Tutoriais

Como registrar domínios e como configurar o DNS de um domínio

Índice:

Anonim

Se você deseja ter seu próprio site, como seunome.com ou seunome.net, é necessário registrar um nome de domínio ou vários domínios. Existem várias empresas que oferecem esse serviço, sendo o GoDaddy o mais conhecido. E um dos melhores da Espanha: Nodenet ou Siteground.

Neste breve artigo, mostraremos como registrar domínios e como atribuir DNS a partir do back-end do seu provedor. Pronto? Vamos começar1

Índice de conteúdo

Registro de domínio e atribuir servidores de nomes

A primeira etapa é verificar se o domínio que você deseja está disponível, ou seja, se não era mais registrado por outra pessoa ou por uma empresa. Todos os serviços de registro fornecem um campo em que é possível fazer essa verificação.

Se o domínio for gratuito (ninguém o está usando), você poderá se registrar no serviço e pagar uma taxa, que varia de acordo com a empresa e o tipo de domínio. No entanto, vale ressaltar que o registro é válido apenas para a rescisão escolhida. Se você deseja registrar um domínio diferente, precisa se registrar novamente.

O registro vale por pelo menos 365 dias (1 ano) e pode ser registrado por dois ou mais anos, quanto mais você o deixar registrado, Don Google gostará mais porque acha que é um projeto longo e que levará muito tempo.

Registro de domínio com Nodenet

Se você quiser continuar usando, você deve renová-lo antes do vencimento, caso contrário corre o risco de perdê-lo. Em geral, a empresa de registro emite um aviso por e-mail para alertá-lo sobre a necessidade de renovação, pagando uma nova taxa para que esse processo seja concluído.

Agora, tudo o que você precisa fazer é adicionar o domínio escolhido ao carrinho, o número de anos que você deseja contratá-lo e se você deseja que seus dados sejam públicos. Ele também solicitará suas informações pessoais: nome, sobrenome, endereço, código postal, país e número de telefone de contato? Quando a compra estiver concluída, o domínio será seu. Parabéns!

Nota: O que acontece é que, ao registrar um domínio, não basta colocar seu site online. Você também precisa escolher uma empresa para hospedá-la. Existem várias empresas que prestam esse tipo de serviço, com os mais variados preços. Você pode pesquisar por "hosting spain" no Google para encontrar o melhor serviço para você.

Não recomendamos que você escolha uma hospedagem gratuita.

Outros dados a serem considerados

Existem também extensões diferentes: .es (Espanha), .com (nível mundial),. net (já um pouco obsoleto), .org (para organizações). eu (união europeia), etc… Quando você escolhe um serviço de hospedagem, deve associar a conta ao nome de domínio registrado.

É fácil fazer isso: o serviço de hospedagem fornecerá pelo menos dois endereços DNS (servidores de nomes) que devem ser relatados no painel oferecido pela empresa em que o domínio foi registrado. Esses endereços geralmente têm o seguinte formato:

  • ns1.tuhosting.comns2.tuhosting.com

Ao executar esse procedimento, a entidade responsável pela administração do domínio saberá informá-lo dos serviços DNS responsáveis ​​pelo servidor que hospeda o site, disponibilizando-o.

Tipos de registro DNS

Quando você registra um domínio e contrata um serviço de hospedagem, ele pode oferecer subdomínios com base no seu endereço, para que você possa acessar serviços de email, servidor FTP, entre outros, por exemplo: ftp.your site.com ou email. seu site.com. Além disso, você também pode querer um subdomínio para determinados fins, como a criação de um fórum no site: foro.tusitio.com.

Isso é possível graças a alguns registros DNS (parâmetros), que devem ser incluídos nos arquivos específicos da configuração do servidor. No entanto, no caso de serviços de hospedagem, geralmente é possível alterar os parâmetros por meio de um painel de controle ou de uma página específica.

Estes são os tipos mais comuns de registros DNS:

  • Registros A: basicamente, eles associam um ou mais endereços IP a um ou mais domínios. AAAA pode ser usado para endereços IPv6. Registros CNAME (nome canônico): usados ​​para criar redirecionamentos para domínios ou subdomínios. É o parâmetro que deve ser usado, por exemplo, para criar um endereço do tipo blog.misitio.com. Registros MX (Mail Exchanger): esses são os parâmetros que devem ser configurados para as contas de email no domínio (@ misitio.com). Registros NS (servidor de nomes): indica que os servidores agem como o serviço DNS do site. Esses são os endereços mencionados no tópico sobre registros de domínio. Registros PTR (ponteiro): informam os domínios associados a determinados IPs, quase como se fosse o inverso dos registros A. Registros SRV (acrônimo de serviço): indicam a localização de certos serviços no domínio. Registros SOA (Início da autoridade): Indique o início de uma zona, ou seja, um conjunto de registros que estão dentro de um espaço para nome DNS. Cada zona deve ter um registro SOA. Registros TXT (abreviação de Text): são usados ​​para inserir comentários ou diretrizes.

Quaisquer alterações nos registros DNS devem ser feitas com muito cuidado, pois um erro pode simplesmente impedir a localização do site.

A propagação do DNS pode levar de 30 minutos, várias horas ou até dias (isso é incomum).

Caso ele não atualize o DNS corretamente… Recomendamos que você execute o processo novamente. Particularmente aconteceu comigo uma vez e foi resolvido assim. Um site bastante útil para verificar se o DNS é propagado 100% é o DNS Checker.

Com isso, concluímos nosso artigo sobre como registrar domínios e como configurar o DNS de um domínio. Como você pode ver, não apresenta nenhuma dificuldade e quase qualquer um pode fazê-lo facilmente. Você já registrou um domínio? Se precisar de ajuda, avise-nos?

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button