Tutoriais

To Como configurar o servidor telnet no ubuntu ou em qualquer sistema linux

Índice:

Anonim

Neste novo passo a passo, vamos configurar o servidor Telnet no Ubuntu, embora também seja perfeitamente aplicável à maioria das máquinas Linux. Graças às conexões remotas, o trabalho dos administradores de sistema foi muito facilitado, pois dessa forma eles podem gerenciar servidores sem precisar estar fisicamente no local em que estão. Mas isso não se restringe apenas ao uso profissional, nós mesmos podemos fazer o mesmo em nossos próprios computadores ou máquinas virtuais em nossa rede doméstica. Dessa maneira, podemos nos conectar a partir de um computador cliente para gerenciar a configuração de um servidor Web, por exemplo.

Índice de conteúdo

Atualmente, o Telnet não é um protocolo de comunicação remota amplamente usado para esse tipo de solução, especialmente em ambientes Linux, pois surgiram protocolos de comunicação muito mais seguros, como o SSH. Isso nos permite estabelecer conexões criptografadas, muito mais seguras a ataques de computadores, como spywares, do que o Telnet.

Mas, em qualquer caso, pode ser interessante usar esse Telnet para realizar uma interconexão entre computadores de maneira simples e rápida em redes LAN internas, protegidas contra ação externa. Exceto o Windows 10, o restante dos sistemas operacionais, como o Windows Server, 7 ou mesmo o Linux, possui ferramentas para criar servidores Telnet. É por isso que, do ponto de vista das redes fechadas, o uso deste serviço é muito útil.

Operações preliminares

Recomendamos a realização de uma série de operações antes de configurar o servidor. Como podemos deduzir, devemos garantir que a conexão entre as duas equipes seja possível. Se dois computadores não forem vistos em uma rede, o Telnet será de pouca utilidade. Além disso, evitaremos possíveis erros de conexão que posteriormente não identificamos.

Para fazer isso, é tão simples quanto usar o comando ifconfig em nossa máquina Ubuntu para descobrir o endereço IP do computador. depois, executaremos ping entre as máquinas para verificar a conexão.

Conheça o endereço IP e / ou o nome do computador

Para verificar o endereço IP no Ubuntu, teremos que abrir um terminal, se ele tiver uma interface gráfica. Podemos fazer isso rapidamente com a combinação de teclas " Ctrl + Atl + T ". Então, escrevemos:

ifconfig

Se não o temos instalado, devemos escrever o seguinte:

sudo apt-get instala ferramentas de rede

Depois de escrita, devemos procurar a linha " inet ", que nos mostrará qual é o nosso endereço IP local.

Saber o nome da equipe no Ubuntu é extremamente fácil, quando estamos em um terminal de comando , devemos olhar para o prompt. Isso exibirá o usuário seguido pelo símbolo "@" e o nome do computador.

Verifique a conexão

Agora que sabemos os endereços IP ou o nome de um computador, vamos testar se os computadores estão visíveis. Para isso, abrimos um terminal de comando no computador que será cliente e escrevemos:

ping

Vemos que todos estão corretamente conectados e em comunicação.

Configurar servidor Telnet no Ubuntu

Nativamente, o Ubuntu não possui o pacote Telnet instalado, mas poderemos localizá-lo nos repositórios. Para fazer isso, primeiro precisamos instalar um kit de ferramentas que ativará daemons de serviços como o Telnet.

Portanto, a primeira coisa que precisamos fazer é abrir um terminal de comando e instalar as ferramentas inetd. Para isso, usamos o seguinte comando:

A partir de agora, poderíamos fazer login como root no Linux por conveniência

O sudo apt-get não é totalmente openbsd-inetd

Aguardamos a conclusão do processo para instalar o daemon Telnet novamente:

sudo apt-get install Telnetd

Verifique as configurações do arquivo inetd

Esta etapa será necessária apenas para verificar se as configurações inetd estão corretas para o servidor Telnet funcionar corretamente. Para acessar o arquivo de configuração, escreveremos o seguinte:

sudo gedit /etc/inetd.conf

Neste arquivo, teremos que verificar se a linha correspondente ao Telnet não possui o símbolo "#" na frente. Se for esse o caso, temos que excluí-lo para que a linha seja levada em conta pela ferramenta inetd

Para finalizar, salvamos o arquivo apenas se tivermos tocado em algo. Nesse caso , também teremos que reiniciar o daemon inetd, para isso escrevemos:

sudo /etc/init.d/openbsd-inetd restart

Verifique se o serviço Telnet está escutando

Para verificar se o serviço Telnet está escutando na máquina Ubuntu, precisamos digitar o seguinte comando:

netstat -ltp

Poderemos identificar que o Telnet está realmente ativo e escutando. Também podemos colocá-lo da seguinte maneira:

netstat -ltpn

Dessa forma, podemos ver, além do serviço, por qual porta ele está ouvindo. Vemos que é a porta correspondente ao Telnet, 23. Isso será útil se você quiser abrir a porta do roteador para receber conexões remotas.

Acesso de um cliente Telnet

Agora só precisamos ir ao cliente Telnet e escrever o seguinte comando na janela do terminal CMD ou PowerShell ou Linux:

Telnet

No nosso caso, " Telnet profissional-máquina virtual " ou " Telnet 192.168.2.106 ". Dessa forma, o usuário e a senha serão solicitados. Em " login ", colocamos o nome de usuário do Ubuntu e, em " Senha ", colocamos a senha

Dessa forma, teremos acessado o servidor Telnet configurado no Ubuntu.

Se quisermos terminar a sessão, teremos que escrever apenas na "saída" imediata e deixaremos a máquina remota.

Se quiséssemos fazer isso remotamente de fora da nossa rede, teríamos que abrir a porta 23 do roteador. Embora para conexões remotas externas, recomendamos o uso de SSH e não Telnet, para maior segurança.

Como podemos ver, a configuração do servidor Telnet no Ubuntu é bastante simples e também é aplicável a praticamente qualquer máquina Linux.

Também recomendamos:

Para que finalidade você usaria o seu Telnet no Ubuntu ou em outro sistema? Se você teve algum problema, pergunta ou argumento, deixe nos comentários.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button