Cray oferecerá supercomputadores com o braço cpus fujitsu a64fx em 2020
Índice:
Cray, a recém-adquirida empresa de supercomputação dos EUA pela HPE, fará parceria com a Fujitsu do Japão para oferecer processadores ARM A64FX em seus sistemas.
Cray firma parceria com a Fujitsu para criar supercomputadores Exascale até 2020
Os chips Fujitsu estarão disponíveis nos supercomputadores Cray CS500 a partir do próximo ano, com clientes iniciais como o Laboratório Nacional Los Alamos, o Laboratório Nacional Oak Ridge, o Centro RIKEN de Ciência da Computação, a Universidade Stony Brook e a Universidade. de Bristol.
A parceria também fará com que as duas empresas “explorem” a colaboração em engenharia, co-desenvolvimento e estratégias de lançamento no mercado.
O chip A64FX é a primeira CPU a adotar o SVE (Scalable Vector Extension), um desenvolvimento da arquitetura do conjunto de instruções ARMv8-A feita com o HPC em mente. O SVE permite comprimentos de vetor que variam de 128 a 2048 bits em incrementos de 128 bits. Em vez de especificar um tamanho de vetor específico, os designers de CPU podem escolher o tamanho de vetor mais apropriado para sua aplicação e mercado, permitindo que o A64FX seja projetado com foco na computação em larga escala.
O chip também suporta HMB2 (High-Memory Bandwidth), e espera-se que o A64FX tenha uma largura de banda de memória teórica máxima superior a 1 terabyte por segundo.
Ele está programado para ser usado no supercomputador Post-K 'Fugaku', o primeiro sistema de exascale do Japão, que está a caminho de começar a operar em 2021 ou no início de 2022.
A NNSA, juntamente com LANL e Cray, já está experimentando com supercomputadores ARM. No ano passado, o governo lançou um supercomputador de braço pequeno com os processadores Marvell ThunderX2 ARM. Uma semana depois, a LANL anunciou que ajudaria a financiar o desenvolvimento da avançada tecnologia de servidor da Marvell.
Visite o nosso guia sobre os melhores processadores do mercado
A NNSA também usa o maior supercomputador de braço do mundo, o Astra, instalado no Sandia National Laboratories. Um sistema HPE, também possui processadores ARM Marvell ThunderX2.
A era dos computadores Exascale já está aqui, oferecendo muitas vantagens no campo da ciência, robótica, IA e outras tarefas que exigem muito poder de computação.
Fonte TechpowerupMicrosoft oferecerá atualizações pagas no Windows 7 a partir de 2020
Os usuários do Windows 7 poderão receber atualizações de segurança adicionais após 2020 pagando uma quantia em dinheiro.
A Nvidia está presente nos supercomputadores mais poderosos do mundo
A Nvidia divulgou uma série de detalhes sobre os 500 supercomputadores mais poderosos do mundo e se gabou de sua grande presença.
Supercomputadores com processadores amd epyc para lidar com eventos climáticos
Supercomputadores com processadores AMD EPYC para lidar com eventos climáticos. Descubra a importância desses chips.