Tutoriais

Como instalar e configurar o virtualbox no linux: debian, ubuntu, linux mint ...

Índice:

Anonim

Hoje trazemos um tutorial interessante, no qual mostraremos como instalar o VirtualBox em nossa distribuição Linux, algo muito útil se quisermos ou precisarmos usar outro sistema operacional como o Windows, mas não queremos fazer uma instalação real no disco rígido do nosso computador.

Índice de conteúdo

Recomendamos a leitura dos seguintes tutoriais:

  • Como instalar o ubuntu 16.04 no VirtualBox. Como instalar o Windows 10 no VirtualBox. Como converter arquivos IMG para o formato VirtualBox VDI.

O que é o VirtualBox?

O VirtualBox é um software gratuito avançado e completo para a virtualização de sistemas operacionais. Este programa nos permite criar um computador virtual dentro do nosso PC para que possamos testar outros sistemas operacionais como se fosse apenas outro aplicativo no Windows. Com isso, temos a segurança total de que não podemos causar nenhum dano ao nosso computador.

Como instalar o VirtualBox no Debian, Ubuntu e derivados

A instalação do VirtualBox no Debian, Ubuntu e sistemas derivados é muito simples, basta abrir um terminal e digite o seguinte comando:

sudo apt-get install virtualbox-qt

Uma vez digitado, podemos apenas deixar o sistema funcionar e podemos encontrar o VirtualBox no menu de aplicativos de nossa distribuição.

Como criar uma máquina virtual

Após a instalação do programa, o próximo passo é criar a máquina virtual na qual instalaremos o sistema operacional "convidado". A máquina virtual ainda é um arquivo que será salvo em nosso PC e conterá tudo o necessário para a instalação do sistema "convidado".

Antes de tudo, precisamos criar uma máquina virtual para isso, abrimos o aplicativo e clicamos em " novo".

Aparecerá uma janela nos pedindo para dar um nome à máquina virtual e selecionar o tipo de sistema operacional que vamos instalar; nesse caso, instalaremos o Ubuntu 32 bits.

O próximo passo é atribuir a RAM à máquina virtual, 2048 MB é o mínimo recomendado para garantir fluidez, embora isso dependa dos recursos do seu PC.

Depois que a RAM for estabelecida, precisamos criar um disco rígido virtual para a nova máquina, selecionar " Criar um disco rígido virtual agora " e clicar em "Criar" e selecionar a opção VDI (VirtualBOX Disk Image) na próxima tela e com o tamanho "Dinâmico reservado". Este último fará com que o sistema aloque espaço em disco para a máquina virtual, dependendo de sua necessidade, dessa forma não desperdiçaremos espaço em nosso precioso disco rígido.

Com isso, já criamos a máquina virtual, o programa nos oferece mais opções, mas neste momento já temos tudo o que é necessário para fazer nosso sistema operacional virtual funcionar. Para iniciar a máquina virtual, basta clicar em "Iniciar". Quando iniciamos a máquina, ela solicita que indique o caminho da imagem ISO do sistema operacional que queremos instalar.

Se quisermos personalizar ainda mais nossa máquina virtual, teremos que entrar na seção "configure" da tela principal do VirtualBox, a principal opção que nossos leitores precisarão modificar é a opção "armazenamento".

Nesta seção, podemos configurar todos os discos de nossa máquina virtual: o disco rígido, a unidade óptica (CD-ROM) e a unidade de disquete. O principal elemento geralmente modificado é o CD-ROM para carregar diferentes discos ou imagens ISO na máquina virtual.

RECOMENDAMOS VOCÊ Mobiletrans: como transferir dados do Android para o iPhone

Para fazer isso, clique no ícone do CD na árvore de armazenamento e selecione a opção " Adicionar unidade óptica ". Em seguida, será aberta uma janela a partir da qual podemos adicionar as imagens ISO desejadas.

Com isso, simularemos a introdução de um CD-ROM real na máquina virtual, o mais comum será selecionar a imagem do sistema operacional que queremos instalar na máquina virtual. Dessa forma , também podemos testar os Live-CDs do Linux de uma maneira muito confortável enquanto mantemos nosso sistema operacional real funcionando.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button