Tutoriais

Configurar dns no ubuntu e debian

Índice:

Anonim

Existem pelo menos duas maneiras diferentes de configurar o DNS no Ubuntu e Debian. É tão simples quanto editar os servidores DNS usando o console ou editar os endereços através da interface gráfica.

Editar DNS por terminal

A primeira opção que vamos ensinar a você é poder configurar os servidores DNS usando o console.

A primeira coisa a fazer é abrir um terminal no Ubuntu / Debain pressionando Ctrl + ALt + T ou você também pode clicar em Aplicativos -> Acessórios -> Terminal . Em seguida, você terá que editar as configurações de arquivo dos servidores DNS usando o comando vi ou vim:

$ sudo vi /etc/resolv.conf

O comando vi ou vim é o mais usado para editar arquivos de configuração ou criar seu próprio script e pode ser considerado o comando que todas as distribuições trazem como padrão.

Você precisará adicionar os endereços IP dos servidores DNS a esse arquivo. Você pode adicionar os servidores que deseja, usando o comando repetidamente (servidor de nomes + endereço IP ); também, caso não se lembre , usar o IP 8.8.8.8 , que pertence ao DNS do Google ou a qualquer DNS público e grátis que já indicamos anteriormente em nosso blog.

# DNSnameserver server configuration 8.8.8.8

Essas modificações devem ser feitas com o usuário root.

Em terceiro lugar, você deve reiniciar as interfaces de rede para que as alterações tenham sido aplicadas corretamente. Para fazer isso, faça o seguinte:

# sudo /etc/init.d/networking restart

Se este comando gerar algum tipo de inconveniente, você poderá desativar e reativar a interface que configurou, fazendo o seguinte.

$ sudo ifconfig eth0 para baixo $ sudo ifconfig eth0 para cima

Finalmente, devemos verificar se há conectividade com outros computadores na rede e se você possui uma conexão com a Internet.

$ ping 192.168.1.1

Isso é para verificar a conexão com o seu gateway (o roteador).

$ ping google.com

E isso para verificar se há conectividade com a Internet.

Configuração de DNS por interface gráfica

A segunda opção para configurar o DNS no Ubuntu e Debian ou em qualquer distribuição está usando a interface gráfica .

Primeiro, o que devemos fazer é clicar em sistema -> preferências e depois acessar as conexões de rede .

Uma guia será aberta, onde você poderá verificar as diferentes interfaces de rede que o equipamento possui. Na guia que diz com fio, você verá as interfaces Ethernet e, onde diz sem fio, verá as interfaces das redes sem fio. Para poder editar suas propriedades, basta selecioná-lo e pressionar o botão que diz editar.

Para uma configuração ideal dos servidores DNS, primeiro você deve atribuir um IP fixo à interface de rede selecionada, clicando na guia Configurações IPv4 e, em seguida, optando pela seleção Método manual no menu suspenso e, em seguida, clicando em adicionar.

Os parâmetros de máscara de rede, endereço e gateway devem ser configurados com os valores exatos da sua rede local. Para finalizar, nessa mesma janela, você pode configurar o IP do servidor DNS da rede. Caso não se lembre, você pode usar o IP 8.8.8.8, que é o endereço DNS do Google.

Já temos nosso DNS configurado!

Com isso, concluímos nosso tutorial sobre como configurar o DNS no Ubuntu e Debian. Para nós, é muito importante que você compartilhe em suas redes sociais e deixe um comentário.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button