contatos de metal na placa-mãe. O próximo da lista é a pasta térmica de cerâmica que não contém nenhum metal e, portanto, não é capacitiva. Eles são muito mais baratos, mas não proporcionam a mesma diminuição de temperatura que a pasta de metal. No entanto, eles são mais fáceis e seguros de usar e ainda oferecem excelentes resultados. Evite a pasta pegajosa, pois fica grudada permanentemente no que você adere, deixando-o com problemas se decidir substituir o refrigerador após um certo tempo.
Recomendamos que você leia nosso post sobre Melhores dissipadores de calor, ventiladores e refrigeração líquida para PC
Arctic MX-4: a pasta térmica mais popular
O Arctic MX-4 é um dos compostos mais populares para dissipadores de calor. É barato e fácil de aplicar devido ao seu design prático de seringa. Além disso, ele não contém nenhum metal, portanto não é condutor de eletricidade. No momento em que derramar a massa, você pode colocar o refrigerador, pois a massa não exige tempo de acomodação.
Noctua NT-H1: uma ótima opção para overclock
Comparado ao Arctic MX-4, o Noctua NT-H1 pode manter sua CPU até 2 ° mais fria. O processo de aplicação do Noctua NT-H1 é bastante simples, embora a pasta seja mais seca e espessa do que os compostos térmicos usuais. Além disso, também não exige tempo de acomodação. O Noctua NT-H1 TIM é um pouco mais barato que o Arctic MX-4, mas também contém menos quantidade, embora ainda seja suficiente para mais de 15 aplicações. Conduz muito bem o calor, mesmo com altas cargas de CPU e não é capacitivo.
Arctic Silver 5: 99, 9% Composto térmico de prata
Uma excelente alternativa às pastas térmicas anteriores é o Arctic Silver 5, com desempenho um pouco melhor graças à sua prata micronizada 99, 9%. Independentemente do seu composto de prata, ele ainda é considerado um TIM de cerâmica, embora o fabricante ainda exija que você tome cuidado para não derramá-lo nos componentes do PC. A prata micronizada conduz com eficiência o calor, fazendo com que a CPU tenha um desempenho excelente, mesmo com desempenho mais alto e exigente. No entanto, leva um pouco mais de tempo para se instalar, o que significa que ele fará o melhor trabalho depois de algumas horas.
Thermal Grizzly Kryonaut: a melhor cerâmica high-end
O Thermal Grizzly Kryonaut é a melhor pasta térmica não capacitiva disponível. É também uma das massas mais caras. Com o preço duas vezes maior que o Noctua NT-H1, mas contendo apenas 1 grama de pasta, o Thermal Grizzly destina-se apenas aos fabricantes de PCs. Esta é a pasta cerâmica mais termicamente condutora e não conduz eletricidade. Não requer tempo de estabilização, é fácil de aplicar e fornece uma temperatura de até 3-4 ° a menos do que o Arctic Silver 5 e o Noctua NT-H1.
Condutor de urso térmico: metal líquido adequado apenas para os corajosos
As pastas térmicas metálicas exigem um pouco mais de experiência e cuidado ao aplicá-las, não apenas porque são capacitivas eletricamente. O dissipador de calor deve primeiro ser cuidadosamente limpo com álcool isopropílico antes da aplicação da pasta. Em seguida , aplique muito pouca pasta e espalhe-a uniformemente com a ferramenta anexada. Observe que você não deve usá-lo em dissipadores de calor de alumínio, pois o metal líquido pode danificá-lo e deixar manchas pretas. O Thermal Grizzly Conductonaut é a melhor pasta térmica do mercado atualmente. Aqueles que desejam aumentar seu desempenho ao máximo devem experimentar esta pasta de metal. Apenas tome cuidado e não se apresse ao aplicá-lo. Essas pastas térmicas metálicas são preferidas pelos usuários mais exigentes e por aqueles que tornam seu processador Intel único.
Recomendamos a leitura:
Isso encerra nosso artigo sobre as melhores pastas térmicas para o dissipador de calor do processador. Você pode deixar um comentário se tiver alguma sugestão ou algo a acrescentar. Qual é a sua pasta térmica favorita?
Msi afirma que seu dissipador de calor com placa-mãe de argamassa tem melhor desempenho que seu asus
A MSI comparou o design de dissipadores de calor em suas placas-mãe com os implementados nas placas-mãe ASUS. Argamassa oferece melhor desempenho.
▷ Placa gráfica: dissipador de calor de referência (ventilador) vs dissipador de calor personalizado
Placa gráfica com dissipador de calor do ventilador ou ventiladores axiais ✅ diferenças, o que é melhor, desempenho e temperaturas.
Almofada térmica vs pasta térmica, qual é a melhor opção? ?
Enfrentamos o bloco térmico vs pasta térmica Quem você acha que vencerá esse duelo? ✅ Por dentro, nosso veredicto.